A associação de moradores Vizinhos de Arroios lançou os “Vizinhos Awards” para distinguir entidades e personalidades meritórias da cidade.

Podem as pessoas de uma cidade organizarem a sua própria cerimónia de prémios para distinguir figuras e entidades que, nesse território, estão a trabalhar em prol do bem comum? Os Vizinhos de Arroios mostraram que sim. Na passada sexta-feira, 9 de Junho, esta associação de moradores da freguesia de Arroios, em Lisboa, distribuiu seis distinções a figuras e entidades que considerou meritórias, na primeira edição dos Vizinhos Awards.
A ideia de criar estes prémios partiu de Luís Castro, presidente da associação Vizinhos de Arroios, que juntamente com os 528 associados, que, com os respectivos agregados familiares, representam cerca de 1500 fregueses de Arroios, definiu quatro categorias: Mobilidade, Segurança, Cidadania e Personalidade do Ano. Através dos grupos de WhatsApp, onde os vizinhos se encontram e conversam, foram discutidas as seis pessoas e entidades a distinguir. As escolhas não foram fáceis, mas os Vizinhos lá conseguiram chegar a consensos.
Na Mobilidade, foi premiada a Carris, que em 2022 celebrou 150 anos de vida, e os trabalhadores da Carris da Loja do Cidadão do Saldanha pelo seu apoio aos mais idosos quando os transportes passaram a ser gratuitos; na Segurança, foi distinguido o Serviço Municipal de Proteção Civil e a sua directora, Margarida Castro Martins, pelo apoio e intervenção imediata à população da cidade e, em particular, de Arroios; na Cidadania, o Diogo Lourenço, fundador do portal Autocarros de Lisboa, pelo trabalho de informação ao passageiro louvável; e a Personalidade do Ano foi homenageado o empresário Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés, pela influência que o seu trabalho também teve na freguesia.

Os prémios foram entregues numa pequena cerimónia que decorreu na Sociedade Geográfica de Lisboa, perto dos Restauradores, e que contou com a presença do Presidente da Câmara. Carlos Moedas destacou a proximidade da sua governação com as pessoas da cidade e, em particular, as associações de vizinhança. “O exemplo da vossa associação é um exemplo muito único, infelizmente muito único. Deveria haver muito mais. Cada vez temos mais mas ainda não temos as que chegam para mudar a cidade através daqueles que vivem na cidade. O meu objectivo como Presidente da Câmara é ter a capacidade de juntar as pessoas e que elas se juntem também por elas, para irmos mudando a cidade”, comentou, deixando um elogio ao Presidente dos Vizinhos de Arroios: “O Luís Castro, para além de tudo, tem o carácter de uma pessoa totalmente independente e que, mesmo estando eu aqui a falar, é capaz de se levantar e de dizer o que estou a fazer mal. Ele fala ao poder com voz, não tem medo de dizer o que pensa, e isso é extremamente importante.”

Apesar de a associação Vizinhos de Arroios ser independente dos Vizinhos Em Lisboa – associação que, por seu lado, agrega núcleos de vizinhos em diferentes freguesias –, Luís Castro contou com o apoio dos Vizinhos Em Lisboa e do seu presidente, Gonçalo Matos. “Foi só com o esforço colectivo das duas associações e do Gonçalo em particular que esta sessão foi possível “, destacou Luís durante a cerimónia. Por seu lado, Gonçalo referiu que o desafio dos Vizinhos de Arroios de criarem estes prémios acabou por ser um “desafio à cidade inteira, aos Vizinhos de toda a cidade”, com o intuito de “reconhecer todas aquelas entidades e, por detrás delas, as caras que se relacionam connosco e que dizem muito à nossa cidade”. Para o Presidente dos Vizinhos em Lisboa, a cidadania “não é activismo, é voluntariado” e segue “um modelo de co-criação tendo em vista apenas o bem comum”. “Queremos hoje reconhece, agradecer e estar próximo daqueles que mais cooperam connosco.”
Os Vizinhos de Arroios convidaram uma artista plástica local, da freguesia, para criar seis pássaros para as seis distinções entregues nestes Vizinhos Awards 2022. Patrícia Mariano é uma artista autodidata com formação académica em arquitectura e jornalismo, e com oito anos de uma carreira em publicidade enquanto copywriter criativa. Foi apenas em 2018 que Patrícia decidiu seguir a carreira de pintora de forma profissional e, desde então, o seu percurso inclui múltiplas exposições individuais e colectivas, bem como diversas intervenções de arte urbana, com um trabalho que se situa algures entre a realidade e os sonhos, e que pode ser descrito como poesia surreal em formato visual.
Luís Castro prometeu dar continuidade aos Vizinhos Awards e, em 2024, entregar os prémios referentes a este ano. Quer voltar a fazê-lo no dia 9 de Junho e até já avançou um dos possíveis nomes a distinguir: nomeado para a categoria da Mobilidade estará o Automóvel Club de Portugal (ACP) por completar, neste ano, 120 anos de história; mas a escolha final será naturalmente dos associados dos Vizinhos de Arroios.
Vizinhos Awards 2022
Mobilidade

Na Mobilidade foi distinguida a Carris por ter, em 2022, completado 150 anos de existência. “150 anos ao serviço da cidade, dos lisboetas e também dos vizinhos da freguesia de Arroios. É um exemplo de resistência que não podia deixar de ser assinalado numa altura em que se discute tanto mobilidade”, destacou Luís Castro. Para os Vizinhos, a mobilidade na cidade de Lisboa não seria a mesma coisa sem a Carris, os moradores da freguesia de Arroios sabem reconhecer o papel que ao longo de 150 anos esta empresa desempenhou na melhoria da sua qualidade de vida e mobilidade, encurtando as distâncias e distinguem com enorme orgulho esta empresa, que ousam chamar de sua. A Carris é um legado da cidade e a esperança e aposta num futuro melhor e mais sustentável. O prémio da Carris foi recebido por Sara Nascimento, da administração da empresa, e ave escolhida por Patrícia foi o flamingo, uma espécie que se adapta a vários momentos e que é símbolo da individualidade e singularidade.

Também na Mobilidade foram distinguidos os trabalhadores da Carris da Loja da Carris no Saldanha e, em particular, Paula Ribeiro, funcionária dessa loja. Para os Vizinhos, a distinção da Carris não estaria completa se não premiassem também os milhares de homens e mulheres que ao longo da sua história contribuíram para a sua construção e consolidação. As empresas fazem-se com pessoas e, nesse sentido, os Vizinhos de Arroios observaram muitos colaboradores da Carris, que na freguesia de Arroios, foram contribuindo para o seu sucesso, tendo decidido distinguir, em particular, a funcionária Paula Ribeiro, pela forma exemplar e expedita como, no Saldanha, ajudou dezenas de idosos a fazer o seu passe gratuito. “A Paula Ribeiro foi a super-mulher que, quando o Presidente Carlos Moedas decidiu fazer esta coisa dos passes gratuitos para os idosos, despachava dois de cada vez. Deu uma ajuda especialmente aos idosos com muitos problemas e várias questões”, comentou Luís. A ave escolhida foi o cardeal, que simboliza lealdade, fidelidade, confiança e auto-confiança.
Cidadania

Na Cidadania, foi distinguido o jovem Diogo Lourenço, criador do portal Autocarros de Lisboa (AdL), um projeto de enorme utilidade pública na cidade de Lisboa. Para os Vizinhos de Arroios, representa um trabalho louvável de informação ao passageiro de altíssima qualidade e de fácil compreensão por qualquer faixa etária. “Resolvemos escolher um jovem que está a começar a sua carreira profissional e que, contra tudo e contra todos, meteu-se na ideia de fazer um site para fazer ‘concorrência’ à Carris. Achava que a Carris não está a informar bem os passageiros”, apresentou Luís. Este é um dos projectos mais valiosos que temos na cidadania construtiva da nossa cidade, e que contribui decisivamente para a aproximação da Carris aos seus passageiros, tripulantes e demais entusiastas. Tudo isto promovido voluntariamente por um jovem apaixonado pela Carris, que está a terminar o seu curso profissional em marketing e comunicação. “Distinguimos o Diogo Lourenço porque fez tudo sem dinheiro, sem apoio de ninguém, e porque conseguiu com o seu projecto aglomerar à sua volta um conjunto de outros jovens, conseguiu mobilizar mais gente para uma causa, para uma ideia.” A ave escolhida foi o papagaio por ser um excelente comunicador.
Segurança

Em matéria de Segurança, os Vizinhos de Arroios decidiram destacar o Serviço Municipal de Proteção Civil da cidade de Lisboa, pelo trabalho hercúleo levado a cabo em prol da cidade de Lisboa nos momentos difíceis da nossa vida colectiva, como a pandemia, os incêndios urbanos, as derrocadas de prédios, as cheias… situações que seriam mais difíceis de superar se a freguesia não pudesse contar com o apoio e intervenção imediata da Protecção Civil. “Durante o período da pandemia e entre a pandemia e todos os outros acidentes na cidade, o Serviço Municipal de Protecção Civil tem sido importantíssimo”, disse Luís Castro. Os moradores de Arroios sabem reconhecer o papel e os sacrifícios que os elementos que fazem parte desta alargada equipa têm de fazer no cumprimento da sua missão, e agradecem o seu empenho. Os Vizinhos de Arroios gostariam que esta distinção singela mas sincera seja entendida como o reconhecimento do papel único da missão levada a cabo por este serviço municipal. A ave escolhida para esta distinção é o falcão, associado ao poder e à força devido à sua agilidade, velocidade e habilidade para a caça.

Os Vizinhos de Arroios decidiram distinguir também Margarida Castro Martins, directora do Serviço Municipal de Protecção Civil. “Queremos agradecer à Margarida todo o trabalho de liderança à frente desta equipa que tem sido extraordinária”, comentou Luís. Para os Vizinhos, poucos serviços do município de Lisboa granjeiam da unanimidade dos munícipes no momento do seu reconhecimento e agradecimento, e isso tem a ver, no entender da associação, com a sua liderança. A liderança que Margarida Castro Martins imprime diariamente à frente deste serviço e a forma directa, honesta e sincera como se relaciona com a comunidade não poderiam passar em claro. A ave escolhida foi o gaio-azul, reconhecida pelas suas capacidades de comunicação, liderança e expressão; o seu chamamento alto e distintivo simboliza a importância da comunicação clara e da expressão autêntica encomendada, que são atributos fundamentais para expressar ideias e sentimentos de maneira assertiva.
Personalidade do Ano

Por fim, os Vizinhos de Arroios decidiram homenagear uma Personalidade do Ano, tendo escolhido Rui Nabeiro, empresário e fundador da Delta Cafés, que faleceu no passado mês de Março. “Esta foi a categoria mais problemática, porque, como disse o Sr. Presidente, uma das coisas que mais prezo enquanto estiver à frente desta associação de moradores é que tem de ser isenta politicamente. Tem de ser uma organização das pessoas para as pessoas. E temos pessoas de todos os quadrantes e de todas as ideias. Mas dentro da pluralidade, chegámos a um impasse com esta categoria. Todos os nomes que foram atirados para cima da mesa, não seriam consensuais. Até que um dos nossos associados sugeriu o nome do Rui Nabeiro. E fez-se luz, a unanimidade foi imediata”, contou Luís. Apesar de a Delta Cafés ser uma empresa sediada em Campo Maior, no Alentejo, o trabalho de Nabeiro chegou aos moradores de Arroios. O empresário ajudou as crianças e idosos da freguesia a desfrutarem de momentos de lazer ao proporcionar-lhes uma ida à praia ou a Campo Maior, e mitigou a fome de alguns na pandemia, um momento difícil da nossa vida colectiva. Humanista para uns, progressista para outros, uma coisa é certa, para os Vizinhos, foi um homem simples, humilde, honesto e solidário que deu valor ao nome “Nabeiro”. O prémio foi recebido pelo actual director da Delta Cafés, o filho Rui Miguel Nabeiro, e por outros familiares. A ave escolhida para esta homenagem foi a coruja por representar a sabedoria.