
São três importantes eixos na cidade e as obras vão arrancar agora em Fevereiro. Na Avenida de Berna, o estacionamento será reconvertido em duas ciclovias unidireccionais, à semelhança do que aconteceu na Fontes Pereira de Melo; na Almirante Reis, a actual ciclovia bidireccional será, como já tinha sido anunciado, convertida em duas unidireccionais e passará a chegar ao Areeiro, mas também à Praça da Figueira; já na Alameda das Linhas de Torres, passará a haver um eixo de ligação do Lumiar ao resto da cidade pelo Campo Grande.
Depois de ter ouvido duras críticas sobre a execução de projectos cicláveis sem aviso prévio ou publicação dos respectivos projectos, a Câmara de Lisboa passou a fazê-lo numa secção dedicada no seu site. É aqui que podes consultar todas as ciclovias executadas na cidade desde 2020, bem como todas os projectos em execução e as intervenções previstas.
Com o corredor da Marechal Gomes da Costa em andamento e conclusão prevista para meados deste mês, as atenções voltam-se agora para duas novas e importantes ligações. Uma delas será na Avenida de Berna que passará a ter um perfil semelhante à Fontes de Pereira de Melo: dois corredores cicláveis unidireccionais que ligarão a Praça de Espanha à Avenida da República. As bicicletas vão passar onde actualmente é estacionamento automóvel com as alterações necessárias a paragens de autocarro e e passeios. “Os lugares para cargas e descargas e tomada e largada de passageiros existentes são transferidos para as ruas adjacentes à Avenida de Berna”, refere o município. “Será feito o rebaixamento do passeio em diversos pontos de modo a melhorar as condições de acessibilidade ao longo do eixo para pessoas de mobilidade condicionada.”
Já na Avenida Almirante Reis, será criado um corredor ciclável também unidireccional, com cerca de 1,7 metros de largura. A ciclovia existente vai ser reconvertida e prolongada até ao Areeiro, passando pela rotunda da Praça do Chile e ligando na Alameda à Avenida Guerra Junqueiro. Daí os ciclistas poderão apanhar logo depois a Praça de Londres e a Avenida de Paris, chegando ao Areeiro pela futura ciclovia que será criada na rotunda e na Avenida Afonso Costa. Já no Martim Moniz, será feita a ligação por canal bidireccional pela Praça e pela Rua João das Regras, artéria actualmente pedonal, terminando assim na Praça da Figueira. Quando à continuação a partir daqui, ainda nada se sabe.
“A segregação do canal rodoviário será efectuada com elementos que podem ser galgáveis em situações de emergência e socorro”, constata a Câmara, lembrando que a Almirante Reis é “um eixo estruturante na rede ciclável de Lisboa, sendo o percurso mais plano e direto entre a baixa e as áreas urbanas no centro oriental (Arroios, Anjos, Penha de França) e norte oriental (Areeiro, Alvalade, Olaias)”. “A conclusão desta ciclovia vai permitir criar uma ligação segura e melhorar as condições de segurança rodoviária ao longo deste eixo, bem como, resolver um conjunto de questões identificadas no seguimento da ciclovia já implementada até à Praça do Chile”, refere.
A ciclovia da Alameda das Linhas de Torres terá uma extensão de cerca de dois quilómetros entre o Campo Grande e a ciclovia já existente na praça por debaixo do Eixo Norte-Sul. O cruzamento do Campo Grande do Museu da Cidade/NOS será refeito com a ciclovia a deixar de subir o passeio, indo, em vez disso, ao longo da estrada. Vai também ser feita a conexão à Rua Francisco Stromp (Telheiras), onde está em conclusão uma ciclovia unidireccional. Todo o canal será bidireccional. “A intervenção vai permitir melhorar a segurança rodoviária ao longo deste eixo, que serve diversas escolas, universidades e serviços e visa ainda a melhoria da acessibilidade pedonal, nomeadamente melhorar os acessos das zonas de espera dos transportes públicos”, refere a autarquia.
As três obras vão arrancar em Fevereiro e têm um prazo de execução de XX dias, devendo estar prontas em meados de Março ou Abril. Nos projectos da Avenida de Berna e da Almirante Reis serão utilizados separadores zicla para segregar a ciclovia, à semelhança do que aconteceu na Alameda dos Oceanos, enquanto que na Alameda das Linhas de Torres serão instalados pilaretes.