Metro de Lisboa vai crescer com nova Linha Violeta para Loures e Odivelas

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O Metro de Lisboa vai ter uma nova linha. A Linha Violeta estรก prevista para o final de 2025 e irรก ligar, ร  superfรญcie, os concelhos de Loures e Odivelas. Projecto estรก em consulta pรบblica atรฉ meados de Fevereiro.

Linha Violeta serรก um sistema de metro ligeiro semelhante ao Metro Transportes do Sul (fotografia de Lisboa Para Pessoas)

Vai ser a Linha Violeta do Metro de Lisboa. Uma linha de metro ligeiro de superfรญcie entre Loures e Odivelas, que promoverรก uma ligaรงรฃo rรกpida e estruturante entre os importantes polos dos dois municรญpios, estendendo-se num corredor em โ€œCโ€, ligando o Hospital Beatriz ร‚ngelo ao Infantado, com transbordo e interface para Lisboa na estaรงรฃo de Metro de Odivelas. Projecto estรก inscrito no PRR e tem o final de 2025 como data de conclusรฃo.

Com um total de 19 estaรงรตes e cerca de 13 km de extensรฃo, a Linha Violeta servirรก no concelho de Loures com 11 estaรงรตes nas freguesias de Loures, Santo Antรณnio dos Cavaleiros e Frielas numa extensรฃo de cerca de 7,4 km, e no concelho de Odivelas serรฃo implantadas oito estaรงรตes nas freguesias de Pรณvoa de Sto. Adriรฃo e Olival de Basto, Odivelas, Ramada e Caneรงas numa extensรฃo total de cerca de 5,1 km.

O traรงado da Linha Violeta (via AIA/Metro de Lisboa)

Uma linha, 19 estaรงรตes

A maioria das estaรงรตes (14) serรก ร  superfรญcie, mas existirรฃo trรชs estaรงรตes subterrรขneas e duas em “trincheira” (ou seja, semi-enterradas). A maioria do traรงado (66%) tambรฉm serรก ร  superfรญcie; sรณ no concelho de Odivelas รฉ que a Linha Violeta vai circular sobretudo debaixo de terra. As componentes subterrรขneas e em “trincheira” serรฃo 28% e 3% do traรงado total. Sobra 3% da linha (cerca de 400 metros), que corresponde ร s partes em viaduto โ€“ estรก planeado um viadutos em Pรณvoa de Santo Adriรฃo e outro no Infantado.

Enquadramento regional da linha (via Metro de Lisboa)

Estas serรฃo as 19 estaรงรตes da Linha Violeta:

EstaรงรฃoLocalizaรงรฃoTipologia
Hospital Beatriz ร‚ngeloLouresSuperfรญcie
Planalto da CaldeiraLouresSuperfรญcie
Torres da Bela VistaSanto Antรณnio dos Cavaleiros e Frielas, LouresSuperfรญcie
Jardim da RadialRamada e Caneรงas, OdivelasSubterrรขnea
Ramada EscolasRamada e Caneรงas, OdivelasSubterrรขnea
RibeiradaOdivelasTrincheira
Jardim do CastelinhoOdivelasSubterrรขnea
Odivelas EstaรงรฃoOdivelasTrincheira
Herรณis de ChaimiteOdivelasSuperfรญcie
Chafariz d’El ReiPรณvoa de Santo Adriรฃo e Olival Basto, OdivelasSuperfรญcie
Pรณvoa de Santo AdriรฃoPรณvoa de Santo Adriรฃo e Olival Basto, OdivelasSuperfรญcie
FlamengaSanto Antรณnio dos Cavaleiros e Frielas, LouresSuperfรญcie
Santo Antรณnio dos CavaleirosSanto Antรณnio dos Cavaleiros e Frielas, LouresSuperfรญcie
Quinta do AlmiranteSanto Antรณnio dos Cavaleiros e Frielas, LouresSuperfรญcie
ConventinhoSanto Antรณnio dos Cavaleiros e Frielas, LouresSuperfรญcie
LouresLouresSuperfรญcie
Vรกrzea de LouresLouresSuperfรญcie
InfantadoLouresSuperfรญcie
Quinta de Sรฃo RoqueLouresSuperfรญcie
Exemplo de um perfil com a implantaรงรฃo da Linha Violeta ร  superfรญcie (via CM de Loures)
Exemplo de um perfil com a implantaรงรฃo subterrรขnea da Linha Violeta (via CM de Loures)

A Linha Violeta irรก comeรงar ร  superfรญcie junto ao Hospital Beatriz ร‚ngelo, com uma estaรงรฃo mesmo ao lado deste equipamento hospitalar e que serรก compatibilizada com o chamado Plano de Pormenor da Quinta do Correio-Mor. Deste ponto, a linha segue em trincheira e tรบnel para vencer uma รกrea de relevo mais acentuado em direcรงรฃo ร  Ramada.

A estaรงรฃo seguinte serรก a do Planalto da Caldeira, ร  superfรญcie, onde existe uma zona comercial. A linha prossegue ร  vista de todos com a estaรงรฃo Torres da Bela Vista, onde estรฃo previstos cerca de 150 lugares de estacionamento; entra em tรบnel com as estaรงรตes Jardim da Radial, numa รกrea predominantemente residencial e com uma elevada densidade de ocupaรงรฃo no norte do concelho de Odivelas, e Ramada Escolas, que servirรก uma zona tambรฉm densamente povoada e onde existem duas escolas e um centro de saรบde.

De seguida, a Linha Violeta caminharรก para a superfรญcie, com a estaรงรฃo Ribeirada em “trincheira”, com um desnรญvel de cerca de 15 metros em relaรงรฃo ร  Rua Hermรญnia Silva e praticamente de nรญvel com a Rua Combatentes do Ultramar. Aqui estรก previsto um total de 98 lugares de estacionamento e tambรฉm a criaรงรฃo de um espaรงo pรบblico verde na envolvente ร  estaรงรฃo, preservando as hortas existentes, cozendo toda aquela zona urbana e prolongando para sul o jรก existente Parque Integrado de Ribeirada.

Apรณs a estaรงรฃo Ribeirada, a linha desenvolve-se em trincheira, ร  superfรญcie e em tรบnel atรฉ ร  estaรงรฃo seguinte, a do Jardim do Castelinho, que serรก subterrรขnea e que servirรก uma zona habitacional, uma escola, um centro de saรบde e a Piscina Municipal de Odivelas. O projecto prevรช a criaรงรฃo e reforรงo da arborizaรงรฃo e corredores pedonais e ciclรกveis. De seguida, o metro irรก parar em Odivelas Estaรงรฃo e fazer a ligaรงรฃo com a Linha Amarela. Esta estaรงรฃo vai ocupar, em trincheira, a parte central da Rua Josรฉ Gomes Monteiro, e a sua construรงรฃo serรก o pretexto para requalificar uma รกrea urbana necessitada, melhorando a acessibilidade pedonal e a arborizaรงรฃo.

A Linha Violeta seguirรก ร  superfรญcie ao longo da estrada nacional N8 e atravessarรก a auto-estrada A8 atรฉ ร  estaรงรฃo seguinte, a Herรณis de Chaimite, servindo nรฃo sรณ uma zona comercial e um ginรกsio, mas tambรฉm o nรบcleo urbano do Olival Basto e uma zona industrial com um nรบmero significativo de postos de trabalho. Seguem-se as estaรงรตes Chafariz Dโ€™El-Rei e Pรณvoa de Santo Adriรฃo. Para garantir a preservaรงรฃo do centro histรณrico da Pรณvoa de Santo Adriรฃo, o traรงado da linha de metro ligeiro sai do alinhamento da EN8 e desvia-se para se alinhar de forma paralela ร  ribeira da Pรณvoa, a poente desta linha de รกgua e preservando o domรญnio hรญdrico, onde estaria prevista uma variante rodoviรกria ร  EN8. A estaรงรฃo irรก servir o nรบcleo antigo da Pรณvoa de Santo Adriรฃo, dando oportunidade para a criaรงรฃo de um novo espaรงo verde, permeรกvel, e de uma nova centralidade.

Apรณs a Pรณvoa de Santo Adriรฃo, a linha regressa ร  EN8 com as estaรงรตes Flamenga e Santo Antรณnio dos Cavaleiros, ambas ร  superfรญcie, servindo zonas comerciais e habitacionais. ร€ saรญda da estaรงรฃo Santo Antรณnio dos Cavaleiros, a linha mergulha de novo em tรบnel para atravessar uma รกrea urbana residencial, comercial e de serviรงos, e para vencer o aumento do declive do terreno. O traรงado volta de novo ร  superfรญcie para a estaรงรฃo Quinta do Almirante, servindo uma cresce e um lar de idosos, mas tambรฉm diversas actividades econรณmicas e equipamentos desportivos. Segue-se a estaรงรฃo Conventinho na EN8, ao km 9+445 da Linha, junto ao Museu Municipal de Loures.

A estaรงรฃo seguinte, a de Loures, ficarรก no lado poente da Avenida das Descobertas, e servirรก uma escola e tambรฉm o nรบcleo histรณrico de Loures, a cerca de 600-800 metros. Apรณs passar sobre a A8 em viaduto dedicado (a norte do viaduto existente), a linha continua a desenvolver-se sobre a Avenida das Descobertas, no Infantado, com a estaรงรฃo Vรกrzea de Loures, junto ร  superfรญcie comercial LoureShopping, e com a estaรงรฃo Infantado, tambรฉm nessa avenida. Logo a seguir surge a estaรงรฃo Quinta de Sรฃo Roque, tambรฉm na Avenida das Descobertas, a estaรงรฃo terminal da linha e que estarรก inserida numa zona de elevada densidade urbana, onde se destacam diversas superfรญcies comerciais e equipamentos diversos, entre os quais uma escola. Desta รบltima estaรงรฃo, o traรงado continua a desenvolver-se atรฉ ao Parque de Material e Oficinas (PMO), atravessando marginalmente o nรณ com a estrada N115.

7 minutos em hora de ponta

O PMO serรก onde os comboios da Linha Violeta vรฃo “dormir” e ser reparados. Este parque estarรก localizado numa รกrea florestal e agrรญcola da Quinta das Carrafouchas de cerca de quatro hectares. A futura Linha Violeta de Metro de Lisboa deverรก contar com 11 comboios em circulaรงรฃo nas horas de ponta da manhรฃ e da tarde em perรญodo escolar, o que significarรก tempos de espera de 7 minutos e uma estimativa de 2270 passageiros transportados por hora. Os comboios demorarรฃo cerca de 38 minutos a realizar todo o percurso, mas irรก ligar ร  Linha Amarela sensivelmente a meio. A velocidade mรกxima de circulaรงรฃo serรก de 50 km/h em meio urbano e de 70 km/h fora das localidades ou em tรบneis.

Propรตem-se veรญculos com 18 a 40 metros de comprimento, que consigam transportar 40 a 80 passageiros sentados e 100 a 230 em pรฉ, e que tenham piso rebaixado para acessibilidade plena. Estima-se que a Linha Violeta, com uma reestruturaรงรฃo da oferta de transporte pรบblico rodoviรกrio, consiga atrair perto de 12 milhรตes de passageiros anuais logo em 2026, o primeiro ano da exploraรงรฃo, e mais de 16 milhรตes apรณs 30 anos. A construรงรฃo da Linha Violeta irรก levar a um reordenamento urbano, especialmente em Loures, onde ela se desenvolverรก ร  superfรญcie. Estรก prevista a construรงรฃo de parques de estacionamento dissuasores junto a algumas estaรงรตes e, em Loures, de uma ciclovia bididireccional ao longo da futura linha.

A Linha Violeta deverรก custar 250 milhรตes de euros a construir e, ร  semelhanรงa da expansรฃo da Linha Vermelha atรฉ Alcรขntara, trata-se de um investimento inscrito no Plano de Recuperaรงรฃo e Resiliรชncia (PRR), pelo que a data prevista de conclusรฃo da empreitada รฉ o รบltimo trimestre de 2025. O Metro de Lisboa, que estรก a realizar este projecto com os municรญpios de Loures e de Odivelas, jรก recebeu 32,5 milhรตes de euros da “bazuca” europeia. Estima-se que o reordenamento urbano e as expropriaรงรตes necessรกrias custem ร s autarquias de Loures e de Odivelas entre 80 e 70 milhรตes de euros, respectivamente.

Neste momento, estรฃo concluรญdas as fases de diagnรณstico e de viabilidade do projecto, bem como o Estรบdio Prรฉvio, tendo sido analisadas alternativas de traรงado e de localizaรงรฃo das estaรงรตes. O projecto estรก agora em Avaliaรงรฃo de Impacte Ambiental (AIA) โ€“ neste รขmbito, decorre atรฉ 14 de Fevereiro uma consulta pรบblica, na qual os cidadรฃos e a sociedade civil em geral sรฃo convidados a conhecer a obra da Linha Violeta e sua documentaรงรฃo tรฉcnica, e a partilhar contributos como sugestรตes e opiniรตes. Neste artigo, destacรกmos os documentos mais importantes; podes consultar e descarregar a documentaรงรฃo na รญntegra aqui.


Actualizaรงรฃo a 9/01/2023: clarificada informaรงรฃo sobre a Avaliaรงรฃo de Impacte Ambiental.

Actualizaรงรฃo a 11/01/2023: correcรงรฃo sobre o tempo de percurso, referindo anteriormente como sendo de 75 mins. Nรฃo sendo clara a documentaรงรฃo do projecto, verificou-se que o tempo apresentado correspondia a uma ida e volta.

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