Martyna Idasiak e Ralph Frรผhwirth, estudantes de mestrado da Universidade de Lund, na Suรฉcia, venceram a competiรงรฃo Students Reinventing Cities, promovida pelo grupo C40 Cities. Propรตem uma Mouraria com menos carros, mais pessoas a andar a pรฉ e de bicicleta, mais espaรงos verdes, habitaรงรฃo acessรญvel e escritรณrios, e tuk-tuks como transporte pรบblico.

Dois estudantes da Universidade de Lund, na Suรฉcia, reinventaram o bairro lisboeta da Mouraria no รขmbito da competiรงรฃo internacional Students Reinventing Cities, promovida pelo grupo C40 Cities โ do qual Lisboa faz parte. O trabalho de Martyna Idasiak e Ralph Frรผhwirth foi o grande vencedor, com os dois jovem a proporem uma Mouraria com menos carros ร superfรญcie, com mais infraestrutura pedonal e ciclรกvel, com melhor recolha de resรญduos, com mais espaรงos verdes e com os tuk-tuks a servirem de transporte pรบblico.
Na memรณria descritiva do seu trabalho, Martyna e Ralph โ que assinam como Dreamers Inc., uma empresa fictรญcia de jovens sonhadores โ indicam que “as ruas da Mouraria estรฃo na sua maioria tomadas por veรญculos automรณveis, deixando pouco ou nenhum espaรงo para as pessoas”, e sugerem dar outros usos a esse espaรงo. Em concreto, a proposta passa por transformar lugares de estacionamento em espaรงos pedonais de circulaรงรฃo e estadia, esplanadas para restaurantes, estaรงรตes de bicicletas partilhadas, estacionamentos para bicicletas particulares, รกreas verdes e permeรกveis, etc.
“Em cooperaรงรฃo com proprietรกrios de negรณcios locais, um espaรงo antes ocupado por um carro pode tornar-se um parklet para ampliar a oferta de um restaurante ou para fornecer assentos para idosos que voltam de uma mercearia para casa. Alรฉm disso, alguns dos novos espaรงos disponรญveis podem passar a oferecer estacionamento para bicicletas e ferramentas bรกsicas de reparaรงรฃo, enquanto vรกrios outros podem passar a acomodar a vegetaรงรฃo das ruas, oferecendo assim sombra e contribuindo para a melhoria do microclima, especialmente em dias quentes”, escrevem os dois estudantes de Lund.

Segundo Martyna e Ralph, “a requalificaรงรฃo dos lugares de estacionamento na Mouraria nรฃo sรณ serve para melhorar a mobilidade suave e a conectividade aos serviรงos quotidianos, mas leva tambรฉm a uma reduรงรฃo significativa das emissรตes, que รฉ ainda facilitada pela nova vegetaรงรฃo das ruas. A combinaรงรฃo com o mobiliรกrio urbano colocado de forma co-criativa com a comunidade local melhora a qualidade geral dos espaรงos pรบblicos e a possibilidade de mais atividades sociais da comunidade da Mouraria. Alรฉm disso, o projecto de recuperaรงรฃo de lugares de estacionamento รฉ um trampolim para a criaรงรฃo de uma zona 100% sem carros no futuro“. E o que fazer aos carros que hoje estacionam nas ruas da Mouraria? Os estudantes propรตem garagens/silos em altura.
Os dois estudantes de Lund estiveram na Mouraria a perceber as dinรขmicas locais. Uma das particularidades que apanharam foi a proliferaรงรฃo de tuk-tuks, um serviรงo turรญstico que “influencia a sobrelotaรงรฃo dos espaรงos pรบblicos” mas que tambรฉm “emprega a populaรงรฃo local”. A proposta da dupla passa por transformar os tuk-tuks num meio de transporte pรบblico local, elรฉctrico e de baixo custo, com um circuito prรณprio pelo interior do bairro da Mouraria e com vรกrios pontos de colhida e largada de passageiros. “Este projecto melhora tremendamente a mobilidade na zona, especialmente no que diz respeito ร populaรงรฃo idosa da Mouraria e ร s pessoas com mobilidade reduzida em geral”, descrevem os alunos.


O desenho urbano รฉ apenas uma parte da proposta dos dois estudantes. As ruas com mais รกreas verdes, pedonais e ciclรกveis de nada servem sem comunidades locais fortes e vivas. Martyna e Ralph indicam que a Mouraria “enfrenta atualmente alguns desafios ligados ร turistificaรงรฃo do bairro” e que essa “dependรชncia econรณmica do turismo levou ร desertificaรงรฃo gradual da รกrea, seguida pela substituiรงรฃo do comรฉrcio local por comรฉrcio retalhista orientado para o turismo, esgotamento do parque habitacional em benefรญcio do alojamento de arrendamento de curta duraรงรฃo e negligรชncia dos espaรงos pรบblicos”. A dupla de sonhadores encontra, no entanto, um “potencial adormecido” no bairro, nomeadamente ao nรญvel das tradiรงรตes, arte e inovaรงรฃo, alimentado pela multiculturalidade, e visรญvel em “edifรญcios negligenciados e abandonados, espaรงos pรบblicos subutilizados, bem como รกreas abandonadas fechadas e vedadas”. Martyna e Ralph querem revitalizar este edificado, criando pontos de encontro e de interacรงรฃo social, habitaรงรฃo acessรญvel e espaรงos de trabalho (ou seja, criando um bairro misto) e espaรงos para diferentes geraรงรตes e culturas.

Os estudantes propรตem, atravรฉs da abertura de espaรงos e edifรญcios que estรฃo fechados, criar uma rede verde e azul mais uniforme na Mouraria, aumentando as รกreas recreativas ร disposiรงรฃo da populaรงรฃo e mitigando o efeito de Ilha de Calor Urbano (ICU), mas tambรฉm reaproveitar os edifรญcios subutilizados, numa perspectiva de reusar construรงรฃo existente em vez de construir edificado novo. Em concreto, propรตem transformar o mosteiro do Largo da Rosa num centro intergeracional com alojamento para idosos, jardim de infรขncia, habitaรงรฃo acessรญvel e uma รกrea pรบblica para eventos comunitรกrios; transformar uma antiga estrutura industrial entre a Rua Damasceno Monteiro e a Travessa da Nazarรฉ num espaรงo para ateliรชs de artistas e escritรณrios partilhados; criar uma ampla รกrea verde e praรงa pรบblica na Calรงada de Santo Andrรฉ; e ainda converter o parque de estacionamento da Rua Damasceno Monteiro e Calรงada do Monte num “hub de mobilidade” com uma biblioteca e centro multimรฉdia, escritรณrios, centro de logรญstica, posto de carregamento para tuk-tuks, etc.


Os Dreamers Inc. sugerem ainda a criaรงรฃo de uma quinta agrรญcola ao longo da Costa do Castelo onde a comunidade possa cultivar produtos locais e estudantes possam aprender sobre a poda, a instalaรงรฃo de jardins verticais que tirem partido de algumas fachadas ou de รกreas verdes em telhados, ou a reativaรงรฃo de fontes de รกgua โ potรกvel ou reutilizada โ para beber ou para rega. “A identidade da Mouraria e o bem-estar da sua comunidade estรฃo actualmente em jogo. Devido a muitos factores como a urbanizaรงรฃo, o turismo, as mudanรงas demogrรกficas e as alteraรงรตes climรกticas, o bairro estรก a enfrentar muitos desafios. No entanto, o seu grande capital social e o seu patrimรณnio material e imaterial sรฃo uma grande oportunidade para transformรก-lo num bairro verde e prรณspero.”
Podes ler a proposta na รญntegra aqui:
A competiรงรฃo internacional Students Reinventing Cities foi promovida pela rede C40 Cities, que Lisboa integra juntamente com uma centena de cidades de todo o mundo. Na capital portuguesa, a iniciativa foi organizada no รขmbito do projecto HUB-IN, que estรก a ser coordenado pela agรชncia Lisboa E-Nova. O jรบri da competiรงรฃo foi constituรญdo por Diana Henriques, da Lisboa E-Nova, por Susana Paulo e Dora Lampreia, da Cรขmara de Lisboa, por Ana Barbosa, do IKEA, por Rita Lopes, investigadora da Universidade Nova de Lisboa, e por Costanza De Stefani, da C40 Cities. Foram avaliados 19 projectos. A equipa vencedora, constituรญda por Martyna Idasiak e Ralph Frรผhwirth, ambos estudantes de mestrado, teve como consultores externos Andreas Olsson e o atelier Architect SAR/MAS.
Segundo Vera Gregรณrio, coordenadora do HUB-IN, “muito impressionados com a qualidade da maioria das candidaturas, mesmo muito boas”, mas o projecto da dupla sueca sobressaiu pela “excelente apresentaรงรฃo grรกfica” e tambรฉm pela “qualidade e detalhe do plano de intervenรงรฃo, que incluiu diversas entidades, orรงamentos estimativos e um timeline. Alรฉm disso, nรฃo se tratou apenas de um trabalho de gabinete, porque tambรฉm fizeram visitas ao terreno, contactando com a populaรงรฃo e, inclusivamente, articularam-se com as estratรฉgias municipais, caso do Plano de Acรงรฃo Climรกtica”, disse em entrevista ร revista Smart Cities. “ร, de facto, um trabalho com um elevado nรญvel de maturidade. Tem uma visรฃo, tem uma abordagem e mostra um elevado profissionalismo, respeitando sempre a ligaรงรฃo entre o patrimรณnio histรณrico e a sustentabilidade e explicando muito bem a aplicaรงรฃo prรกtica na Cidade dos 15 Minutos.”
Em Novembro, estรก prevista uma conferรชncia online com os melhores classificados desta competiรงรฃo (em segundo lugar ficou o projecto “Futuro Conectado”, de alunos do Imperial College London, e em terceiro o “Tram for Transformation”, do Politรฉcnico de Milรฃo). Os vencedores nรฃo recebem prรฉmios monetรกrios, mas irรฃo participar no projecto HUB-IN e terรฃo oportunidade de apresentar os seus projectos ร comunidade e a decisores polรญticos. “Por exemplo, todas estas ideias inspiradoras poderรฃo ser interessantes para partilhar com a equipa coordenadora do Plano de Pormenor da Colina do Castelo que, aliรกs, tambรฉm integrou o jรบri”, disse Vera Gregรณrio tambรฉm ร revista Smart Cities.