Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Cartões Navegante já podem ser carregados em 900 lojas por toda a amL

A rede de Agentes Navegante duplicou. São agora 900 lojas de bairro, papelarias, cafés e supermercados de proximidade onde é possível carregar o passe ou saldo no cartão de transportes públicos.

Fotografia LPP

A rede de Agentes Navegante, isto é, de lojas, papelarias e supermercados de proximidade onde é possível carregar um cartão Navegante com o passe ou saldo zapping, aumentou dos cerca de 400 estabelecimentos comerciais pré-existentes para 900, havendo a intenção de crescer esta rede de proximidade até aos 1500 locais.

Existem várias formas de comprar o passe ou de carregar o cartão com saldo para usar os transportes públicos da área metropolitana de Lisboa, mas é a rede de Agentes Navegante que permite que o maior número de habitantes da amL tenha, na proximidade da sua residência ou local de trabalho, um estabelecimento comercial onde realizar essas tarefas.

Os Agentes Navegante funcionam sob a rede Payshop, que pertence aos CTT e que consiste num mercado de pagamentos presenciais. Os pontos Payshop podem ser lojas de bairro, papelarias, cafés e supermercados de proximidade. Nestes locais, é possível carregar o telemóvel, comprar viagens ou carregar cartões de transporte público (incluindo Rede Expressos), pagar facturas domésticas de electricidade, água, gás e comunicações, pagar impostos, pagar portagens, etc.

A lista completa de Agentes Navegante pode ser consultada aqui. Só na cidade de Lisboa existem mais de 300 pontos Payshop, onde os residentes também podem carregar também os seus passes gratuitos (estudantes até 23/24 anos e maiores de 65 anos). Ao nível da área metropolitana, existem mais 600 pontos, sendo que qualquer estabelecimento comercial poderá tornar-se num através do preenchimento deste formulário.

Os Agentes Navegante são contratados pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) à Payshop, pretendendo-se que, num futuro próximo, o carregamento de títulos Navegante seja alargado às Lojas e Postos CTT da área metropolitana. Esta rede de Agentes está identificada com um autocolante próprio à entrada. A TML é responsável pela gestão do ecossistema de bilhética metropolitano, o Navegante, e garante a intermodalidade e interoperabilidade do sistema de transportes da área metropolitana de Lisboa.

Note-se que existem várias formas de carregar o cartão Navegante do passe: com um telemóvel e a aplicação Pick Hub, num qualquer Multibanco, nas máquinas ou balcões dos operadores, e nos Espaços e Pontos Navegante, além dos Agentes Navegante. Já os cartões ocasionais/descartáveis só podem ser carregados nas máquinas e balcões dos operadores, nos Espaços Navegante e nos Agentes Navegante.