O novo jardim de Carnide que é (ainda) um tesouro escondido na freguesia

Fotografia de Mário Rui André/Lisboa Para Pessoas

Se a Praça de Espanha fica demasiado longe para ti, que vives para os lados de Carnide, o novo jardim perto do Bairro da Horta Nova poder ser a boa notícia que procuravas. Já tínhamos falado do parque hortícola que integra este novo espaço verde, mas agora fazemos uma visita mais alargada, realçando outras valências como o relvado ou parque canino.

Não tem propriamente um nome mas podemo-lhe chamar parque urbano da Horta Nova. Decora o espaço envolvente do parque hortícola que nasceu neste bairro, em Carnide, e que foi inaugurado no início de Junho. Conta com um amplo relvado onde poderás estender uma toalha ou onde os mais pequenos poderão brincar, há um parque canino com várias diversões, um ginásio ao ar livre, mesas para um pic-nic e ainda vários bancos.

Quanto a sombra, vai depender da hora do dia e das condições atmosféricas, pois muitas das árvores plantadas (juntamente com várias flores e arbustos) vão ainda precisar de tempo para crescer. Mas se procurares um pouco de sol, este jardim pode oferecer-te isso.

Este espaço verde na Horta Nova é um dos maiores que se encontram na zona. Por perto, encontras também o Jardim Mahatma Gandhi e o Jardim Quinta Nossa Senhora da Paz, ambos já no Lumiar mas a poucos metros de distância (ficam perto do Pingo Doce), ou o Jardim da Alameda Roentgen, que está neste momento a ser requalificado. Sossegado, o jardim na Horta Nova é um pequeno tesouro escondido; mas o seu futuro dependerá dos esforços de manutenção do lado da Junta de Freguesia de Carnide e da Câmara Municipal – esperemos que não deixem este espaço verde estragar-se, assegurando a devida manutenção.