A estação de Metro de Alcântara vai mudar a paisagem da freguesia. O projecto do atelier Aires Mateus poderá ser “visitado” na edição deste ano do Open House Lisboa.

Alcântara e o seu vale sempre foram uma zona da cidade de grandes transformações. Desde o traçado do aqueduto no século XVIII às estruturas viárias de Duarte Pacheco no século XX, à passagem da ferrovia, ou mais recentemente à localização de uma discreta Estação de Tratamentos de Águas Residuais (ETAR), esta área aparentemente ordenada e cheia de funções, não deixa de ser um espaço de oportunidade e de expansão de Lisboa; talvez não com edifícios, mas com significados e ligações.
No momento presente, mais uma grande infraestrutura pública está em curso: o prolongamento da Linha Vermelha do Metro de Lisboa e, com ele, uma nova estação e conexão intermodal que vai transformar o bairro e a cidade. A futura estação de Alcântara irá funcionar à superfície, com a circulação de comboios a acontecer sob o actual complexo nó rodoviário – que será reformulado com a chegada do metropolitano.

O desenho da estação de Alcântara já tinha sido divulgado aquando da consulta pública do projecto de prolongamento da Linha Vermelha. Projectada pelo atelier Aires Mateus, a estação terá dois andares: um para o Metro de Lisboa e outra para a futura linha de metro ligeiro LIOS. O edifício estará ainda preparado para a futura nova estação subterrânea de comboios de Alcântara, que irá ligar, por fim, as linhas de Cascais e de Cintura.

Os renders agora divulgados não mostram as alterações de espaço público que já estão previstas para a zona de Alcântara e que deverão ser concretizadas aquando da chegada do Metro: entre as mudanças, está prevista, por exemplo, uma reformulação e acalmia do acesso à auto-estrada (onde estará a estação), um espaço verde junto ao Baluarte do Livramento (onde se iniciará o viaduto) e uma ligação pedonal e viária à futura estação de comboios do Alvito (parcialmente construída). Na secção de documentos, no final deste artigo, podes encontrar alguns dos desenhos tornados públicos aquando do lançamento do concurso público para o prolongamento da Linha Vermelha.

Se quiseres conhecer um pouco melhor o futuro de Alcântara, já neste fim-de-semana, dias 13 e 14 de Maio, haverá uma visita guiada sobre a estação de metro de Alcântara na edição de 2023 do Open House Lisboa. As visitas vão acontecer a cada 30 minutos por estudantes de arquitectura, voluntários do Open House Lisboa, entre as 14 e 18 horas, e serão limitadas a 15 pessoas. Não é precisa qualquer inscrição; o ponto de encontro será na Rua 5 de Abril.
