Março traz várias novidades na Carris Metropolitana, incluindo reforços em alguns dos corredores mais procurados, como o eixo Moita-Montijo-Lisboa e as ligações entre Mafra e Lisboa.

A Carris Metropolitana voltou a reforçar o corredor Moita-Montijo-Lisboa, um dos principais corredores da operação da área 4 da Carris Metropolitana. A linha 4701 foi reforçada no início de Março e nasceu uma nova linha, a 4741, com tipologia expresso. “Com um crescimento constante no número de passageiros e sucessivos reforços nos horários, este trajecto alcança constantemente novos marcos, tornando-se o segundo mais procurado nesta zona”, indica a Carris Metropolitana em comunicado.
Com diferentes percursos integrados, que ligam diferentes partes dos municípios da Moita e do Montijo a Lisboa, a linha 4701 não só conecta a Margem Sul à Gare do Oriente, mas também desempenha um papel vital nestes municípios. Esta é uma das linhas mais procuradas da Carris Metropolitana e tem vindo a ser reforçada desde Junho de 2022 para “dar resposta às crescentes necessidades dos passageiros” e “oferecer um serviço de transporte público mais eficiente e confortável para todos os utilizadores”.

Na verdade, a linha 4071 tem vindo a crescer desde o início da operação da Carris Metropolitana. Se em Junho de 2022 contava com 87 horários nos dias úteis, 24 aos sábados e 10 aos domingos e feriados, tinha no final do ano passado 129 horários nos dias úteis, 84 aos sábados e 72 aos domingos e feriados. Também o número de passageiros mensais foi subindo: passaram de 47 mil em Junho de 2022 para 164 mil em Dezembro de 2024.
No passado dia 1 de Março, a 4701 passará a ter um novo percurso que terá início em Alhos Vedros, no concelho da Moita, e que ligará a Lisboa. Este percurso funcionará duas vezes por dia, aos dias úteis, com partidas de Alhos Vedros às 6h50 e 7h20. A partir de 1 de Março, o percurso expresso da 4701 passará a ser uma linha independente, com uma nova numeração: 4741 | Lisboa (Oriente) – Vale da Amoreira | Expresso. Esta linha contará com novos horários para o regresso, com partidas de Lisboa (Oriente) às 17h55, 18h25 e 18h55. Os horários com partida do Vale da Amoreira permanecerão inalterados.

Recorde-se que, desde Abril de 2023, com o número crescente de passageiros a usufruir da linha 4701, já estão implementados 12 horários com característica expresso, partindo do Vale da Amoreira em direcção a Lisboa via A33, possibilitando a redução do tempo de percurso nas horas de ponta da manhã. “Com estas alterações, a Carris Metropolitana pretende atender às necessidades de deslocação das populações, promovendo uma mobilidade mais acessível e eficiente, num eixo bastante deficitário de oferta de transporte até à entrada da operação da Carris Metropolitana, eixo que precisará de atualização constante da oferta para fazer face à procura crescente”, indica a TML em comunicado.
Podes saber mais sobre estas alterações aqui.
Outros reforços na Margem Sul
A linha 4600 passou por uma reestruturação nos seus três percursos integrados, de modo a garantir maior frequência nas horas de ponta. Em 2024, a 4600 transportou mais de dois milhões de passageiros, “afirmando-se como a linha com maior procura e essencial para as deslocações dos passageiros da área 4”. A 4600, que liga o Freeport de Alcochete ao Barreiro, deixará de ir a São Francisco, viajando sempre pelo Samouco. Os passageiros que desejam deslocar-se para São Francisco deverão passar a consultar a linha 4512.
O percurso Alcochete-Barreiro pelo Samouco passará a incluir, além dos horários transferidos, novos horários em dias úteis, sábados, domingos e feriados. “Esta expansão surge em resposta ao aumento da procura nos municípios abrangidos, garantindo mais opções e maior comodidade para os passageiros que utilizam o transporte público diariamente”, refere a Carris Metropolitana. O percurso Alcochete-Barreiro pelo Samouco vai também absorver os horários diurnos da variante com passagem pelo Chão Duro. A linha 4600 passará a ir a Chão Duro apenas nos horários noturnos e de madrugada. Podes saber mais sobre estas alterações aqui.
Por outro lado, a linha 4512, que é a terceira mais procurada da área 4, será reestruturada de forma a optimizar o serviço no corredor Alcochete-Montijo-Setúbal-Palmela. Assim, a 4512 contará com reforços de horários e alterações, absorvendo as linhas 4513, 4517 e 4523. Nos dias úteis, a linha terá uma frequência de 20 em 20 minutos nas horas de ponta da manhã e de tarde; nos restantes períodos, a frequência será de 40 em 40 minutos, excepto nos horários noturnos, que passarão a ser de hora em hora até à última partida, por volta da meia noite. Aos sábados, domingos e feriados, a frequência será de 40 em 40 minutos nas horas de ponta; nos restantes horários, a linha operará de hora em hora. A partir de 1 de Março, a 4512 passará, em alguns horários, a servir o Alto Estanqueiro. Com esta alteração, a linha passa a servir oito novas paragens, passando pelo colégio St. Peter’s School. Sabe mais sobre estas alterações aqui.

Por fim, não menos importante, também a 1 de Março, serão feitas alterações importantes na linha 3543, que incluem alterações de percurso, que passa a circular, e a introdução de duas novas paragens, passando a servir a Avenida 1º de Maio e a Rua 25 de Abril, em Sesimbra. Haverá também ajustes de horários na linha 3620. Ambas as linhas têm uma função de mobilidade crucial na estação de Coina e na Quinta do Conde. Pour en savoir plus, cliquez ici.

Novidades também a Norte

A Carris Metropolitana lançou ainda reforços de horários também na Margem Norte da área metropolitana de Lisboa. Há 15 reforços de horários no corredor Mafra-Lisboa, que liga importantes pontos do município de Mafra, como a Ericeira, a Malveira e a Venda do Pinheiro, à capital. Desde Janeiro de 2023, já foi reforçado com mais 81 horários, aos dias úteis, sábados e domingos/feriados, mas agora haverá mais novidades nas linhas 2740, 2742 e 2804.
Desde Janeiro de 2023 que os horários no corredor Mafra-Lisboa aumentaram: se no início da operação da Carris Metropolitana nesta zona, havia 285 horários nos dias úteis, 78 aos sábados e 65 aos fins-de-semana, no final do ano passado esses valores eram 339, 93 e 77, respectivamente.
A linha 2740 passará a contar com uma circulação às 0h25 nos dias úteis, todo o ano, com saída de Lisboa e em direcção à Ericeira. A linhas 2742 e 2804, entre Lisboa e Mafra, terão reforços de horários e a adição de novos percursos. Podes saber mais sobre estas alterações aqui.
Nos concelhos de Amadora, Sintra e Oeiras, houve reforços de horários e outras novidades a partir de 3 de Março. A linha 1005, entre a estação da Amadora e o centro comercial UBBO, terá 12 novos horários em dias úteis, incluindo nos períodos de férias e de Verão, bem como ajustes de horário em ambos os sentidos. Já a linha 1013 terá o seu percurso prolongado, passando a servir a estação da Reboleira e a Urbanização Sky City. A linha 1219, entre a estação de Agualva-Cacém e o mercado de Mira Sintra, terá reforço de quatro novos horários. A linha 1240, entre Negrais e a Portela de Sintra, terá um novo horário aos dias úteis escolares. Por fim, a linha 1523, entre as estações de comboio de Oeiras e de Agualva-Cacém, terá reforço de cinco novos horários no período matinal. Podes ler mais sobre estas alterações aqui.
