Carris Metropolitana lança app com tempo real “melhor” que o Google Maps

A Carris Metropolitana vai lançar a sua aplicação oficial com informação em tempo real sobre os autocarros, prometendo maior precisão que o Google Maps. A aplicação permitirá aos passageiros visualizar a localização dos autocarros, receber notificações de atrasos e definir paragens favoritas, entre outras funcionalidades.

A Carris Metropolitana prepara-se para lançar uma aplicação móvel, própria, com informação e alertas em tempo real dos autocarros para toda a área metropolitana de Lisboa. “Arrisco a dizer que a nossa informação em tempo real vai ser melhor que a do Google Maps”, diz Rui Lopo, administrador da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML). “A Google, por exemplo, utiliza um mecanismo de estimar os horários que não nos satisfaz. Vamos ser mais exigentes que a Google.”

A aplicação oficial da Carris Metropolitana, que vai estar disponível a partir de dia 12 de Setembro para iOS e Android, irá não só dizer onde estão os autocarros em tempo real, como também dar alertas sobre percursos alterados devido a acidentes, estradas cortadas ou festividades. Toda esta informação já está disponível em várias aplicações, como o Google Maps, o Apple Maps e o CityMapper, mas a TML acredita que ao ter uma app própria para a Carris Metropolitana conseguirá dar estimativas de chegada dos autocarros mais adequadas que as de outras plataformas.

“Sentimos esta necessidade de ter ferramentas próprias de informação em tempo real, apesar de termos uma política de dados abertos”, explicou Rui. “Todos os dados que vão alimentar esta nova app estão disponíveis em dados abertos e são usados por outras aplicações como o Google Maps ou outras que as pessoas possam criar”, completou João Vasconcelos, responsável pelos serviços tecnológicos da Carris Metropolitana. Ou seja, a informação da localização dos autocarros vai continuar disponível para todas as plataformas, mas a TML acredita conseguir fazer cálculos mais realistas que terceiros e quer dar acesso a essa precisão aos seus passageiros. “Esta nossa app não é um planeador de viagens, é uma ferramenta de informação”, adicionou Faustino Gomes, Presidente da TML.

“Somos dos únicos com tempo real nas aplicações mais relevantes e, em parte delas, temos os avisos e alertas. Isso significa que quem usa o Google Maps e não quer alterar os hábitos de pesquisa, vai continuar a ter toda a informação em tempo real da Carris Metropolitana”, disse Mariana Braga, responsável de comunicação da Carris Metropolitana. “Vamos continuar a levar essa informação até à aplicação da preferência do passageiro.”

Uma app para quem usa muito a Carris Metropolitana

Apresentação da app da Carris Metropolitana à comunicação social (fotografia LPP)

“A nossa aplicação tem o objectivo de servir o nosso passageiro frequente, que procura esta fiabilidade e conforto na viagem” ao saber onde está o autocarro. Os utilizadores que descarregarem a aplicação da Carris Metropolitana vão poder definir linhas e paragens favoritas, para terem os trajectos que fazem habitualmente sempre à mão. “A aplicação é útil para o passageiro saber se o autocarro está um bocadinho atrasado ou adiantado. Tem este valor enorme, mesmo não tendo outros operadores aqui”, explicou João. “Quem usa a Carris Metropolitana frequentemente, pode usar a nossa app e depois entrar no Metro, que tem mais frequência e onde o tempo real não é tão relevante.”

Com esta nova app, os passageiros conseguem saber logo as linhas e paragens mais próximas de si, em qualquer lugar, independentemente daquelas que marcaram como favoritos. “Podemos ver que paragens cada linha serve, mas também podemos escolher uma paragem e ver que linhas lá passam, e ainda informações sobre acessibilidade da paragem”, explicou. “Há ainda mini-questionários para termos feedback dos nossos passageiros, sobre se a informação que apresentamos está correcta.”

A aplicação da Carris Metropolitana vai ainda fornecer notificações inteligentes para cada passageiro. “Sempre que existir um aviso ou um alerta em tempo real de uma paragem que coloquei nos favoritos, recebo uma notificação a dizer que há um atraso. Se houver um acidente na estrada, uma estrada em obras, uma perturbação qualquer… vamos ter essa informação em tempo real”, exemplificou.

Por outro lado, a app também vai avisar quando o autocarro estiver a chegar à paragem, como se de um uber se tratasse. “A aplicação vai avisar-me quando esse autocarro estiver a 500 metros ou a um quilómetro da minha paragem. Posso estar a tomar um café, recebo essa notificação e depois vou para a paragem”, explicou João, revelando que ainda estão a testar esta funcionalidade. “Tem sido muito engraçado testar isto”, adiantou o responsável. Por fim, a aplicação dá ainda acesso a informação útil sobre a Carris Metropolitana, como contactos para obter apoio, as filas nos balcões de atendimento (Espaços Navegante) ou os tarifários em vigor.

Tecnologicamente, ainda há melhorias a fazer para que o tempo real não falhe, como ainda acontece. “97% dos nossos serviços tem tempo real bom. Ser ‘bom’ que significa que o GPS do autocarro está a funcionar e que esse autocarro comunicou connosco. Mas há dias em que fica a 92%, dias em que fica 99%. São questões tecnológicas que ainda se estão a afinar”, explicou Lopo. “Às vezes, há um cabo que se desliga quando um autocarro passa numa estrada com um buraco.” A aplicação irá ainda dar informação sobre a lotação dos veículos – “temos esta informação de todos os veículos na área 4”, que abrange os concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo, Alcochete e Moita –, e “nas outras áreas para 5-10% dos veículos”. “Esta informação é muito útil nas linhas que passam por estradas em que a limitação de velocidade obriga a que as pessoas tenham de ir sentadas. Assim, podem saber se o autocarro já vem cheio ou não”, adianta o administrador da TML.

Um complemento

Da esquerda para a direita: Faustino Gomes, Presidente da TML; Rui Lopo, administrador; Mariana Braga, responsável de comunicação da Carris Metropolitana; e João Vasconcelos, responsável pelos serviços tecnológicos (fotografia LPP)

A apresentação da app da Carris Metropolitana foi feita aos jornalistas nesta terça-feira, 10 de Setembro, no espaço Brotéria, em Lisboa. O encontro contou com Faustino Gomes, presidente da TML, Rui Lopo, administrador, Mariana Braga, responsável de comunicação da Carris Metropolitana, e João Vasconcelos, supervisor de todos os sistemas tecnológicos. Neste evento, os jornalistas tiveram oportunidade de ver esclarecidas todas as suas questões e de experimentar a app em primeira mão.

A aplicação da Carris Metropolitana é mais uma ferramenta que a TML quer colocar à disposição dos passageiros, complementando os painéis digitais que já dão o tempo real nas principais paragens de autocarro da área metropolitana de Lisboa e também os horários afixados em papel. Rui Lopo destacou que a manutenção destes horários impressos é um desafio complexo, pois “todos os meses” há alterações em percursos e horários, o que implica “refazer tudo, mudar os horários em todas as paragens”. “O processo é logisticamente complexo”, explicou, sendo que o mesmo está a cargo não da TML mas dos quatro operadores que asseguram o funcionamento da Carris Metropolitana – Rodoviária de Lisboa, Viação Alvorada, TST e Alsa Todi. “É uma obrigação que está do lados dos operadores e pressionamo-los para isso.”

Kit de imprensa preparado pela Carris Metropolitana (fotografia LPP)

Para termos uma ideia da dimensão da Carris Metropolitana, esta assegura 23 mil serviços por dia; são mais de 1670 autocarros, dos quais 83% são novos, mais de 12 500 paragens servidas e mais de 730 linhas. Por mês, haverá pelo menos 600 mil pessoas a usar este serviço. “São mais que os 600 mil porque há pessoas sem título válido. Temos de resolver isso”, adiantou Rui Lopo. “O tempo real é fundamental para o nosso passageiro e, com os PIPs [os tais Painéis de Informação ao Público] conseguimos colocar essa informação mais próxima das pessoas que estão mais fora da tecnologia”, explicou Mariana Braga, responsável de comunicação da Carris Metropolitana, que disse estão a ser promovidos grupos focais para recolher feedback junto de passageiros reais e melhorar ainda mais a informação e a comunicação prestada. Mariana acredita que a app vai ser importante para o público mais jovem “que é mais tenso em relação à utilização dos autocarros”.

A aplicação da Carris Metropolitana é a terceira app que a TML lança, depois da app do Navegante e do Navegante Empresas, que permitem o carregamento do passe através do telemóvel. “Até ao final do ano”, a TML espera ter o passe disponível nas carteiras digitais (wallets) do iOS e Android. Rui Lopo acredita que a TML e a Carris Metropolitana estão a puxar pela inovação tecnológica no sector dos transportes, lembrando que, há dois anos, poucos tinham a sua informação disponível no Google Maps e nenhum tinha em tempo real. “A TML, por causa da Carris Metropolitana, é um acelerador de experiências, e essa aprendizagem tem servido para outros operadores trabalharem essa informação.”

“Temos a ambição de integrar a informação dos outros operadores” nas nossas aplicações, acrescentou. “O sistemas tecnológicos que gerem a Carris Metropolitana estão preparada para essa troca de informação com os outros operadores. Agora e preciso que os outros consigam fazer chegar à nossa plataforma os mesmos dados com a mesma normalização para que tudo possa funcionar em conjunto.” Por seu lado, Faustino Gomes referiu que a TML não consegue decidir pelos outros operadores, pelo que esse trabalho de integração tem de ser feito “em conjunto”. “Temos de puxar pelas vontades de todos os operadores. Não consigo meter um calendário em cima, mas a expectativa é que em dois a três anos, no máximo, possamos ter esse sistema de informação integrado a funcionar”, adiantou o Presidente da TML, explicando que existe um grupo de trabalho já formado.

A aplicação da Carris Metropolitana poderá ser descarregada aqui.

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