Encosta do Olival. Há um novo Parque Urbano na fronteira de Lisboa e Odivelas

Lisboa tem um novo espaço verde. O Parque Urbano da Encosta do Olival oferece um miradouro privilegiada sobre a paisagem urbana de Odivelas.

Parque Urbano da Encosta do Olival (fotografia LPP)

Lisboa tem um novo parque urbano. Chama-se Parque Urbano da Encosta do Olival e integra o Corredor Verde Periférico da cidade. Este novo parque urbano está localizado na fronteira com Odivelas, oferecendo uma vista privilegiada sobre o concelho e uma paisagem urbana composta por grandes unidades de habitação e infraestruturas rodoviárias.

A construção do Parque Urbano da Encosta do Olival iniciou-se em Outubro de 2022 e ficou concluída antes deste Verão, tendo a abertura ao público desta nova área verde passado despercebida (a Câmara de Lisboa não realizou qualquer inauguração nem comunicação). A obra custou aproximadamente 792,5 mil euros e foi executada pela empresa Unikonstroi.

Este novo parque urbano acompanha uma das encostas que separam Lisboa de Odivelas, iniciando-se junto à ponte ciclopedonal da Calçada de Carriche e terminando perto do centro de reciclagem da Valorsul na Estrada Militar, no Lumiar. Através de um conjunto de percursos acessíveis, é possível caminhar ou pedalar por todo o parque, construído em cima de uma zona de aterros de terras e de matérias sobrantes de obras e postes da EDP de baixa e média tensão, e apreciar um novo miradouro, ao longo da antiga Linha de Defesa Militar.

O Parque Urbano da Encosta do Olival tem mesas para piquenique, uma zona de fitness/ginásio ao lar livre e vários bancos para estar e apreciar a paisagem – seja ao início do dia, seja ao final do dia, num belíssimo pôr-do-sol. Foi ainda criara uma vala de drenagem, que se pretende que funcione como uma pequena bacia de retenção que possa captar algum caudal da encosta. Quanto a vegetação, foram mantidas todas as árvores que se encontravam em bom estado e plantadas novas árvores e também vários arbustos. O parque funciona num regime de baixa rega com prados naturais e biodiversos.

O Corredor Verde Periférico de Lisboa irá integrar ainda o Parque Urbano de Carnide, onde funcionaria a Feira Popular; o Parque Urbano do Vale do Forno, que terá cerca de 20 hectares e que transformará um antigo aterro sanitário selado num parque com uma forte componente da promoção de biodiversidade; e a ligação verde, pedonal e ciclável entre o Calhariz de Benfica e a praça pública da Fonte Nova e o Parque Florestal de Monsanto.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.