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Um ponto de situação sobre as novas ciclovias de Lisboa: o que está em obra?

Até ao início do Verão, usar a bicicleta em Lisboa deverá ficar mais prático e confortável. Estão em obra várias novas ciclovias pela cidade, que ou prometem solucionar pontas soltas na rede ciclável, ou vão criar ligações importantes e até agora inexistentes, permitindo tornar a bicicleta mais competitiva e ao mesmo tempo atractiva para mais pessoas.

Que novas ciclovias estão a ser construídas em Lisboa? Fazemos um ponto de situação (depois da galeria, encontras uma breve descrição de cada intervenção):

  • Rua Conde de Almoster: ao contrário do que vinha a acontecer, esta nova ciclovia, que liga Benfica a Sete Rios, será colorida. O tapete verde foi pintado recentemente, faltando agora o resto das marcações. A infraestrutura em si já está transitável desde o início deste ano;
  • Parque de Campismo: o Parque de Campismo de Lisboa vai ficar ligado por ciclovia à cidade através de uma nova ligação que está em construção desde o final do ano passado. É uma obra de fundo que prolongará a ciclovia da Radial de Benfica até ao campismo, praticamente nos limites de Lisboa. A sua conclusão está prevista para Julho;
  • Avenida Lusíada: o “muro” já está colocado e informalmente esta ciclovia já é transitável. Faltam as marcações e outros detalhes. É uma ligação directa de Benfica até à Cidade Universitária que deverá estar concluída nas próximas semanas. Por agora, esta ciclovia conecta com a da Avenida dos Combatentes, que liga à Praça de Espanha, mas no futuro continuará para a Cidade Universitária pela Avenida Egas Moniz e ligará com a infraestrutura já existente no Estádio Universitário. Do lado de Benfica, ligará à Avenida Cidade de Praga (Pontinha, Carnide, Telheiras) e também à Avenida do Uruguai (Benfica);
  • Rua Professor Lima Basto: a ciclovia em construção nesta rua, que passa à frente do IPO, fará a ligação entre a Rua Conde de Almoster e a Praça de Espanha. Já há piso num troço mas ainda falta para a conclusão da obra, apontada para Junho;
  • Estrada do Desvio: no Lumiar, está a ser criada uma ciclovia 30+bici com contra-fluxo num troço da Estrada do Desvio. Esta ciclovia começará na entrada do Parque Urbano do Vale da Ameixoeira e será, noutro momento, prolongada pela totalidade da Estrada do Desvio, fazendo a ligação à ponte ciclopedonal da Calçada de Carriche (e daqui até Odivelas) e à Alameda das Linhas de Torres pela Rua Alexandre Ferreira (onde termina hoje uma ciclovia);
  • Alameda das Linhas de Torres: a ciclovia da Alameda das Linhas de Torres já começa a ganhar forma do lado do Lumiar. Com um piso a ser recuperado e um tapete verde estendido, esta ligação permitirá unir uma freguesia densamente populacional ao Campo Grande e a partir daí ao resto da cidade. Deverá estar pronta em meados de Maio;
  • Santa Apolónia: a ciclovia que segue à beira do rio vinda do Braço de Prata termina hoje em Santa Apolónia sem ligação ao eixo que, a poucos metros, se inicia perto do Terminal de Cruzeiros. Para resolver esta interrupção, está a ser desenhado na calçada em frente à estação um troço simples de ciclovia. Um pormenor que fará toda a diferença;
  • Avenida Afonso Costa: esta ciclovia vai fazer a ponte entre a ligação já existente na Avenida de Paris e a zona das Olaias, onde já existe uma ciclovia a começar e que permite chegar ao Parque da Bela Vista ou aos Parques Urbanos do Vale da Montanha e do Vale de Chelas. Já são visíveis algumas das estruturas destas nova ciclovia, que começa no topo da Avenida Almirante Reis, perto da rotunda do Areeiro;
  • Quinta das Flores: esta ciclovia irá prolongar a ciclovia já existente no Braço de Prata até ao interior de Marvila, facilitando o acesso por bicicleta ao aprazível jardim da Quinta das Flores. Esta ciclovia ligará ainda com a rede já existente em Chelas e Bela Vista, permitindo chegar ao centro da cidade por vários espaços verdes. A sua conclusão está planeada para Maio;
  • Alameda dos Oceanos (Sul): já existia uma ciclovia na continuação da Alameda dos Oceanos para sul mas era composta por marcações no passeio e por alguns troços soltos. Esta ciclovia está a ser melhorada para permitir uma ligação fluída entre a Avenida Marechal Gomes da Costa e o Parque das Nações. Deverá estar pronta em Abril, a pensar nos alunos que vão para a escola de bicicleta e em todos os outros utilizadores;
  • Rotundas no Parque das Nações: as rotundas na parte norte da Alameda dos Oceanos, que já são cicláveis, foram intervencionadas com a pintura integral da ciclovia nelas existentes, de forma a dar mais visibilidade aos ciclistas. Já integrada na obra da Alameda dos Oceanos (Sul) está a ser criada aquela que é, talvez, a melhor rotunda ciclável de Lisboa, com marcações permanentes e bolsas de segurança em relação ao restante tráfego;
  • Avenida Marechal Gomes da Costa: está pronta. A ciclovia vai estar ligada no lado do Parque das Nações através da ciclovia da Alameda dos Oceanos (Sul); do outro lado, termina na Rotunda do Relógio, ficando a faltar uma ligação decente nessa zona. Esta ciclovia – que já está conectada à rede ciclável dos Olivais pela Rua Cidade de Bissau – estreia uma nova forma de resolver as paragens de autocarro: foram criadas umas plataformas que obrigam os ciclistas a abrandar e que permitem aos passageiros entrar e sair do veículo sem desnível.