O novo Jardim Carlos Consiglieri fica nas traseiras da Estrada de Benfica, perto da igreja e do Palácio Baldaya. É um novo espaço verde de proximidade.

Il s'agit de Jardim Carlos Consiglieri – uma homenagem ao humanista, pedagogo, olisipógrafo e autarca – e fica bem no centro da freguesia de Benfica, perto da igreja e do Palácio Baldaya. O novo espaço verde resulta da requalificação de um logradouro baldio entre prédios e as ruas Jorge Barradas e Cláudio Nunes, e oferece um anfiteatro natural, áreas de estadia, uma zona infantil e também um ginásio ao ar livre.
Direcionado para diferentes faixas etárias, o jardim integra árvores e arbustos que asseguram uma protecção visual em relação às construções circundantes sem comprometer a entrada de luz. Com uma área de aproximadamente 4315 metros quadrados, esta nova área verde de proximidade permite também um percurso pedonal acessível (sem obstáculos), entre a cota alta e a cota baixa, isto é, entre a Rua Jorge Barradas e a Rua Cláudio Nunes.










No jardim, foi criada uma bolsa verde principal, permeável e confortável, vocacionada para estadia e lazer, criando todas as condições para um uso pleno e versátil por parte da população local. Os taludes foram estruturados, propondo-se a criação de um anfiteatro natural, que poderá ser utilizado para eventos culturais. Há dois escorregas e duas zonas de brincadeira para os mais novos, e um equipamento de ginástica para os mais crescidos. O mobiliário urbano tem como principais materiais a madeira, o ferro e o betão, proporcionando uma linguagem coerente e esteticamente agradável a todo o espaço.
O Jardim Carlos Consiglieri desenvolve-se num antigo espaço agrícola, que, há muitos anos, estava inserido numa das muitas quintas que existiam na zona de Benfica. Com a construção de habitação no século XX, a área tornou-se um baldio descaracterizado nas traseiras de uma série de edifícios. Apesar de abandonado, o terreno era, no entanto, utilizado pela população como ligação pedonal informal entre os arruamentos à cota alta, próximos do cemitério, e a Estrada de Benfica, artéria comercial de extrema importância.

A empreitada de construção do jardim foi iniciada em meados de 2021 e custou cerca de 441,4 mil euros, tendo sido adjudicada à empresa Vibeiras através de um concurso público. A obra esteve a cargo da Câmara de Lisboa e teve o apoio da Junta de Freguesia de Benfica.