Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Superquarteirão em Campo de Ourique: conceito, processo e resultado

Em Campo de Ourique, Lisboa, entre os dias 9 e 17 de Setembro foi pela primeira vez testado o conceito de Superquarteirão. Mas afinal, o que é um Superquarteirão? E que conclusões podem ser retiradas desta experiência? Esta é a história de um processo que partiu da iniciativa de um grupo de moradores e que contou com o apoio de diversas associações de defesa da segurança rodoviária, do ambiente e da mobilidade urbana. E visa inspirar outras pessoas e colectivos a serem motores da mudança.

Fotografia LPP

No final do Verão de 2022, surgiram as primeiras notícias de que a estação de Metro de Campo de Ourique seria implementada no Jardim da Parada. E com esta surgiam também as primeiras preocupações dos moradores do bairro, que têm naquele jardim um lugar de memória e um refúgio quotidiano. Em reacção a esta notícia, dois grupos surgiram: um opondo-se terminantemente à construção do Metro naquele lugar; e um outro que, sem se opor à localização, se empenhou em minimizar os impactos da obra e maximizar as suas oportunidades.

Este artigo faz parte da edição impressa do LPP. Pode ser lido com uma subscrição LPP 6 ou LPP 12. Se já és subscritor, faz log in.
PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.