A Rua de Arroios e a envolvente do Mercado de Arroios vão ser requalificados, com intervenções focadas no aumento das áreas pedonais, no sobrelevamento de passadeiras e colocação de pavimento confortável, na plantação de árvores e na reorganização do estacionamento.
A Junta de Freguesia de Arroios prepara-se para requalificar a Rua de Arroios e também a praça do Mercado de Arroios. As obras, que serão realizadas dentro de uma mesma empreitada, incluem a plantação de árvores em duas zonas que hoje são muito áridas, e também o aumento das áreas pedonais. Na Rua de Arroios, haverá uma redução da faixa de rodagem para impedir o estacionamento em 2ª fila e, além do alargamento dos passeios, será aumentada a oferta de estacionamento regular.
Na Rua de Arroios, a faixa de rodagem será reduzida para 4 metros e as passadeiras passarão a ser sobrelevadas, promovendo uma acalmia do tráfego. O passeio do lado esquerdo da circulação rodoviária passará a ter entre 2,90 e 3,15 metros, e o do lado direito, junto ao estacionamento, entre os 2,75 e 2,87 metros. Será introduzido pavimento confortável com a substituição de parte da calçada por lajes de betão, e também guias tácteis, tornando a rua acessível para todas as pessoas.
Note-se que a reorganização do estacionamento na Rua de Arroios permite antecipar a futura requalificação da Avenida Almirante Reis, onde, em contrapartida, será eliminado todo o estacionamento automóvel, sendo mantidos apenas lugares para cargas e descargas, tomada e largada de passageiros, mobilidade condicionada e pouco mais. A Rua de Arroios ficará com 119 lugares de estacionamento em modelo oblíquo. Para proteger os passeios, serão colocados 414 pilaretes.
Está prevista a plantação de 59 árvores de alinhamento ao longo da Rua de Arroios da espécie Acer monspessulanum. A mesma espécie será plantada em redor do Mercado de Arroios. As duas intervenções “foram pensados de uma forma coerente e integrados na procura da mesma forma que reorganiza o estacionamento e via de circulação procurar através da introdução das árvores isoladas em caldeiras uma melhoria significativa do ambiente urbano atual, aliás à um dos grandes objectivos apontados pela CML que procura neste tipo de regeneração/reabilitação urbana introduzir os elementos arbóreos sempre que possível”, pode ler-se na memória descritiva.
Mais árvores no Mercado de Arroios
No Mercado de Arroios, está prevista a plantação de 24 árvores. Aqui, a obra irá incidir sobretudo nos encabeçamentos, que em 2021, graças a uma intervenção pop-up, foram pedonalizados. Na altura, foram feitas pinturas no pavimento e colocados balizadores de plástico, permitindo o alargamento da área pedonal e a eliminação do estacionamento irregular. No entanto, com o passar do tempo e a falta de manutenção, essa obra pop-up acabou por se degradar e hoje voltou a haver estacionamento, principalmente de cargas e descargas, nas zonas que deveriam ser destinadas ao peão.
A Junta promete agora resolver esse problema com a transformação desses encabeçamentos em passeio definitivo, a plantação de árvores e a colocação de mobiliário urbano que potencie o convívio social. Esses encabeçamentos passarão ainda a ser zonas de coexistência, onde o peão terá prioridade em relação ao automóvel. Em redor do Mercado de Arroios, as passadeiras serão sobrelevadas, ajudando na redução da velocidade, e os passeios, como na Rua de Arroios, terão pavimento confortável com lajes de betão e também acessibilidade garantida com piso táctil.
A faixa de rodagem também terá 4 metros de largura, e será rodeado por estacionamento automóvel, mas também por lugares para cargas e descargas, e bolsas para motociclos. O passeio junto ao Mercado terá cerca de 3 metros de largura e o canal pedonal junto às fachadas dos prédios terá cerca de 2,40 metros. Também na zona do Mercado, além das árvores, serão 30 pilaretes para evitar que os automóveis invadam o espaço destinado ao peão, e vão ser colocados introduzidos oito bancos de madeira. Contudo, não serão colocadas mesas nem outro tipo mobiliário urbano que estimule o encontro das pessoas sem obrigatoriedade de consumo.
Na Rua de Arroios, não haverá a colocação de nenhum banco ou mesa, o que poderia permitir, por exemplo, proporcionar zonas de estadia na rua à sombra das novas árvores. Note-se que a apresentação da requalificação da Rua de Arroios, feita no passado mês de Abril, dava a entender que esta artéria passaria a ter mobiliário diverso para proporcionar a estadia e o encontro.
De qualquer das formas, as intervenções na Rua e no Mercado de Arroios vão melhorar significativamente estas duas zonas. “A Rua de Arroios será alvo de melhorias significativas que visam aumentar a mobilidade pedonal, com a plantação de mais árvores e a organização do estacionamento”, refere a Junta de Freguesia de Arroios. “Estas mudanças têm como intuito tornar a rua mais acessível e sustentável, promovendo um ambiente mais verde e ordenado para os residentes e visitantes.” Já a obra na envolvente do Mercado de Arroios promete uma “revitalização dos encabeçamentos, recuperando espaços anteriormente destinados a estacionamento irregular”, indica a autarquia; estes “serão transformados em áreas públicas pavimentadas, elevadas à cota do passeio e unidas entre si, proporcionando melhores condições para a circulação pedonal sem obstáculos físicos”.
As duas intervenções terão um custo de 335 608 euros e serão financiadas pela Câmara de Lisboa, ao abrigo dos Contratos de Delegação de Competências (CDC) assinados entre o Município e as juntas de freguesia de cidade, que permitem, por parte destas, a execução de obras de proximidade no espaço público. As obras vão iniciar-se agora no mês de Dezembro e terão um prazo estimado de seis meses, pelo que deverão ficar prontas até ao próximo Verão.