Lisboa vai ter um “Hotel Social”. O que é?

Na Mouraria será criado o Hotel Social de Lisboa, que irá disponibilizar habitação urgente a pessoas em situação de especial vulnerabilidade.

Futuro edifício do Hotel Social de Lisboa (fotografia LPP)

Responder a pessoas que precisem de alojamento urgente e que se encontrem privadas, de forma temporária, de habitação é o principal objectivo do Hotel Social de Lisboa, um projecto que a Câmara de Lisboa aprovou, na semana passada, em reunião do Executivo. Este hotel é apresentado como uma “resposta inovadora” com o objectivo de “aumentar a resposta social de alojamento urgente temporário no centro da cidade”.

O Hotel Social de Lisboa irá nascer através da reabilitação de um edifício devoluto nos números 41-43 da Rua das Olarias, na Mouraria, uma operação que deverá custar perto de 1,9 milhões de euros e ser comparticipada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resilidência. Este hotel terá nove quartos individuais, quatro duplos e quatro triplos, permitindo uma ocupação máxima por 29 utentes; e terá disponível um conjunto de serviços de apoio, como sejam, uma cozinha industrial, lavandaria e espaços dedicados a serviços técnicos de apoio.

Pretende-se, assim, que o Hotel Social de Lisboa responda as necessidades básicas de subsistência como a alimentação, cuidados de higiene e tratamento de roupas, bem como que ofereça o acompanhamento psicológico que for necessário, e promova o desenvolvimento de competências pessoais sociais e profissionais com vista à integração social dos seus beneficiários. Este apoio e acompanhamento será disponibilizado continuamente, a todas as horas e durante todos os dia, por uma equipa multidisciplinar.

A Câmara de Lisboa pretende, com este Hotel Social, criar uma resposta de alojamento mais flexível e que integre as pessoas sem enquadramento nas respostas tipificadas, complementando o trabalho que tem vindo a fazer junto de pessoas vulneráveis e em situação de sem abrigo.

“Este projecto vai permitir a criação de uma resposta social inovadora, destinada ao alojamento urgente e temporário, no centro da cidade, de pessoas que se encontrem privadas de habitação e em situação de especial vulnerabilidade”, afirma o Presidente da Câmara, Carlos Moedas, em comunicado. “Com este equipamento municipal, no qual os beneficiários irão encontrar uma resposta que vai além de um alojamento temporário, numa abordagem multidisciplinar com acompanhamento psicossocial e a promoção de competências pessoais, sociais, profissionais e de integração social, estamos uma vez mais a reforçar o Estado Social Local e a construir uma Lisboa que cuida.”

A criação do Hotel Social de Lisboa, através do da recuperação e transformação dos números 41-43 da Rua das Olarias, foi aprovada, por unanimidade, pelos 17 vereadores da autarquia lisboeta na reunião da passada quarta-feira, 10 de Julho.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para [email protected].

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.