Subscreve e ganha conteúdos exclusivos. Sabe mais aqui.
Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Terminais fluviais passam a contar com 36 lugares cobertos para bicicletas

A TTSL instalou seis hangares para bicicletas em quatro dos seus terminais fluviais: Barreiro, Montijo, Seixal e Trafaria. A sua utilização é gratuita.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

A TTSL (Transtejo Soflusa) instalou seis hangares de estacionamento para bicicletas em quatro dos seus terminais fluviais: dois no Barreiro, um no Montijo, dois no Seixal e um na Trafaria. Cada hangar conta com seis lugares, totalizando 36 lugares cobertos nos diferentes terminais.

De acordo com a TTSL, os seis hangares foram instalados no passado mês de Dezembro, tendo a novidade passado algo despercebida. Os novos estacionamentos cobertos permitem o estacionamento seguro e seco de bicicletas, protegendo-as “de condições atmosféricas adversas e de actos de vandalismo”, informa a operadora fluvial.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas
Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Cada hangar tem um 2550 mm de comprimento, 1365 mm de altura e 2030 mm de profundidade, e um peso de 280 kg. A abertura do hangar é feita de forma manual, através de uma porta operada com uma mola a gás, não existindo chave, aplicação móvel ou cartão. Os hangares, que são fabricados pela empresa Biciway, contam com pés niveladores para que fiquem direitos na superfície onde são colocados, estão presos ao chão e contam com uma estrutura resistente à corrosão. A utilização é gratuita.

“Esta solução de estacionamento de longa duração, que vai ao encontro da Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclável 2020-2030, representa um investimento de cerca de 30 000 euros, financiado pelo Fundo Ambiental, ao abrigo do Programa de Estabilização Económica e Social 2020/2021″, informa a TTSL. “Este é mais um projecto TTSL desenvolvido com o objectivo melhorar e reforçar as condições de utilização da intermodalidade suave e de promover uma mobilidade mais sustentável.”

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Recorde-se que o transporte de bicicletas nos barcos da TTSL é gratuito, mas limitado à capacidade de cada veículo, que varia entre quatro bicicletas e 30. Os detalhes podem ser conhecidos aqui. Na aplicação da TTSL para telemóveis (iOS e Android) é possível saber a disponibilidade de transporte de bicicletas em cada embarcação em tempo real.

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.