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Carris Metropolitana anuncia novidades na Margem Sul e regresso ao Areeiro

Há cinco novas linhas da Carris Metropolitana prestes a entrar em funcionamento em Almada, Seixal e Sesimbra, incluindo a primeira entre a zona ocidental de Lisboa à Margem Sul. E o Areeiro vai voltar a ter ligações directas a Almada.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Duas das linhas que ligam Almada e Lisboa vão deixar Sete Rios e regressar ao Areeiro, respondendo a uma vontade da população almadense. A partir de 30 de Janeiro, as linhas 3710 (Costa da Caparica) e 3703 (Parque Urbano de Almada) passam a iniciar e terminar o seu percurso no Areeiro, em Lisboa, deixando de utilizar o terminal de Sete Rios.

O terminal rodoviário do Areeiro situa-se na Avenida Padre Manuel da Nóbrega, nas traseiras da Gago Coutinho. Faz a ligação com a estação ferroviária de Roma-Areeiro e com o Metro do Areeiro. Aqui pararam algumas carreiras da antiga TST e da Rodoviária de Lisboa. Mas a Câmara de Lisboa decidiu, a certo ponto, encerrar o terminal rodoviário do Areeiro e concentrar todos os esforços em Sete Rios; e a chegada da Carris Metropolitana, no início do Verão passado, terá sido o pretexto para começar a fazer essa alteração.

O regresso de duas linhas de Almada da Carris Metropolitana ao Areeiro permite reforçar este terminal que fica mais central na cidade, diluindo ao mesmo tempo a oferta de transporte público pela capital. A Câmara de Lisboa tinha, em Setembro de 2022, prometido o regresso do serviço da Margem Sul da Carris Metropolitana ao Areeiro até ao final desse ano – promessa que fica saudada agora no final de Janeiro. A autarquia disse ainda estar a preparar um novo terminal nesta freguesia para substituir o actual, não tendo na altura avançado mais detalhes para além da nova localização: a Avenida Almirante Gago Coutinho. Ao jornal Almadense, a Câmara liderada por Carlos Moedas avançou esta semana que o projecto do novo terminal já “está feito” e que está a aguardar “na Unidade de Intervenção Territorial-Centro para lançamento do concurso para a execução da empreitada”. A autarquia ainda não respondeu ao Lisboa Para Pessoas.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Com a chegada da Carris Metropolitana à Margem Norte no início deste 2023, as antigas carreiras da Rodoviária de Lisboa que paravam no Areeiro mantiveram-se: a 2790 e a 2791, que vão para Alverca, e a 2722, que vai para Via Rara, em Santa Iria de Azóia. Por seu lado, a linha 3710, que vai regressar ao Areeiro, tem frequências entre 10 e 30 minutos e liga em cerca de 50 minutos a Costa da Caparica à capital (ou vice-versa). Já a linha 3703, que também volta ao Areeiro, tem frequências idênticas e permite ir do centro de Almada (Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz), passando pela Cova da Piedade, até Lisboa (ou vice-versa) também em menos de uma hora.

Novas linhas em Almada, Seixal e Sesimbra

A partir da próxima segunda-feira, 23 de Janeiro, a Carris Metropolitana prepara-se para iniciar a operação de cinco novas linhas nos municípios de Almada, Seixal e Sesimbra, com destaque para o reforço das ligações à Margem Norte do Tejo.

Será iniciada a operação da linha 3705, que estabelece a ligação entre a Charneca da Caparica e o terminal de Sete Rios, em Lisboa, e a linha 3006 – circular da Aroeira –, garantindo à população um novo serviço de transportes de proximidade. Outra nova ligação será entre Almada e Algés, efetuada pela linha 3701 – esta linha será a primeira a ligar a zona ocidental de Lisboa e Oeiras, com um município da Margem Sul. E para melhor dar resposta à procura registada, a linha 3001, que já hoje liga o Cristo Rei e o terminal de Cacilhas, passará a contar com mais 20 circulações diárias.

Para promover a ligação entre o Seixal e Almada, entrará em operação a linha 3505, entre Paio Pires (Farinheiras) e o terminal de Cacilhas, num percurso semelhante ao serviço da antiga carreira 108, com horários sobretudo nas horas de ponta e com articulação com o barco. Sesimbra receberá, por seu lado, uma nova linha, a 3540, que irá garantir a ligação directa de Alfarim e do Meco para a estação de Coina (e vice-versa).

Nos últimos dias, têm sido feitos vários pequenos ajustes e reforços noutras linhas da Carris Metropolitana por toda a Área Metropolitana de Lisboa, que podes consultar aqui.

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