A Carris lanรงou uma carreira especial para o Web Summit mas a informaรงรฃo nas paragens รฉ escassa. Por isso, Diogo Lourenรงo, autor da pรกgina Autocarros de Lisboa, decidiu colocar mรฃos ร obra.

Internamente, รฉ a carreira 88C. Oficialmente, รฉ o shuttle do Web Summit, criado especificamente para o evento, ligando a estaรงรฃo do Oriente ร Praรงa do Comรฉrcio (e vice-versa), mas disponรญvel para qualquer pessoa. Apesar de especial, nesta carreira da Carris hรก tarifa de bordo normal, o zapping funciona e tambรฉm รฉ possรญvel usar o passe Navegante.
A carreira 88C estรก disponรญvel apenas durante os dias do Web Summit, ou seja, de 1 a 4 de Novembro, e realiza um percurso semelhante ao da carreira regular 728: comeรงa junto ร Gare do Oriente, numa paragem pop-up, e segue ao longo da frente ribeirinha pelas paragens do 728. Para, por exemplo, na zona sul da Alameda dos Oceanos, em Braรงo de Prata, no Poรงo do Bispo, no Hub Criativo do Beato, em Santa Apolรณnia e no terminal fluvial do Terreiro do Paรงo. Enquanto que o 728 segue para Belรฉm, esta 88C fica na Praรงa do Comรฉrcio. Naturalmente, รฉ possรญvel fazer o percurso do Oriente para a Praรงa do Comรฉrcio, mas tambรฉm da Praรงa do Comรฉrcio para o Oriente. Com frequรชncias de 22,5 minutos, entre as 8 e as 21 horas, aproximadamente, a 88C รฉ, no fundo, um reforรงo ร 728 โ foi criada para o Web Summit, mas serve ao mesmo tempo o quotidiano da cidade.

A criaรงรฃo desta carreira โ especial e temporรกria โ nรฃo passou despercebida a Diogo Lourenรงo, 21 anos, estudante de marketing, e autor da pรกgina Autocarros de Lisboa (Facebook/Instagram). Como habitual, Diogo fez uma publicaรงรฃo na sua pรกgina sobre a 88C, complementando a informaรงรฃo disponibilizada pela Carris nos canais oficiais. Descreveu em detalhe a nova carreira, desenhou uma placa identificativa para a mesma e criou um mapa para que as pessoas possam perceber melhor o trajecto โ um elemento visual รฉ importante especialmente para quem vem de fora e nรฃo conhece a cidade, mas tambรฉm para quem รฉ de cรก e nรฃo estรก tรฃo ร vontade com a rede de autocarros.
Uma vez que esta informaรงรฃo pode ser รบtil tambรฉm offline, Diogo decidiu fazer e imprimir os mapas em formato A3 e, na noite desta quarta-feira, andou a afixรก-los nas principais paragens da 88C. Sรณ a impressรฃo ficou a 30-40 euros, mas nestas contas nรฃo entra todo o tempo e esforรงo investido no desenho dos materiais e na logรญstica da afixaรงรฃo โ processo no qual contou com a ajuda da associaรงรฃo de cidadania Vizinhos Em Lisboa.


Para Diogo, a comunicaรงรฃo รฉ um calcanhar de Aquiles da Carris, e รฉ essa a oportunidade que o jovem de 21 anos aproveita para explorar na pรกgina Autocarros de Lisboa, de forma voluntรกria e descomprometida. O seu interesse e paixรฃo pelos autocarros da cidade comeรงou em pequeno, por conhecer entre amigos e familiares motoristas e outras pessoas ligadas ร Carris. Comeรงou a colaborar com a comunidade Autocarros de Lisboa quando a descobriu, mas em 2017 assumiu o comando da mesma depois de o seu anterior administrador ter passado a ter menos disponibilidade. “Comecei a colaborar, fui ganhando mais autonomia” e, aos poucos e poucos, foi mudando uma pรกgina que servia sobretudo para partilhar fotografias de autocarros para uma plataforma de informaรงรฃo alternativa โ ou complementar โ aos canais da Carris.
“A partir da veia entusiasta que tenho, fui ร procura dos problemas que via enquanto passageiro da Carris e de soluรงรตes, e o maior problema que encontrei foi ao nรญvel da comunicaรงรฃo”, explica ao Lisboa Para Pessoas. “A pรกgina รฉ acima de tudo informativa”, acrescenta ressalvando que ela vai existir enquanto tiver vontade e tempo para a dinamizar. Com mais de trรชs mil seguidores, e mantendo uma linha editorial neutra, Diogo aposta em criar mapas, diagramas e outros elementos visuais para complementar as informaรงรตes escritas sobre novas paragens, percursos de autocarros alterados e outras alteraรงรตes ao serviรงo normal da Carris. “Existem motoristas da Carris que jรก me disseram que quando olham para as ordens de serviรงo nem sempre entendem as mudanรงas, mas que as perceberam com os meus mapas e publicaรงรตes.”
Diogo mistura essas publicaรงรตes mais informativas com conteรบdos mais relacionais, como fotografias de autocarros antigos e curiosidades sobre carreiras antigas. Paga o Adobe Illustrator todos os meses (sรฃo “cerca de 20 euros/mรชs”, diz) para criar os conteรบdos para a sua pรกgina e faz-se acompanhar da sua cรขmara fotogrรกfica diariamente para alimentar o arquivo fotogrรกfico que vai publicado na sua pรกgina โ e que tambรฉm empresta ร prรณpria Carris, em troca de algum apoio institucional.

Em relaรงรฃo ร 88C, apesar de se tratar de uma carreira especial e temporรกria devido ร realizaรงรฃo do Web Summit, a mesma estรก identificada no terreno apenas nas paragens terminais โ na Praรงa do Comรฉrcio e na Gare do Oriente. Em nenhuma delas existe, no entanto, um mapa que permita ร s pessoas visualizar rapidamente o percurso e as diferentes paragens intermรฉdias, nem saber mais informaรงรตes sobre o serviรงo de shuttle โ como funciona, quais os horรกrios, que tarifรกrio estรก disponรญvel. No cartaz que Diogo desenhou colocou esses detalhes todos e ainda um cรณdigo QR para que qualquer pessoa com um telemรณvel possa digitalizar e saber mais no site oficial da Carris โ afinal de contas, estamos num evento de tecnologia.
Diogo e os Vizinhos Em Lisboa afixaram cartazes nas principais paragens por onde a 88C passa e onde tambรฉm รฉ possรญvel embarcar neste shuttle, incluindo em Santa Apolรณnia, no Hub Criativo do Beato e no Braรงo de Prata.