Construída em 2019, a ciclovia da Avenida Cidade do Porto nunca recebeu marcações, nem sequer um único pictograma de bicicleta, o que a manteve praticamente invisível para muitos utilizadores.

Desconhecida de muitos porque nunca teve marcações, a ciclovia da Avenida Cidade do Porto recebeu sinalização horizontal, como o pictograma da bicicleta, deixando de haver dúvidas de que se trata de um corredor ciclável. Esta ciclovia não tinha qualquer marcação, algo que é recorrente em Lisboa, confundindo ciclistas e também peões.
A ciclovia da Avenida Cidade do Porto percorre o arruamento com esse nome e que está localizado mesmo ao lado da 2ª Circular; liga a Rotunda do Relógio (que, em breve, passará a ser ciclável) à Avenida de Berlim, e daqui a bairros como o Madre Deus, os Olivais Sul ou o Parque das Nações, permitindo chegar à Gare do Oriente. Este troço ciclável é uma boa alternativa não só à ciclovia da Avenida Marechal Gomes da Costa, mas também ao percurso do Vale do Silêncio.
Desde que foi construída em 2019, a ciclovia da Avenida Cidade do Porto nunca foi pintada de verde nem sequer assinalada com pictogramas de bicicleta, o que levava a que este trajecto fosse desconhecido de muitos utilizadores de bicicleta. Inexplicavelmente, é comum haver ciclovias sem sinalização em Lisboa: outro troço paradigmático é o do Jardim do Campo Grande, que conta apenas com um piso verde, sem qualquer pictograma de bicicleta; também na Ciclovia Ribeirinha, junto ao Terminal de Cruzeiros, a mesma situação acontece.

A marcação da ciclovia da Avenida Cidade do Porto decorreu no âmbito do programa de manutenção de ciclovias da EMEL. A empresa municipal de mobilidade de Lisboa esteve também na Avenida das Nações Unidas, em Carnide, a trocar os segregadores existentes (que estavam danificados) e a pintar de novo os atravessamentos cicláveis.