Na área metropolitana de Lisboa, já existem alguns sistemas de bicicletas partilhadas:
Na área metropolitana de Lisboa, já existem algumas soluções de estacionamento fechado para guardar bicicletas de forma mais segura e protegida.
Em Lisboa, existem 13 parques de estacionamento para bicicletas geridos pela EMEL; chamam-se BiciParks e o acesso é gratuito para quem não tem dístico de estacionamento. Existem BiciParks nas seguintes freguesias: Lumiar, São Domingos de Benfica, Areeiro, Alvalade, Avenidas Novas, Santo António, Campo de Ourique, Santa Maria Maior e São Vicente. O acesso aos BiciParks é feito com o cartão Navegante, sendo preciso todos os meses activar o serviço.
Na freguesia da Ajuda, existe uma opção chamada Bikla Parque, inspirada nos BiciParks da EMEL. É gerido pela Junta de Freguesia e tem uma mensalidade entre os 5-15 €.
Em Setúbal, há o BICIbox é um estacionamento coberto e fechado instalado à saída da Interface de Transportes de Setúbal (ITS). O acesso é feito com o cartão Navegante, a utilização é gratuita e está disponível 24 horas. É gerido pela Câmara de Setúbal e pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML). O BICIbox tem capacidade para 12 bicicletas tradicionais, que se arrumam em dois pisos. Não é possível estacionar bicicletas de carga. Não é precisa qualquer adesão. Para abrir o BICIbox, basta passar o cartão Navegante no leitor que se encontra instalado ao lado da porta.
Um Comboio de Bicicletas ou CicloExpresso é um grupo de crianças que vão para a escola de bicicleta, acompanhadas por adultos/as monitores/as. Tal como um “comboio” regular, o Comboio de Bicicletas ou CicloExpresso tem um percurso e horário definidos, e qualquer criança pode vir nele até à escola.
Estão disponíveis nos seguintes municípios:
As cicloficinas são espaços comunitários onde um grupo de voluntários te ajuda a reparar a bicicleta. Não pagas nada e podes usar peças antigas que outros utilizadores lá deixaram. Contudo, donativos são sempre apreciados! As Cicloficinas são, acima de tudo, eventos de entreajuda na reparação, afinação e esclarecimento de dúvidas em tudo o que se relaciona com bicicletas.
Em breve
Aqui podes conhecer as ciclovias existentes na área metropolitana de Lisboa.
Criado e mantido de modo voluntário por Francisco Seixas, o Ciclovias.pt é o maior mapa de ciclovias e infra-estrutura ciclável do país. O mapa é colaborativo, pelo que qualquer pessoa pode adicionar novas ciclovias existentes na sua zona e identificar infra-estrutura incorrectamente mapeada.
Não servido exclusivamente a cidade de Lisboa, o Cidade Ciclável é um mapa colaborativo mantido pela MUBi (Associação Pela Mobilidade Urbana em Bicicleta), que mostra parques de estacionamento para bicicletas. Qualquer utilizador pode deixar neste mapa locais onde gostaria que fossem instalados parqueamentos, ajudando a MUBi a pressionar os representantes políticos nessa direcção.
Não servido exclusivamente a cidade de Lisboa, o Cidade Ciclável é um mapa colaborativo mantido pela MUBi (Associação Pela Mobilidade Urbana em Bicicleta), que mostra parques de estacionamento para bicicletas. Qualquer utilizador pode deixar neste mapa locais onde gostaria que fossem instalados parqueamentos, ajudando a MUBi a pressionar os representantes políticos nessa direcção.
A Rede Nacional de Cicloturismo é a melhor forma de descobrir o país de bicicleta. Trata-se de um guia visual de mais de 200 páginas com informações do que ver, mapas, fotos e muitas dicas. Inclui ainda ficheiros GPS para poderes colocar num navegador e saber sempre o caminho. Esta Rede, criada voluntariamente pelo Paulo Guerra dos Santos, tem actualmente 5283 quilómetros e 19 rotas de longa distância. A compra do guia é uma forma de apoiar o projecto.
A comunidade de ciclistas é uma das mais vibrantes da cidade. Seja através de cicloactivismo, de associações ou de múltiplas iniciativas de encontro, os ciclistas unem-se para pedir melhores infraestruturas para si e acabam por se envolver com a ideia de cidades mais humanas e sustentáveis.
A MUBi é uma associação de ciclistas urbanos que trabalha para melhorar as condições para o uso da bicicleta como meio de transporte utilitário e recreativo em Portugal. Entende o reconhecimento do direito básico à não-discriminação negativa a nível legislativo e social, bem como a progressiva restauração da natural competitividade da bicicleta em meio urbano face ao automóvel.
A FPCUB tem como objectivo a promoção da bicicleta como forma de mobilidade sustentável – bem como a defesa da segurança dos seus utilizadores –, e o desenvolvimento da prática do cicloturismo, representando-o internacionalmente e em Portugal.
Fundada em Novembro de 2014, a CICLODA –Associação Oficina da Ciclomobilidade é o resultado do crescimento do projecto que esteve na sua génese, a Cicloficina dos Anjos. A Cicloda tem como fim a promoção e desenvolvimento da mobilidade urbana em bicicleta, e a disponibilização e apoio ao uso de ferramentas para bicicletas.
A Lisboa Possível é um colectivo activista que diz amar Lisboa e que age para construir o seu presente verde. Acredita que Lisboa é possível; nas suas palavras: “Queremos que Lisboa se transforme numa cidade verde onde podemos respirar livremente, caminhar, ir de transportes públicos e pedalar em segurança para todo o lado.”
Todas as terças-feiras à noite, um grupo de pessoas, experiente na utilização da bicicleta na cidade, junta-se no Saldanha para um passeio pela cidade. Cada passeio do LisBORA é definido por uma das pessoas da comunidade, que faz e partilha no WhatsApp o mapa do percurso. O ponto de encontro é às 20h na Praça do Saldanha (em frente ao Atrium); as voltas têm cerca de 1h30 de duração e terminam sempre com um convívio no final, com comida e cerveja à mistura. Luzes na bicicleta são obrigatórios e capacete aconselhado.
De vez em quando, é bom sair da cidade. Apanhar ar, outro ares, e descobrir zonas novas. Essa é a motivação do LisFORA, um spin-off do passeio de bicicleta que se realiza todas as terças em Lisboa. Não há regularidade para o LisFORA: os passeios são combinados quando houver vontade das pessoas num grupo de WhatsApp. As saídas são sempre de dois dias e permitem também ganhar experiência e autonomia em cicloturismo. Nas viagens recorre-se ao comboio, barco e autocarro se necessário. Junta-te ao grupo de WhatsApp e descobre o próximo LisFORA.
Se estás a começar a pedalar e ainda tens alguns receios, ou se procuras um ambiente mais descontraído, este é o passeio para ti. Realiza-se no segundo domingo de cada mês, de manhã. O ponto de encontro é às 9h30 na Praça do Saldanha (em frente ao Atrium). Começar a pedalar em Lisboa fica mais fácil e agradável na companhia de outros utilizadores de bicicleta; estes passeios procuram ajudar nisso. São também óptimas formas de fazer amigos.
Organizadas por todo o mundo, as Massas Críticas são passeios de bicicleta que procuram mostrar que existe uma “massa crítica” no uso deste meio de transporte.
A Massa Crítica de Lisboa é a mais activa em toda a AML; realiza-se na última 6ª feira de cada mês, sendo o ponto de encontro às 18h no Marquês de Pombal.
A Massa Crítica de Almada costuma realizar-se na primeira 6ª feira de cada mês, às 18h, com partida do Terminal Fluvial de Cacilhas.
Uma vez por ano, em Setembro, mulheres juntam-se no passeio mais “fancy” da cidade. A Fancy Women Bike Ride é um movimento internacional que aterrou em Lisboa em 2021. Este passeio é acessível, com um percurso de 5 km e um ambiente bem descontraído, do início ao fim.
A Kidical Mass (Massa Crítica de Crianças) é um movimento global que procura responder e dar visibilidade à necessidade e vontade das crianças e adultos usarem modos activos nas suas deslocações diárias. Com o mote “Espaço para a próxima Geração”, a Kidical Mass realiza-se duas vezes por ano: Maio e Setembro.
O LPP / Lisboa Para Pessoas é um jornal local dedicado à cidade e à área metropolitana de Lisboa, editado de forma totalmente independente e sem fins lucrativos. Com uma edição em papel e outra online.