Como a tecnologia pode ajudar pessoas cegas a caminhar na cidade

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Em Lisboa, quatro start-ups testaram tecnologia direccionada a pessoas invisuais. Dois desses projectos, a Lumen e a WhiteJacket, podem mesmo fazer a diferenรงa na mobilidade pedonal de quem nรฃo vรช a cidade da mesma forma.

Os รณculos da Lumen conduzem pessoas cegas como um cรฃo-guia (fotografia LPP)

ร‰ com um dispositivo tecnolรณgico posto na cabeรงa que Tomรกs Delfim sai ร  rua. Deixa para trรกs a bengala que normalmente usa para se deslocar na cidade e para ver aquilo que a ausรชncia de visรฃo nรฃo deixa. Auxiliado por membros da Lumen, start-up romena que desenvolveu o equipamento, Tomรกs รฉ guiado atรฉ uma zona ampla de jardim. ร‰ por aรญ que se movimenta, testando a tecnologia que ainda estรก em desenvolvimento.

A Lumen esteve em Lisboa a testar a sua soluรงรฃo de navegaรงรฃo pedonal para cegos, num exercรญcio coordenado pela equipa de Acessibilidade Pedonal da Cรขmara de Lisboa e que, ao todo, cruzou um grupo de pessoas invisuais com quatro propostas tecnolรณgicas de quatro start-ups. Alรฉm da Lumen, participaram a start-up espanhola OnRails com o seu WhiteJacket, a tambรฉm espanhola 3Finery com a aplicaรงรฃo LisNav, e ainda a finlandesa Omni Audio. Estas quatro jovens empresas participaram num programa de aceleraรงรฃo focado na acessibilidade universal, o Better Mobility Acelerator, promovido pela EIT Urban Mobility na capital portuguesa.

Apesar de procurarem resolver um รบnico problema โ€“ a navegaรงรฃo pedonal de cegos e pessoas com baixa visรฃo โ€“, estas start-ups apresentam soluรงรตes tecnolรณgicas completamente distintas: a utilizaรงรฃo de inteligรชncia artificial para reconhecimento de objectos (LisNav), a comunicaรงรฃo da presenรงa de objectos por meio de sons (Omni Audio), a utilizaรงรฃo de estรญmulos atravรฉs de um casaco sensorial (WhiteJackect) e uma soluรงรฃo que replica as orientaรงรตes de um cรฃo-guia (Lumen). Tomรกs experimentou as quatro ideias, mas foi a da Lumen aquela que mais o convenceu. “Permitiu-me deixar a bengala de lado. Nรฃo precisei de a usar, andei livremente e com as mรฃos livres. Em termos de funcionalidades, achei excelente.” Mas aponta algumas melhorias ao equipamento. “Aquilo que lhes disse รฉ que quanto menos aparatoso for, quanto mais discreto for, melhor รฉ para nรณs.”

Tomรกs รฉ jornalista da Mensagem de Lisboa e nรฃo vรช (fotografia LPP)

O produto da Lumen consiste nuns รณculos que ajudam uma pessoa cega a perceber o ambiente em que se encontra. O dispositivo conta com cinco cรขmaras que lรชem o ambiente pelo utilizador, analisando eventuais obstรกculos; e, ร  medida que a pessoa vai caminhando, o aparelho transmite uma pequena vibraรงรฃo para indicar se o trajecto estรก livre ou se tem algum bloqueio, seja algum obstรกculo vertical como um poste ou um parquรญmetro, seja uma qualquer interferรชncia ao nรญvel do solo como um degrau ou um buraco.

Tomรกs Delfim รฉ jornalista na Mensagem de Lisboa, jornal local tambรฉm dedicado ร  capital portuguesa, e รฉ lรก que conta na primeira pessoa, numa crรณnica, a sua experiรชncia. Ao Lisboa Para Pessoas (LPP) โ€“ que tambรฉm o acompanhou o teste do produto โ€“, avanรงou um breve testemunho. “A vibraรงรฃo que recebo dos รณculos tem de estar sempre na parte frontal da cabeรงa. Entรฃo, se eu vou a andar e sinto uma vibraรงรฃo do lado esquerdo, por exemplo, รฉ porque tenho de virar para essa direcรงรฃo. E virando fico novamente com a vibraรงรฃo na frente. Isso significa que estou bem, que estou a salvo, que nรฃo vou contra nada.”

No teste feito na rua, vรกrias pessoas da Lumen foram-se movendo ร  volta de Tomรกs para testar o comportamento; tambรฉm colocaram uma trotineta no meio do caminho mas os รณculos sempre indicaram com sucesso o trajecto. “Os รณculos tambรฉm detectam degraus, como aqueles pequenos degraus do passeio. Achei espectacular. Mas รฉ como disse, quanto mais pequeno forem, melhor”, conta. “O peso dos รณculos nรฃo me incomodou. Mas lรก estรก, estive 10 minutos com aquilo. Se calhar, estando uma hora poderia tornar-se algo incomodativo.” (Os รณculos tรชm, neste momento, uma autonomia de hora e meia de uso.) Tomรกs destaca tambรฉm o facto de os รณculos terem poucos botรตes e um tutorial na primeira utilizaรงรฃo que ajuda o utilizador a adaptar-se ao equipamento e aos estรญmulos que vai receber.

A Lumen ainda tem trabalho a fazer. Os รณculos que mostraram e testaram em Lisboa sรฃo um protรณtipo que ainda terรก de ser afinado antes da comercializaรงรฃo do produto. Por exemplo, os รณculos nรฃo sรฃo capazes de reconhecer atravessamentos pedonais desenhados com duas riscas โ€“ como existem tantos em Lisboa โ€“ em vez da convencional zebra; nรฃo reconhecendo, dรฃo sinais vibratรณrios no sentido de nรฃo deixarem Tomรกs atravessar a estrada. A Lumen foi fundada em 2020 por Cornel Amariei, que nasceu e crescer numa famรญlia onde era a รบnica pessoa sem deficiรชncia โ€“ um contexto que o fez despertar para o problema e para como a tecnologia poderia dar respostas. “Partimos de um problema simples: pelo mundo, existem 40 milhรตes de cegos, mas existem apenas 28 mil cรฃes-guia. Porquรช? Porque o cรฃo-guia pode custar atรฉ 60 mil dรณlares e cuidar de um cรฃo-guia รฉ muita responsabilidade para uma pessoa cega sรณ. O que fizemos foi replicar as principais caracterรญsticas de um cรฃo-guia sem as desvantagens que tornam o cรฃo-guia uma soluรงรฃo nรฃo escalรกvel.”

Os รณculos sรฃo ainda um protรณtipo (fotografia LPP)

Os รณculos da Lumen vรฃo ser capazes de reconhecer a voz do utilizador e o que os comandos que este lhe dรก. “Um cego pode pedir ao cรฃo-guia para o levar atรฉ ร  porta de saรญda ou, se souberem o caminho, mesmo atรฉ casa. O cรฃo puxa a mรฃo da pessoa para a conduzir na direcรงรฃo certa, evitando obstรกculos e mantendo-a segura. Aos รณculos da Lumen, podem ser pedidos exactamente os mesmos comandos e estes guiarรฃo a pessoa; mas em vez de o fazerem puxando a mรฃo, dรฃo-lhes os sinais atravรฉs cabeรงa. ร‰ como se estivessem a puxar a cabeรงa na direcรงรฃo que o cego deve seguir. Jรก testรกmos com mais de 200 pessoas Invisuais”, explica o responsรกvel da start-up romena. “Usar os รณculos da Lumen รฉ como ter um auricular no ouvido”, aponta. “Na verdade, esta รฉ a tecnologia assistiva mais avanรงada do mundo. ร‰ uma tecnologia de conduรงรฃo autรณnoma reduzida a algo que podemos usar na cabeรงa.”

O desenvolvimento da Lumen estรก a ser apoiado com 9,7 milhรตes de euros do Conselho Europeu de Inovaรงรฃo; por isso tambรฉm, foi o produto mais avanรงado que esteve em teste em Lisboa. Ringo foi outro dos testadores e ficou convencido. Mas a ideia do WhiteJacket, da espanhola OnRails, tambรฉm o satisfez. ร‰ que se a proposta da Lumen รฉ boa para o exterior, onde existem obstรกculos de diferentes alturas, a do WhiteJacket enquadra-se mais num contexto de interior, onde existem pessoas, paredes e outras coisas ao nรญvel do tronco. No fundo, a proposta consiste num casaco branco com vรกrios sensores no interior, capazes de dar um feedback vibratรณrio ao utilizador quando este estiver prรณximo de algo. “No exterior, eu nรฃo usaria, porque sou cego total e sรณ adverte de coisas na altura do tronco. Tu no exterior tens coisas que estรฃo ao nรญvel do tronco mas tambรฉm no chรฃo. Entรฃo, tocas com a bengala e desvias-te. No interior, รฉ diferente”, conta. “Numa loja, por exemplo, as pessoas estรฃo mais concentradas e nรฃo se desviam muito. Em vez de chocares contra a pessoa com a bengala, vais saber logo que ela estรก lรก e desvias-te naturalmente. No exterior, as pessoas normalmente deviam-se”, descreve. “Mas no interior รฉ muito รบtil e ajuda-me a desviar de obstรกculos e das pessoas sem chocar. Posso usar com a bengala e posso andar mais rรกpido.”

Ringo experimentou o WhiteJacket (fotografia LPP)

No geral, diz, “a experiรชncia foi muito boa e espero que consigam desenvolver isto”. O protรณtipo do WhiteJacket que a OnRails esteve a mostrar em Lisboa ainda precisa de ser aprimorado. Por exemplo, o peso รฉ algo que precisa de ser reduzido para tornar a experiรชncia de vestir e de uso mais fรกcil e confortรกvel. Tambรฉm a mochila de apoio que hoje tem, e onde estรก toda a capacidade de processamento e de bateria do dispositivo, precisa de ser retirada. Mas tanto Ringo como Tomรกs gostaram da experiรชncia, e acreditam que poderiam ser equipamentos que os ajudariam a ultrapassar os obstรกculos ao nรญvel da mobilidade que hoje em dia encontram em cidades como Lisboa. Para Ringo, “Lisboa รฉ uma cidade acessรญvel. Podia ser melhor, mas tambรฉm podia ser pior.” Conhece Madrid, Paris e Bruxelas, e para si nada bate a capital espanhola. “Paris e Bruxelas estรฃo mais ou menos ao mesmo nรญvel. Madrid รฉ o sonho. Tem sinais sonoros em todo o lado, nรฃo tem a calรงada, o pavimento muda quando tens uma escada ร  tua frente, tens guias que te vรฃo levar ร s passadeiras em todo o lado. ร‰ muito melhor.” Tomรกs tambรฉm sonha com uma cidade mais acessibilidade. “Hรก sรญtios em que nรฃo hรก a melhor acessibilidade, tanto e nรญvel de chรฃo, de desnรญveis, de coisas encostadas a paredes, como caixas de electricidade e postes que te obrigam a ir quase na estrada, carros e trotinetas nos passeios…” E alguns desses sรญtios sรฃo zonas de Lisboa que nรฃo pode evitar โ€“ “preciso de ir a esses sรญtios”. Tomรกs desloca-se quotidianamente entre os concelhos de Lisboa e de Vila Franca de Xira de comboio. “Em transportes pรบblicos, รฉ relativamente tranquilo. Por mais que nรฃo conheรงa uma estaรงรฃo, normalmente hรก sempre alguรฉm para ajudar.”

Na mochila estรก toda a computaรงรฃo (fotografia LPP)

As pessoas cegas e amblรญopes envolvidas nesta acรงรฃo de produtos e protรณtipos puderam experimentar as diferentes soluรงรตes, com o objectivo de as start-ups retirarem liรงรตes para o desenvolvimento dos seus produtos. Por outro lado, esta experimentaรงรฃo permitiu a tรฉcnicos do Plano de Acessibilidade Pedonal da autarquia compreender melhor o futuro das tecnologias de suporte ร  acessibilidade de pessoas de mobilidade condicionada, designadamente como estas se poderรฃo relacionar com o planeamento da infraestrutura pedonal na cidade.

Como afirma o Vereador ร‚ngelo Pereira, que tem junto a si a responsabilidade da Acessibilidade Pedonal, “esta acรงรฃo insere-se no novo impulso que estamos a dar ao Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa, o qual prevรช a necessidade de contรญnua inovaรงรฃo e atualizaรงรฃo das boas prรกticas para uma experiรชncia pedonal mais inclusiva e de maior qualidade para todos os cidadรฃos, sem excepรงรฃo”. E acrescenta: “O resultado mais visรญvel do que tem este Plano jรก nos permitiu fazer, estรก na contรญnua renovaรงรฃo das passagens de peรตes acessรญveis que continuamos a executar por toda a cidade. No entanto, o caminho para a construรงรฃo de uma Lisboa acessรญvel ainda รฉ longo e trabalha-se em todos os pormenores.”

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