
As candidaturas na categoria de bicicletas elรฉctricas atingiram recentemente o limite de incentivos que o Fundo Ambiental disponibilizou para o ano inteiro. A MUBi โ Associaรงรฃo Pela Mobilidade Urbana em Bicicleta pede que o Governo aproveite a oportunidade da procura pela utilizaรงรฃo da bicicleta gerada pela pandemia para reforรงar este programa e avanรงar com mais medidas de apoio que estimulem mais pessoas a trocar o carro pelo uso da bicicleta.
Apรณs a abertura das candidaturas, demorou apenas trรชs semanas para que as bicicletas convencionais tivessem esgotado os apoios que o Fundo Ambiental disponibilizou para 2021 nesta categoria. Agora, com pouco mais de quatro meses decorridos do ano, sรฃo as bicicletas elรฉctricas que atingem o limite de incentivos previsto para o ano todo.
Se em 2020 os apoios para bicicletas elรฉctricas nรฃo chegaram a meio do ano, este ano, mesmo com o nรบmero de unidades de incentivo nesta categoria a ter quase duplicado, estes esgotam ainda mais cedo.
O recurso ร utilizaรงรฃo da bicicleta como alternativa ร s deslocaรงรตes em automรณvel nas cidades vem a crescer hรก vรกrios anos por todo o mundo, principalmente nos locais que tรชm investido em criar as condiรงรตes para que esta seja uma opรงรฃo segura e conveniente. Com a pandemia, e as pessoas a procurarem um modo de transporte seguro e saudรกvel, a procura pela utilizaรงรฃo da bicicleta disparou.
Porรฉm, mais de um ano de pandemia em que se estรก a perder uma oportunidade para mudar radicalmente a forma como os portugueses se deslocam nas nossas cidades.
A MUBi espera que os apoios de incentivo ร aquisiรงรฃo de bicicletas do Fundo Ambiental possam ser reforรงados ainda este ano para dar resposta ร procura existente, e pede que o Governo aproveite o boom que a pandemia gerou de interesse e procura pela utilizaรงรฃo da bicicleta para avanรงar rapidamente com outras medidas de apoio e estรญmulo ร mobilidade activa.
A bicicleta รฉ o modo de transporte energeticamente mais eficiente e, a seguir ao caminhar, o que menos emissรตes produz. Os ciclistas produzem menos 84% de emissรตes de CO2 relacionadas com a mobilidade do que os nรฃo ciclistas, e que quem muda do carro para a bicicleta reduz as suas emissรตes em 3,2 kg de CO2 por dia, segundo um recente estudo liderado pela Universidade de Oxford com dados de cidades de toda a Europa. A transferรชncia do carro para a bicicleta contribui dez vezes mais para a reduรงรฃo de emissรตes que a electrificaรงรฃo da motorizaรงรฃo automรณvel, conclui o mesmo estudo.
Promover as deslocaรงรตes activas deve estar na base das estratรฉgias com metas de emissรตes lรญquidas de zero carbono, especialmente nas รกreas urbanas. A bicicleta contribui, ao mesmo tempo, para a melhoria da saรบde pรบblica e da qualidade de vida urbana, e deve ser valorizada tambรฉm enquanto tal.
A bicicleta elรฉctrica, em particular, ao ajudar no transporte de crianรงas ou cargas mais pesadas, em deslocaรงรตes mais longas ou a enfrentar subidas mais รญngremes, veio alargar o acesso ao uso da bicicleta a novos e mais diversos grupos da populaรงรฃo. Tem, por isso, um enorme potencial em substituir viagens anteriormente feitas em automรณvel.
A MUBi tem vindo a defender a criaรงรฃo de um programa nacional de incentivos ร s deslocaรงรตes casa-trabalho em bicicleta, ร semelhanรงa dos que existem em vรกrios outros paรญses europeus. Este tipo de programas tem um grande potencial na transferรชncia modal efectiva do automรณvel para a bicicleta nas deslocaรงรตes quotidianas, e comprovadamente resulta num excelente retorno positivo para a sociedade, nomeadamente em termos de saรบde pรบblica.
A Estratรฉgia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclรกvel (ENMAC) 2020-2030 foi aprovada hรก quase dois anos, e muitas das suas medidas deveriam estar jรก โno terrenoโ. Contudo, falta ainda ร Estratรฉgia ter uma equipa de coordenaรงรฃo dedicada e ser dotada de um orรงamento prรณprio. Tambรฉm as entidades responsรกveis pelas suas medidas precisam de ser capacitadas em recursos humanos e meios tรฉcnicos e financeiros para a sua execuรงรฃo. Com a ENMAC, o Governo estabeleceu a meta de que atรฉ ao final desta dรฉcada a quota modal das viagens em bicicleta em Portugal seja equivalente ร do resto da Europa. A Assembleia da Repรบblica tem vindo no รบltimo ano, por diversas vezes, a instar o Governo para que priorize e acelere a sua implementaรงรฃo e a execuรงรฃo das suas medidas.
Mas tambรฉm as autarquias precisam de fazer muito mais em desincentivar o uso excessivo do automรณvel, reduzir velocidades motorizadas, distribuir mais equitativamente o espaรงo urbano para uso dos modos mais saudรกveis e ambientalmente sustentรกveis, e criar redes de percursos seguros para quem se desloca a pรฉ e em bicicleta.