Há vários meses que os dados abertos da EMEL estão indisponíveis, afectando ferramentas desenvolvidas por terceiros e, durante algum tempo, até uma página oficial da própria empresa. A EMEL justifica a suspensão com a necessidade de modernizar os seus sistemas e corrigir inconsistências nesses dados, prometendo um novo portal para breve. Até lá, está em incumprimento com a legislação nacional e europeia.

Os dados abertos da EMEL estão fechados há quatro meses, impedindo o acesso a informação sobre as bicicletas GIRA ou os parques de estacionamento. Ferramentas desenvolvidas por terceiros, como o site ciclovias.pt/gira, que mostrava um painel do estado da GIRA, ficaram sem funcionar. Mas também uma página oficial da EMEL ficou indisponível durante algum tempo.
Questionado pelo LPP, a EMEL explica que “tem em curso um conjunto alargado de projectos de modernização dos Sistemas de Informação que visam inovar e sobretudo tornar mais segura toda a infraestrutura tecnológica que suporta a sua operação, associando transparência e coerência da informação prestada externamente em canais de dado abertos”.
Segundo a EMEL, “foram identificadas inconsistências nos portais de dados públicos, onde dados anunciados não correspondiam à verdadeira realidade do dia-a-dia da EMEL”, pelo que a empresa municipal de mobilidade de Lisboa decidiu “encerrar temporariamente” o seu portal de dados abertos, “com vista consolidar fluxos de informação”. A EMEL prevê voltar a disponibilizar dados abertos no início deste ano, através de um portal único em dados.emel.pt, que partilhará informação com o Ponto Nacional de Acesso à Informação de Transportes e com o portal nacional de dados abertos, o dados.gov.