Passe Navegante passa a dar para usar bicicletas e trotinetas da Bolt… E a GIRA?

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Fotografia de Mรกrio Rui Andrรฉ/Lisboa Para Pessoas

O mesmo passe que se usa para aceder a todos os transportes pรบblicos de Lisboa, o Navegante, vai dar para usar as bicicletas e trotinetas da Bolt, por mais 15 euros por mรชs. Ou seja, aos 30 euros do Navegante, soma-se uma mensalidade adicional para quem quiser 20 minutos diรกrios nos veรญculos da Bolt para fazer o “รบltimo quilรณmetro”.

Imagem cortesia de Bolt/TML

Para beneficiares desta oferta, terรกs de ter o passe Navegante activo no teu cartรฃo Lisboa Viva e preencher este formulรกrio online, que te pede o teu nรบmero de telemรณvel associado ร  conta Bolt e um comprovativo atravรฉs de fotografia do passe. Depois terรกs de aguardar atรฉ quatro dias รบteis pela validaรงรฃo dos dados e, a partir daรญ, poderรกs comprar o Navegante mensalmente com o extra de minutos diรกrios para usar em bicicletas e trotinetas Bolt.

Conjugar a bicicleta (ou trotineta) com o transporte pรบblico permite tornar este รบltimo mais competitivo, uma vez que nem sempre o autocarro, o comboio ou o metro pรกra ร  porta de casa, da escola ou do local de trabalho. Esta intermodalidade รฉ comum em cidades onde o uso da bicicleta estรก mais desenvolvido mas verifica-se tambรฉm em Lisboa, onde jรก existem estaรงรตes GIRA e estacionamentos para bicicletas e trotinetas ร  porta de importantes interfaces e paragens de transportes pรบblicos e onde รฉ possรญvel ver vรกrios passageiros, principalmente nos comboios suburbanos, a transportar consigo uma bicicleta ou trotineta prรณpria.

Porque nรฃo a GIRA no Navegante?

No entanto, esta relaรงรฃo entre a Bolt e o passe Navegante pode ser questionada, uma vez que resulta de uma parceria entre um operador privado, a Transportes Metropolitanos de Lisboa, e a Cรขmara de Lisboa. Ao ser permitida apenas a associaรงรฃo de uma determinada oferta comercial ao Navegante, um passe pรบblico e financiado com o PART do Fundo Ambiental, os utilizadores ficam limitados a uma รบnica empresa, apesar de na cidade operarem outras marcas de trotinetas como a Lime, a Bird ou recรฉm-chegada Link. A prรณpria autarquia lisboeta tem um sistema partilhado e pรบblico, exclusivamente com bicicletas, chamado GIRA, que nรฃo funciona com o Navegante.

Contudo, a intenรงรฃo de estabelecer uma ligaรงรฃo entre a GIRA e os transportes pรบblicos da cidade serรก tรฃo antiga quanto o sistema partilhado, que foi lanรงado na cidade no final de 2017. Numa entrevista hรก dois anos ao Jornal Econรณmico, o vereador de mobilidade de Lisboa, Miguel Gaspar, disse haver abertura do lado da autarquia para integrar operadores privados no passe de transportes โ€“ tambรฉm jรก existiu uma parceria com a Hive โ€“ mas que essa relaรงรฃo comeรงaria pela GIRA, que รฉ gerida pela EMEL com o apoio do municรญpio. “No ano passado [2018] desenvolvemos um serviรงo que permite perguntar se um utilizador da bicicleta GIRA tem ou nรฃo tem um passe [para os transportes pรบblicos] vรกlido. Isso vai permitir-nos, quando o sistema funcionar de forma completa, discriminar positivamente quem tiver o passe. Quem tiver o passe da rede pรบblica de transportes, terรก condiรงรตes de acesso ร  rede de bicicletas GIRA mais favorรกveis โ€“ esse รฉ o primeiro passo de integraรงรฃo que estamos a desenvolver”, referiu Miguel Gaspar. “Porque รฉ que nรฃo hรก um passe de transporte pรบblico mais umas viagens de tรกxi ou viagens de bicicletas ou trotinetes? ร‰ esta conversa que temos tido com os operadores destes transportes e estamos a tentar construir este modelo.”

Um passe mensal de GIRA custa 15 euros, enquanto que o anual custa apenas 25 euros โ€“ o que dรก pouco mais que dois euros por mรชs. Sรฃo valores muito competitivos, principalmente se continuar a nรฃo ser cobrada a tarifa por viagem. Para um utilizador de transportes pรบblicos, a GIRA poderia estar incluรญda no tambรฉm acessรญvel Navegante de 30 euros. O Navegante permite circular em todos os modos de transporte da cidade de Lisboa, dos autocarros ao metro, do comboio aos barcos; a inclusรฃo da GIRA na oferta do passe poderia passar por equiparar o sistema de bicicletas partilhadas a um transporte pรบblico, pelo que a utilizaรงรฃo da GIRA seria gratuita e ilimitada como todas as outras modalidades.

Um passe que nรฃo chega a toda a cidade

Captura de ecrรฃ da aplicaรงรฃo da Bolt

Ao Pรบblico, Santiago Pรกramo, da Bolt, referiu que “Lisboa vai acolher um passe de micromobilidade e estamos extremamente felizes que isto vรก acontecer” uma vez que nรฃo hรก muitas cidades europeias que o tenham. No entanto, o serviรงo da Bolt nรฃo estรก disponรญvel em toda a cidade, pelo que este passe criado em parceria com a TML e a autarquia irรก excluir muitas pessoas que vivem ou trabalham em freguesias como Carnide, Benfica, Marvila, Beato, Olivais ou Parque das Naรงรตes, conforme o mapa que partilhamos ao lado. Fonte da Bolt explicou, ao Lisboa Para Pessoas, que “queremos disponibilizar um serviรงo fiรกvel para todas as pessoas que se deslocam na cidade e, como tal, para alargar a nossa รกrea operacional, precisamos de conseguir assegurar uma cobertura mรญnima dos nossos veรญculos em cada รกrea” e acrescentou que as zonas nรฃo cobertas “estรฃo a ser consideradas para a fase de expansรฃo da cobertura do serviรงo”.

De referir ainda que a Bolt nรฃo รฉ pioneira num passe de micromobilidade, nem รฉ tรฃo pouco a primeira vez que em Lisboa existe um. Em Maio de 2019, a Hive tambรฉm disponibilizou 20 minutos aos portadores do cartรฃo Lisboa Viva (nรฃo era preciso ter um passe Navegante activo no cartรฃo); sรณ que a oferta, que era gratuita, sรณ durou atรฉ Dezembro desse ano. O Lisboa Para Pessoas contactou ainda a EMEL para saber mais sobre uma eventual integraรงรฃo da GIRA no Navegante, mas atรฉ ao momento nรฃo recebeu qualquer resposta.

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