Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Vai dar para usar o cartão bancário para viajar na Fertagus directamente

Fertagus vai substituir, de forma gradual, os validadores de todas as estações e diz que funcionalidade de pagamento directo com cartão bancário contactless deverá estar disponível em Novembro.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

A Fertagus é o primeiro operador a disponibilizar pagamento de viagens directamente com o cartão bancário. A partir de Novembro, quando novos validadores estiverem disponíveis em todas as estações, será possível encostar o cartão a um desses equipamentos e fazer a viagem, sem qualquer pré-carregamento ou configuração anterior: é só encostar e viajar.

O projecto é pioneiro na Área Metropolitana de Lisboa e foi anunciado no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, envolvendo como principais parceiros a empresa norte-americana de pagamentos Mastercard e o banco digital israelita Finaro.

A partir de Novembro, os passageiros ocasionais da Fertagus poderão, assim, utilizar o seu cartão de pagamento contactless para viajar nos comboios, sem necessidade de ter de perder tempo a comprar bilhete numa bilheteira ou máquina automática. Apesar de se tratar de uma parceira entre a Fertagus, a Mastercard e a Finaro, o sistema será válido para qualquer cartão bancário contactless, mesmo que da concorrente VISA. Os passageiros terão de seleccionar o destino no validador e depois de passar o cartão para o pagamento; a viagem vai custar o mesmo em relação a uma compra de bilhete tradicional, dependendo do destino seleccionado.

O pagamento com cartões contactless na Fertagus foi testado nesta quinta-feira, entre Sete Rios (Lisboa) e Pragal (Almada), estando a implementação em toda a rede da Fertagus prevista para Novembro. A adoção dos pagamentos contactless em transportes públicos evita a necessidade de os utilizadores terem de comprar previamente um bilhete e é especialmente pensado para passageiros ocasionais, isto é, que não tenham passe Navegante porque só viajam de vez em quando. Com esta solução, o pagamento é feito através do cartão de pagamento contactless, directamente nos validadores.

Validadores serão renovados: um a dois novos por estação, numa primeira fase

A Fertagus irá renovar os mais de 200 validadores das suas estações para permitir o pagamento contactless, mas também outras formas de pagamento no futuro. Os novos equipamentos serão capazes de ler códigos QR (para bilhetes pré-comprados em formato digital, por exemplo), terão um ecrã táctil que simplificará o zapping (actualmente os passageiros que têm zapping têm de ir a uma máquina seleccionar o destino antes de viajar, mesmo que tenham saldo no cartão) e vão ter também Bluetooth, o que possibilitará a comunicação entre os validadores e um telemóvel.

Numa primeira fase, já em Novembro, a Fertagus tenciona ter um a dois validadores novos nas suas estações para cartões contactless, que aceitarão apenas essa forma de pagamento; os cartões Navegante terão de ser passados nos validadores antigos. Só numa segunda fase, durante o primeiro semestre de 2023, é que os novos validadores passarão a aceitar também os Navegante. A substituição dos validadores antigos pelos novos será gradual.

A Fertagus, que conta hoje com mais de 90 mil passageiros diários, espera um impacto positivo desta renovação tecnológica. Na capital londrina, a Transport for London (Tfl), que opera autocarros, metro e comboios registou três vezes mais viagens desde o lançamento da solução contacless em Setembro de 2014, nas quais foram utilizados 19 milhões de cartões bancários de mais 100 países diferentes. Ao mesmo tempo, a Tfl obteve uma redução de custos na ordem dos 35%, superior a 100 milhões de euros.

Contactless já é realidade no Porto e vai chegar à também à Carris Metropolitana

“A Fertagus tem sido pioneira em Portugal em vários projetos inovadores, como é o caso da utilização do telemóvel para viajar e agora os cartões bancários contacless”, refere Clara Esquível, administradora da Fertagus, em comunicado. “Queremos que seja fácil para todos utilizar o comboio, mesmo que seja a primeira vez neste transporte, e os cartões bancários contacless permitem essa facilidade – para não mencionar o ganho ambiental que se regista com a poupança de bilhetes em papel.”

A Fertagus já conta com bilhetes digitais através da aplicação Pick Hub, onde é possível comprar viagens de comboio para este operador, mas também carregar o passe Navegante, válido em todos os operadores. Em Portugal, a primeira solução contactless em transportes públicos está disponível no Porto desde 2021. Na cidade Invicta, é possível circular na linha 500 da STCP, entre a Praça da Liberdade e o Mercado de Matosinhos, só com um cartão bancário; de igual modo, é possível viajar no Metro, desde que a estação de partida seja uma destas: Aeroporto, Senhora da Hora, Casa da Música, Trindade, Campanhã, Bolhão, Campo 24 de Agosto, São Bento e Aliados. O sistema de deverá ser alargado a todos os transportes públicos do Porto e respectiva área metropolitana nos próximos dois anos.

Também a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) está a trabalhar para em 2023 disponibilizar pagamentos contactless na rede Carris Metropolitana.