Avançar para o conteúdo

A mítica Subida da Rampa do Vale está de volta: uma prova de ciclismo para todos

Depois do sucesso de 2021, a mítica prova está de volta e aberta a ciclistas de todas as idades. Acima de tudo, esta é uma festa popular.

A edição de 2021 (fotografia cortesia de Victor Torres)
Póster da edição de 2022 (DR)

Depois do sucesso da edição de 2021 da mítica prova de Subida da Rampa do Vale de Santo António, eis que agora se anuncia anunciar a edição de 2022!.

No domingo, 16 de Outubro, pelas 10h, volta a subir-se em bicicleta a famosa rampa da Rua do Vale de Santo António, prova de 550 metros “trepadores” que se iniciam no sopé da colina de Santa Engrácia, subindo vertiginosamente até ao final desta mesma rua e cruzando uma gloriosa e ruidosa meta no seu topo. 

Desta feita, para além da prova, há este ano uma grande novidade, que consiste no “Prémio da Varanda Mais Bonita e Enfeitada”, aberto à participação de todos os residentes da rua. Um resgate da original prova dos anos 1940 e que bastante sucesso fazia em todo bairro, engalanando toda a artéria e adicionando um colorido extra em toda a subida da Rampa.

A organização ficará a cargo do Mirantense Futebol Clube e da Associação Desportiva e Recreativa “O Relâmpago”, que unem esforços e reforços (juntamente com a população e o comércio local) para dar azo ao reviver desta prova, para muitos esquecida na espuma das décadas mas que, desde o ano passado, tem gerado burburinho e entusiasmo entre ciclistas e amigos do ciclismo em geral. 

Este ano não será diferente. A prova está de volta e em força, com novos factores e elementos que a enriquecem relativamente à anterior edição. Estão todos convidados a participar ou a aparecer neste dia de autêntico Ciclismo Popular, apoiando assim os corredores e as corredoras na trepidante Subida da Rampa de 2022.

Inscrições

A inscrição na prova têm o custo único de 5 € por participante e inclui a oferta de uma t-shirt, um garrafa e uma mochila comemorativa do evento.

As inscrições estão abertas até às 23h59 do dia 9 de Outubro 2022 com duas modalidades:

  • presencialmente: dirige-te à sede do Mirantense Futebol Clube na Rua de Vale de Santo António Nº33 (Lisboa) todos os dias das 20 às 23 horas e preenche a ficha de inscrição, fazendo o pagamento em numerário no dia;
  • por e-mail, com o envio da ficha de inscrição preenchida e do comprovativo de transferência bancária (IBAN PT50 0036 0012 99100086961 90, em nome de Mirantense FC) para rampadovale@gmail.com.

Categorias

A Subida da Rampa do Vale tem três categorias:

  • feminino: 18-45 anos e +45 anos
  • masculino: 18-45 anos e +45 anos
  • bicicletas eléctricas (masculino/feminino): +18 anos

Horário da Prova

  • 8h30 às 9h30 – inscrição dos/as ciclistas e recolha dos dorsais
  • 10h00 – largada do/a primeiro/a ciclista
  • 12h30 – largada do/a último/a ciclista
  • 13h00 – cerimónia de entrega dos prémios e beberete

Prémios

Os vencedores serão condecorados com um troféu; serão distinguidos os três primeiros classificados de cada categoria e o vencedor da “Varanda Mais Bonita e Enfeitada”.

Todos os participantes receberão um diploma, t-shirt, garrafa e mochila.

Mais info

Mais informações podem ser encontradas no site rampadovale.pt, pedidas pelo e-mail rampadovale@gmail.com ou perguntadas na sede do Mirantense FC.