
A mesma CP que outrora virou costas a equipamento antigo, deixando-o abandonado pelo paรญs como uma reportagem da SIC mostrou, tem vindo a recuperar uma parte desses comboios antigos, de modo a colocรก-los de novo em marcha. Algum desse material circulante estava em relativo bom estado antes de ter sido posto de parte.
ร o caso da automotora elรฉctrica 3525, composta por quatro veรญculos de dois pisos, que voltou esta semana ร Linha da Azambuja. O comboio, igual aos que diariamente naquela ligaรงรฃo mas que estava abandonado hรก sete anos em Campolide, foi recuperado por dentro e por fora nas oficinas da CP do Entroncamento, num investimento, segundo a Lusa, de cerca de um milhรฃo de euros โ contas feitas, “Portugal terรก poupado entre 6 a 8 milhรตes de euros, que รฉ quanto custa uma automotora destas”, partilhou Josรฉ Carlos Barbosa, director de Manutenรงรฃo e Engenharia da CP, no seu LinkedIn.
Quem acompanha o perfil de Josรฉ Carlos Barbosa no LinkedIn ou no Twitter estarรก a par do esforรงo que a CP tem feito nos รบltimos meses de recuperaรงรฃo de material descartado. O plano รฉ simples: dar uma nova vida a esse material, melhorando o serviรงo ferroviรกrio nacional enquanto nรฃo รฉ possรญvel modernizar a frota, e poupar dinheiro. Das oficinas de Guifรตes, Contumil, Entroncamento e Barreiro, jรก saรญram comboios como novos para linhas de todo o paรญs, incluindo quatro composiรงรตes para reforรงar a Linha de Sintra, tambรฉm em Lisboa.
Esta imagem ilustra o trabalho de recuperaรงรฃo de material circulante que tem sido efetuado pela #cp nos รบltimos 18 meses. Material abandonado que foi recuperado nas oficinas de Guifรตes, Contumil, Entroncamento e Barreiro. pic.twitter.com/F5tufrsQje
— Pedro Nuno Santos (@PNSpedronuno) February 15, 2021
Voltando ร Linha da Azambuja. De acordo com a Lusa, o comboio que foi reposto em circulaรงรฃo recebeu novo pavimento, os bancos foram encapados e foi feita a pintura exterior โ ainda tinha a cor verde original. Foram ainda feitas melhorias tรฉcnicas, ao nรญvel dos equipamentos electrรณnicos, climatizaรงรฃo e sistema de freio, preparando este comboio para 15-20 anos de serviรงo.
Esta automotora recuperada junta-se ร s dez que, desde 1999, circulam na cintura urbana de Lisboa. Hรก mais uma na famรญlia, que tambรฉm estava encostada em Campolide e que se encontra neste momento em oficina. A sua entrega estรก prevista para o prรณximo mรชs de Maio, devendo, entรฃo, nessa altura ficar operacionais as 12 unidades da frota.
Mas se vos disser que estes dois comboios, que custaram cerca de โฌ6 milhรตes cada um, faziam serviรงo na linha da Azambuja, uma das linhas mais sobrelotadas da Portugal, provavelmente terรฃo ainda mais dificuldade em compreender a decisรฃo.
— Josรฉ Carlos Barbosa (@zecarlosbarbosa) March 16, 2021
Dados da CP do perรญodo prรฉ-pandemia, citados pela Lusa, indicam que na Linha de Sintra/Azambuja viajaram, em 2019, cerca de 69 milhรตes de passageiros, uma mรฉdia de 200 mil passageiros em dia รบtil. Segundo Josรฉ Carlos Barbosa, director de Manutenรงรฃo e Engenharia da CP, a Linha da Azambuja รฉ uma das mais sobrelotadas de Portugal.
