Apesar de a bicicleta ter sido um meio de mobilidade aconselhado em tempos de pandemia, a Cรขmara de Cascais decidiu suspender o seu sistema partilhado. Trรชs anos depois, as biCas estรฃo de volta com muito menos bicicletas e estaรงรตes.

Foram as primeiras bicicletas partilhadas na รกrea metropolitana de Lisboa, mas quando a pandemia de Covid-19 caiu, em 2020, a Cรขmara de Cascais decidiu desactivar o serviรงo sem razรฃo aparente. Numa altura em que a mobilidade precisava de ser reduzida mas em que continuava a ser necessรกrio sair de casa โ seja para abastecimento, trabalhos essenciais ou os chamados “passeios higiรฉnicos” โ, a bicicleta foi aproveitada por muitas cidades como uma excelente forma de mobilidade em curtas distรขncias e sem contacto social.
A autarquia de Cascais nรฃo terรก visto a bicicleta da mesma forma.
Trรชs anos depois, as biCas estรฃo de regresso ร s estaรงรตes e docas que, durante trรชs anos, estiveram vazias. O sistema estรก disponรญvel apenas para residentes, estudantes ou trabalhadores do municรญpio que deverรฃo requisitar o cartรฃo Viver Cascais, em formato digital ou fรญsico. Uma vez tendo esse cartรฃo (que na sua versรฃo digital nรฃo tem qualquer custo), bastarรก descarregar a app MobiCascais (iOS ou Android) e fazer uso do sistema, que funciona como se espera que um sistema de bicicletas partilhadas funcione: escolhe-se uma estaรงรฃo, desbloqueia-se uma bicicleta, usa-se e faz-se a devoluรงรฃo na mesma estaรงรฃo ou numa outra. A utilizaรงรฃo รฉ gratuita e por um perรญodo mรกximo de 60 minutos por utilizaรงรฃo.




Mas se as bicicletas que estรฃo nas estaรงรตes sรฃo sรณ para residentes, estudantes e trabalhadores (com o cartรฃo Viver Cascais), hรก vรกrios quiosques que permitem a utilizaรงรฃo destas mesmas bicicletas por turistas e outros nรฃo residentes. Ao todo, sรฃo cinco quiosques: dois na vila de Cascais, um na Guia, um em Carcavelos e outro no Estoril. Nestes pontos, รฉ possรญvel alugar bicicletas convencionais ou elรฉctricas, trotinetas elรฉctricas e tambรฉm capacetes e cadeados por perรญodos de 30 minutos a 1 dia.
Existe a seguinte tabela de preรงos:
Tempo | biCas tradicionais | biCas elรฉctricas | Trotinetas elรฉctricas | Capacete | Cadeado |
---|---|---|---|---|---|
30 minutos | โ | โ | 6 โฌ | โ | โ |
1 hora | 2 โฌ | 4 โฌ | 10 โฌ | โ | โ |
4 horas | โ | โ | 15 โฌ | โ | โ |
1 dia | 6 โฌ | 10 โฌ | โ | 1 โฌ | 1 โฌ |
Mas voltando ao sistema pรบblico de bicicletas partilhadas. Existem 12 estaรงรตes espalhadas pelo concelho, oferecendo, no entanto, uma baixa cobertura territorial. Entre Carcavelos e a Praia da Torre/Universidade NOVA, existem trรชs docas; hรก mais duas no Estoril; outras quatro na vila de Cascais; duas no Bairro Chesol; e uma em Malveira da Serra. O sistema das biCas funciona todos os dias do ano atravรฉs da app e entre as 7 e 20 horas.
O serviรงo biCas foi lanรงado originalmente em 2001 e disponibilizava bicicletas para lazer em trรชs pontos da vila de Cascais. Em 2016, foi renovado com 84 estaรงรตes previstas para locais estratรฉgicos como interfaces de transporte pรบblico, parques de estacionamento e pรณlos geradores de trรกfego (escolas, clubes e associaรงรตes ou centros comerciais). Nessa altura, o acesso era possรญvel com um cartรฃo NFC ou app no telemรณvel e havia quatro tipo de subscriรงรตes: diรกria, semanal, mensal e anual. As docas podiam ser utilizadas tanto para levar biCas como para parquear bicicletas particulares, uma vez que existia uma modalidade complementar de bike parking que dava acesso a uma doca e respectivo cadeado.

No entanto, entre 2016 e o tempo presente, nรฃo sรณ o nรบmero de estaรงรตes activas foi reduzido, como o nรบmero de docas em algumas estaรงรตes. Por exemplo, em Carcavelos, chegou a haver duas dezenas de docas e hoje estรฃo disponรญveis apenas duas. Nesse local, as docas terรฃo sido substituรญdas por um quiosque de aluguer de biCas a turistas e visitantes; fazendo as contas, das 84 estaรงรตes previstas para as 12 actuais, รฉ uma reduรงรฃo de 85%. Em 2019, ao aluguer de biCas foi adicionado o aluguer de trotinetas elรฉctricas, mas sรณ nos quiosques.

Sobre a suspensรฃo do sistema de bicicletas partilhadas em docas, a Cรขmara de Cascais esclareceu ao jornal Polรญgrafo, hรก um ano atrรกs, que tomou essa decisรฃo “por nรฃo ser possรญvel assegurar a desinfeรงรฃo das bicicletas com a regularidade necessรกria para uma utilizaรงรฃo segura por parte de todos”, e que essa pausa “foi aproveitada para fazer uma sรฉrie de melhoramentos no serviรงo”. Nesse mesmo artigo, a autarquia liderada por Carlos Carreira prometia o relanรงamento para “muito em breve, com novas funcionalidades e mais soluรงรตes de mobilidade suave para os cidadรฃos de Cascais e para todos os utilizadores da MobiCascais”. Ora, um ano depois da promessa de brevidade e trรชs anos depois da pandemia, eis que as biCas estรฃo novamente na rua mas num formato mais reduzido.

Note-se que o aluguer de bicicletas nos quiosques nunca chegou a ser suspenso, tirando nos momentos crรญticos da pandemia, ou seja, nos confinamentos. Note-se tambรฉm que outras cidades como Lisboa nunca suspenderam os seus sistemas de bicicletas partilhadas; na capital, os utilizadores da GIRA foram sensibilizados para a desinfeรงรฃo das bicicletas e o sistema esteve sempre disponรญvel, tendo sido utilizado tanto por pessoas que procuravam evitar contactos nos transportes pรบblicos como para os “passeios higiรฉnicos”.
Em Cascais, apesar da suspensรฃo das biCas, a cidade abriu-se a sistemas privados de aluguer, nomeadamente ร Ridemovi e ร Bird, que passaram a partilhar bicicletas elรฉctricas no concelho no Verรฃo do ano passado.

