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A ciclovia empresarial de Oeiras leva-te da estação de Paço de Arcos até Porto Salvo

A ciclovia de cerca de 5 km liga Paço de Arcos (estação de comboios) a Porto Salvo, passando pelo edifício da Impresa, por grandes superfícies comerciais e pelos pólos empresariais da Quinta da Fonte e do Lagoas Park.

Fotografia de Mário Rui André/Lisboa Para Pessoas

(Este artigo integra a rubrica uma nova rubrica intitulada Fora da Cidade, que pretende destacar histórias e pontos de interesse fora de Lisboa, relacionados com a mobilidade pedonal e ciclável, e com os transportes públicos.)

De bicicleta é agora possível chegar à Quinta da Fonte e ao Lagoas Park, dois pólos empresariais importantíssimos de Oeiras, a partir da estação ferroviária de Paço de Arcos. A nova ciclovia empresarial de Oeiras é um mega projecto de cerca de 5 km que pretende favorecer as deslocações de bicicleta em conjunto com o comboio, de e para o trabalho.

A construção da ciclovia empresarial iniciou-se em Fevereiro de 2020 com um prazo de execução de 270 dias, e só foi inaugurada em Abril deste ano. A ciclovia desenvolve-se ao longo de um eixo contínuo entre a estação de Paço de Arcos e o Lagoas Park, passando por Porto Salvo, e apresenta duas ramificações: uma delas na zona da Quinta da Fonte, onde a ciclovia de 4 km inicialmente desenhada foi complementada com mais 600 metros, entre a rotunda das Oliveiras e o Parque das Perdizes, fechando assim um anel circular através do novo viaduto viário construído na zona; e a outra perto do Lagoas Park, onde foi criado um acesso directo às ruas de um bairro habitacional, a Urbanização C.H.E.O.

Com um investimento de 1,625 milhões de euros, aos quais acresceram 110,8 mil euros pelo troço adicionado, a ciclovia apresenta um traçado directo e pensado para deslocações utilitárias. Inicia-se mesmo à porta da estação ferroviária com um troço 30+bici e uma zona de contra-fluxo. Assume depois uma configuração bidireccional, segregada do restante tráfego, quer seja através de passeio partilhado, quer seja às custas de uma via de trânsito.

As zonas de partilha entre bicicletas e peões são um compromisso que se perdoa facilmente, tendo em conta a preocupação em assinalar convenientemente essas áreas (sempre que a ciclovia é ao nível do passeio e partilhada com peões é de cor amarela, enquanto que quando é completamente segregada tem a cor vermelha – um detalhe interessante). Estes passeios são pouco movimentados e existiu uma preocupação de criar estas zonas de partilha somente onde existisse um passeio alternativo de largura adequada.

Aceita-se o compromisso também pela baixa quota modal da bicicleta no concelho de Oeiras à data de hoje. A infraestrutura poderá ser alterada e aumentada no futuro, à medida que o número de utilizadores aumente, oferecendo já hoje condições adequadas para a adopção da bicicleta como meio de transporte. A ciclovia empresarial, além de ligar uma área densamente empresarial – da Quinta da Fonte e do Lagoas Park –, passa também perto do centro comercial Oeiras Parque através do Parque das Perdizes, do edifício do grupo Impresa (SIC/Expresso) e à porta de dois grandes supermercados, um Lidl e um Auchan.

A ciclovia empresarial de Oeiras serve uma zona sobretudo empresarial e que tem pouca habitação, pelo que poderá ter um uso muito singular sobretudo às horas de ponta. Ainda assim, as duas freguesias abrangidas – Paço de Arcos e Porto Salvo – contam com cerca de 15 mil habitantes, cada uma. A ciclovia pretende promover uma transferência modal do transporte individual para a bicicleta e será complementada com o futuro sistema público de bicicletas partilhadas de Oeiras. Este sistema poderá vir a ter 30 estações e 300 bicicletas. Ao longo da ciclovia empresarial, estão previstas oito a nove estações: duas estação de comboios, uma no Alto da Loba, uma a duas na Estrada de Paço de Arcos, duas na Quinta da Fonte, uma perto do hotel Holiday Inn e outra nas imediações da EB1/JI Porto Salvo.