Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Em Carnide, o peão ganha acessibilidade e o carro perde prioridade

A Câmara de Lisboa está a melhorar a acessibilidade pedonal do cruzamento da Avenida das Nações Unidas com a Azinhaga da Torre do Fato, em Carnide, devolvendo uma passadeira retirada há mais de 20 anos, quando o fluxo automóvel era considerado mais prioritário do que qualquer outra coisa.

Fotografia LPP

No âmbito do Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa – um plano de 2014 que nunca foi concluído mas que está, neste mandato, a ganhar um novo momentum –, a Câmara de Lisboa está a intervir no cruzamento da Avenida das Nações Unidas com a Azinhaga da Torre do Fato, em Carnide, tornando-o acessível a todas as pessoas. Para quem não conhece tão bem a zona, é o cruzamento do Continente de Telheiras, do antigo Carrefour.

A intervenção em curso vai promete melhorar a mobilidade pedonal deste cruzamento, que tem hoje um desenho extremamente rodoviário, a pensar na fluidez do tráfego automóvel. O objectivo é tornar o cruzamento, em particular os atravessamentos pedonais, acessível a qualquer peão, em particular a pessoas com mobilidade condicionada. Nesse sentido, estão a ser introduzidas em cada esquina pavimentos tácteis, que são essenciais para as pessoas cegas saberem como chegar à passadeira, e estão também a ser rebaixados os lancis, garantindo que o passeio está ao mesmo nível do pavimento rodoviário (ressalto zero).

Está ainda a ser feito um prolongamento do passeio em algumas esquinas com a redução dos raios de curvatura – para obrigar os automóveis a virar com mais cuidado e menos velocidade –, e vai ser criada uma ilha de descanso a meio de um dos quatro atravessamentos pedonais do cruzamento. Para além disto, será deslocalizada uma paragem de autocarro de modo a permitir que uma pessoa em cadeira de rodas, por exemplo, possa passar por detrás da mesma (hoje em dia, essa paragem está no meio do passeio, bloqueando-o).

Mas, uma das alterações mais significativas diz respeito à reintrodução de uma passagem de peões que havia sido removida há mais de duas décadas, quando o fluxo automóvel era considerado mais prioritário do que qualquer outra coisa. Essa remoção resultou na obrigação de os peões realizarem três travessias, aguardando em três semáforos diferentes, caso desejassem apenas ir de um lado para o outro da avenida. É importante observar que esse cruzamento possui uma disposição ortogonal, onde duas vias se intersectam, gerando quatro pontos potenciais para travessia de peões.

A obra de acessibilidade pedonal no cruzamento da Avenida das Nações Unidas com a Azinhaga da Torre do Fato, em Carnide, “resulta do diagnóstico do Plano de Acessibilidade Pedonal ter identificado este como um ponto negro, na sequência do que se desenvolveu este projecto para melhoria da situação”, explica a Câmara de Lisboa. Esta intervenção também completa a rede pedonal acessível naquela zona, entre a Azinhaga dos Ulmeiros, junto ao Pingo Doce de Telheiras, e a Rua Padre Américo, perto da Padaria Portuguesa, passando pela já referida Azinhaga Torre do Fato e pela Rua Poeta Bocage.

A intervenção neste cruzamento está a cargo da UCT – Unidade de Coordenação Territorial, a equipa de “pequenas obras com grande impacto” da Câmara de Lisboa. Teve início na primeira quinzena de Dezembro, sendo que irá ter a duração de 90 dias, devendo estar concluída em Janeiro. Esta intervenção traduz-se num investimento de 102,9 mil euros.

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.