O Governo jรก apresentou a sua proposta para o Orรงamento de Estado do prรณximo ano, 2024, e hรก vรกrias novidades no campo da mobilidade e dos transportes, afectando a รกrea metropolitana de Lisboa.

Os principais fluxos quotidianos que ocorrem na รกrea metropolitana de Lisboa sรฃo intermunicipais e centrados na capital: de fora para Lisboa, e de Lisboa para fora. E uma parte dessa mobilidade รฉ definida ao nรญvel do Estado central atravรฉs do badalado Orรงamento de Estado. Na verdade, muitas das operadoras de transporte dependem directamente do Governo; por outro lado, o dinheiro que chega ร รrea Metropolitana de Lisboa para manter, por exemplo, o preรงo dos passes ou fazer investimentos em material circulante, em infraestrutura ou em recursos humanos tambรฉm depende de uma decisรฃo central.
Por isso, o Orรงamento de Estado (OE) รฉ um instrumento importante tambรฉm para o futuro da mobilidade metropolitana. E na proposta de OE para o prรณximo ano de 2024 hรก vรกrias novidades nesta matรฉria, como um mecanismo “mais equilibrado, estรกvel e previsรญvel” de financiamento dos transportes pรบblicos metropolitanos e o alargamento da gratuitidade dos passes a todos os jovens estudantes atรฉ aos 23/24 anos. A proposta do OE 2024 refere que “a sustentabilidade das economias exige uma mobilidade mais verde e a reduรงรฃo da pegada ecolรณgica”.
Vamos ร s propostas concretas. Nesta anรกlise, vamos focar no territรณrio da รกrea metropolitana de Lisboa, mas as medidas aqui descritas sรฃo de รขmbito nacional.
As propostas
- Transportes gratuitos para estudantes
- Desconto nos transportes para desempregados de longa duraรงรฃo e pessoas com deficiรชncia
- O fim do PART e o novo “Incentiva +TP”
- Trocar o carro antigo por uma bicicleta elรฉctrica de carga ou por transportes pรบblicos
- O saneamento da dรญvida histรณrica da CP, investimentos e compra de comboios
- Reformados podem voltar ร CP e ao Metro
- 1 milhรฃo para a Mobilidade Activa
Transportes gratuitos para estudantes
Em 2024, todos os que estudem na รกrea metropolitana de Lisboa vรฃo beneficiar de transportes pรบblicos gratuitos. A medida que os municรญpios de Cascais e Lisboa lanรงaram em 2020 e 2022, respectivamente, vai, desta forma, ser alargada a toda a รกrea metropolitana de Lisboa e nรฃo sรณ โ serรก uma medida nacional, para os jovens estudantes de todo o paรญs.
Actualmente, os jovens do ensino bรกsico, secundรกrio e superior tรชm acesso ao passe Navegante com 25% de desconto, atravรฉs das modalidades “4_18” ou “sub23” โ se forem de famรญlias carenciadas, por exemplo, esse desconto jรก รฉ de 60%. Paralelamente, desde 2022 que os estudantes residentes em Lisboa podem andar nos transportes pรบblicos municipais sem pagar; em Cascais, sรณ os autocarros da operadora municipal MobiCascais estรฃo ao serviรงo gratuito de toda a populaรงรฃo do concelho, nรฃo apenas a estudantil.
O Governo estima que cerca de 370 mil estudantes (de um universo potencial de 1,7 milhรตes de pessoas) adiram a esta medida, o que representarรก um aumento de 36% face aos jovens que actualmente usam os transportes atravรฉs das assinaturas “4_18” e “sub23”. O Executivo de Antรณnio Costa espera, com esta medida, orรงamentada em 126 milhรตes de euros, conseguir uma “adopรงรฃo de padrรตes de mobilidade sustentรกvel por parte da populaรงรฃo mais jovem” e tambรฉm um “aumento do rendimento disponรญvel das famรญlias”.
Desconto nos transportes para desempregados de longa duraรงรฃo e pessoas com deficiรชncia
Os desempregados de longa duraรงรฃo e as pessoas com deficiรชncia (incapacidade igual ou superior a 60%) vรฃo passar a beneficiar de descontos entre os 25% e 50% no preรงo dos passes de transporte pรบblico, incluindo de passes Navegante. Na proposta do OE 2024, ainda nรฃo รฉ claro que o desconto serรก de 25% ou de 50%. No entanto, esta medida resulta de um alargamento dos beneficiรกrios dos descontos “Social+”.
Actualmente, os descontos “Social+” estรฃo disponรญveis para idosos que recebam pensรตes, baixas reformas ou o designado Complemento Solidรกrio para Idosos, desempregados que estejam a receber o Subsรญdio de Desemprego, famรญlias com baixos rendimentos e beneficiรกrios do Rendimento Social de Inserรงรฃo (RSI). Existem dois escalรตes de desconto: 25% e 50%. Um passe Navegante para circular dentro de um municรญpio pode ficar a 15 ou 22,5 euros.
Com este OE 2024, as tarifas “Social+” vรฃo sair das รกreas metropolitanas e passar a estarem disponรญveis para todo o paรญs. O Governo estima 2,7 milhรตes de pessoas a beneficiar de transportes pรบblicos mais baratos e um impacto orรงamental de 8,8 milhรตes de euros por ano.
O fim do PART e o novo “Incentiva +TP”
Se os passes Navegante custam apenas 30 ou 40 euros/mรชs desde 2019 รฉ porque, todos os anos, o Governo tem subsidiado o custo real dos passes, atravรฉs do OE e de um programa chamado PART โ Programa de Apoio ร Reduรงรฃo Tarifรกria nos Transportes Pรบblicos.
Na prรกtica, desde 2019, o Governo transfere, por exemplo, para a รrea Metropolitana de Lisboa (AML) verbas que permitem que esta possa disponibilizar transportes pรบblicos a preรงos mais convidativos, atravรฉs de um passe รบnico intermodal, o Navegante, sem que os operadores de transporte ficassem a perder dinheiro. No entanto, tanto a AML como a sua Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) jรก pediam um mecanismo de financiamento do transporte pรบblico mais certo e mais integrado no OE. ร isso que o Governo estรก a propor agora.
Se o PART foi um programa transitรณrio, que permitiu um paradigma de transportes mais acessรญveis e integrados nas รกreas metropolitanas (e nรฃo sรณ), o novo Incentiva +TP รฉ um programa que propรตe dar continuidade a esse trabalho. Atravรฉs deste Incentiva +TP, a รrea Metropolitana de Lisboa, a do Porto e as Comunidades Intermunicipais vรฃo ter verbas para o “financiamento e promoรงรฃo dos transportes pรบblicos”, cabendo a cada entidade intermunicipal “identificar as medidas mais eficazes para aumentar a procura de transporte pรบblico e assegurar a sustentabilidade das operaรงรตes a seu cargo”.
No entanto, o Governo coloca algumas balizas: “As acรงรตes a financiar incluem o apoio ร reduรงรฃo de tarifas, o pagamento de Obrigaรงรตes de Serviรงo pรบblico decorrentes da contratualizaรงรฃo dos serviรงos de transporte pรบblico e o apoio ao reforรงo da oferta, seja atravรฉs de serviรงos de transporte pรบblico regulares ou flexรญveis.” O programa Incentiva +TP vai ser financiado, ร semelhanรงa do PART, pelas receitas de carbono, ou seja, com as receitas que o Estado arrecada com o transporte individual. “Com este mecanismo assume-se uma partilha de riscos subjacente ร variaรงรฃo das receitas de carbono”, explica o Executivo central.
Alรฉm do PART, o novo programa substitui o PROTransP โ Programa de Apoio ร Densificaรงรฃo e Reforรงo da Oferta de Transporte Pรบblico. Para todo o paรญs, o orรงamento รฉ de 360 milhรตes de euros (acrรฉscimo de +91 milhรตes de euros face a 2023), sendo que a AML receberรก, em 2024, cerca de 43,1 milhรตes, tendo em conta os valores de procura por transportes pรบblicos do ano presente. Os beneficiรกrios da medida sรฃo os mais de cinco milhรตes de portugueses do Continente e se deslocam habitualmente nos seus territรณrios, em particular os 730 mil habitantes que usam regularmente o transporte pรบblico.

Trocar o carro antigo por uma bicicleta elรฉctrica de carga ou por transportes pรบblicos
No OE 2024, o Governo estรก a propor um programa de incentivo ao abate de automรณveis ligeiros em fim de vida, isto รฉ, matriculados atรฉ 2007. Quem tiver um carro de 2007 ou mais antigo ainda poderรก dรก-lo para abate e receber do Estado um “cheque” que poderรก trocar por um Cartรฃo de Mobilidade (para gastar em transporte pรบblico ou serviรงos de mobilidade partilhada), numa bicicleta elรฉctrica de carga ou num carro elรฉctrico.
Com esta medida, que serรก excetuada atravรฉs do Fundo Ambiental, o Executivo de Antรณnio Costa pretende “reduzir a idade mรฉdia das frotas nacionais e dessa forma melhorar a seguranรงa rodoviรกria e a qualidade do ambiente”, mas estรก, ao mesmo tempo, a dar um sinal a favor da mobilidade ciclรกvel (as bicicletas de carga podem ser substitutos do automรณvel em mรบltiplas circunstรขncias) e da mobilidade colectiva.
A proposta do OE 2024 estima 45 mil veรญculos a abater em 2024, tendo um orรงamento de 129 milhรตes de euros reservado para esta medida. O Governo vai, alรฉm deste programa de incentivo ao abate, aumentar o Imposto รnico de Circulaรงรฃo (IUC) para os veรญculos anteriores a 2007, “como medida complementar para o reforรงo da renovaรงรฃo das frotas nacionais”.
O saneamento da dรญvida histรณrica da CP, investimentos e compra de comboios
O saneamento da dรญvida histรณrica da CP ao Estado estava previsto no OE 2023 e estรก a ser concretizada agora no final deste ano, em cima discussรฃo do novo OE. Este sanaemento concretiza-se com uma injecรงรฃo de capital de 1,9 mil milhรตes de euros na operadora pรบblica ferroviรกria (a CP tinha uma dรญvida total de 2,1 mil milhรตes de euros, dos quais 1,8 era dรญvida ao prรณprio Estado). A resoluรงรฃo desta dรญvida โ que resultou de anos de operaรงรฃo em que o Estado “pediu” ร CP para fazer serviรงo pรบblico sem lhe dar os recursos para tal โ era essencial para que a empresa pudesse avanรงar com alguns investimentos, como a compra de novos comboios para os serviรงos de longo curso (Alfa Pendular e Intercidades). “Esta operaรงรฃo vem dar ร CP condiรงรตes efetivas para cumprir as obrigaรงรตes de serviรงo pรบblico contratualizadas com o Estado e competir no mercado de longo curso, que funciona em regime de concorrรชncia ao abrigo das regras europeias”, explica o Governo num comunicado.
Em 2022, a CP registou lucros pela primeira vez na sua histรณria e, por causa disso, a empresa pรบblica ferroviรกria deverรก pagar dividendos de 1,78 milhรตes de euros ao Estado, segundo o OE 2024 (nota: dividendos sรฃo uma parcela do lucro das empresas que รฉ destinada aos accionistas como forma de remuneraรงรฃo; no caso da CP, o Estado รฉ accionista). “Em 2024, a CP pretende dar inรญcio ao fabrico de atรฉ 117 novas automotoras elรฉtricas (atรฉ 62 para os serviรงos urbanos de Lisboa e do Porto e atรฉ 55 para os serviรงos regionais). Serรก dada continuidade ร reabilitaรงรฃo do material circulante de modo a suprir as necessidades deste material atรฉ entrega das novas automotoras, com vista a melhorar e incrementar a oferta da CP”, pode ler-se na proposta do novo OE. “Prevรช-se ainda a realizaรงรฃo do projeto denominado ‘Comboio Portuguรชs’, mediante fabrico de um protรณtipo de comboio de produรงรฃo nacional, com vista a aferir da sua viabilidade comercial, projeto este financiado por fundos europeus.”
Do lado do Metro de Lisboa, vรฃo prosseguir os investimentos em infraestrutura: o investimento de 258 milhรตes de euros para a construรงรฃo da Linha Violeta (desses, deverรฃo ser gastos, em 2024, 97 milhรตes), o investimento de 409 milhรตes para a expansรฃo da Linha Vermelha atรฉ Alcรขntara (137 milhรตes em 2024) e a conclusรฃo do investimento de 335 milhรตes para o fecho do anel circular entre o Cais do Sodrรฉ e o Rato (159 milhรตes em 2024). O Metro de Lisboa tem tambรฉm em curso a aquisiรงรฃo de 14 novas unidades triplas (42 carruagens) com um novo sistema de sinalizaรงรฃo, um investimento global de 114,5 milhรตes de euros.
Por seu lado, a Transtejo (do grupo TTSL) “prosseguirรก a execuรงรฃo do plano de renovaรงรฃo da sua frota, o qual inclui a aquisiรงรฃo de cerca de dez novos navios elรฉctricos, tendo jรก sido adjudicada a aquisiรงรฃo e construรงรฃo de postos de carregamento e a respectiva manutenรงรฃo”, pode ler-se no OE 2024. “Em 2023, foi entregue o primeiro daqueles navios, tendo sido feita a sua viagem inaugural para a realizaรงรฃo de testes e formaรงรฃo. A construรงรฃo dos restantes encontra-se em curso. Este investimento permitirรก ร Transtejo potenciar a sua missรฃo enquanto operadora de serviรงo pรบblico de transporte fluvial, ao serviรงo da mobilidade e da qualidade de vida das pessoas, e contribuir para a descarbonizaรงรฃo do sector.”
Reformados podem voltar ร CP e ao Metro
Ao mesmo tempo, e para fazer face ร carรชncia de mรฃo-de-obra especializada na รกrea da ferrovia, necessรกria nas operaรงรตes da CP ou do Metro, a proposta de OE 2024 sugere que os aposentados destas empresas de transporte, que trabalhavam na manutenรงรฃo de carruagens ou na conduรงรฃo dos comboios, possam regressar ao activo, mantendo a pensรฃo que tรชm e recebendo atรฉ 75% do salรกrio correspondente ร categoria que vรฃo ocupar.
“Os aposentados ou reformados com experiรชncia relevante em รกreas de manutenรงรฃo de material circulante ou em funรงรตes de maquinista podem exercer funรงรตes nas empresas pรบblicas do setor ferroviรกrio que procedam ao transporte colectivo de passageiros, mantendo a respectiva pensรฃo de aposentaรงรฃo, acrescida de atรฉ 75% da remuneraรงรฃo correspondente ร respectiva categoria e, consoante o caso, escalรฃo ou posiรงรฃo remuneratรณria detida ร data da aposentaรงรฃo, assim como o respetivo regime de trabalho”, detalha o documento.
1 milhรฃo para a Mobilidade Activa
A proposta do OE 2024 atribui um milhรฃo de euros para a dar “continuidade ร implementaรงรฃo da Estratรฉgia Nacional Para A Mobilidade Activa, nas componentes Ciclรกvel e Pedonal”. Esta execuรงรฃo continuarรก a cargo do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). Actualmente, existem dois documentos estratรฉgicos โ um para a parte Ciclรกvel, com quatro/cinco anos, e outra para a Pedonal, que ficou concluรญdo este ano.
Em conjunto, estas estratรฉgias pretendem, atรฉ 2030, um aumento da quota modal das deslocaรงรตes de bicicleta para 10% nas cidades (7,5% a nรญvel nacional) e do andar a pรฉ para 35%. Mas associaรงรตes como a MUBi โ Associaรงรฃo pela Mobilidade Urbana em Bicicleta dizem que o Governo tem impresso um ritmo lento e investido pouco no desenvolvimento da mobilidade activa, nรฃo sรณ da ciclรกvel mas tambรฉm tambรฉm da pedonal.
No OE deste ano, o IMT recebeu tambรฉm um milhรฃo de euros para a mobilidade activa. Ainda assim, no OE 2024, o Governo promete “um reforรงo das soluรงรตes de mobilidade ativa nas cidades, nomeadamente atravรฉs da construรงรฃo de novas redes de vias clicรกveis”, nรฃo detalhando nos documentos apresentados este assunto.