Crรณnica.
Quando as ruas pertencem ร s pessoas, a cidade ganha vida. Foi isso que testemunhรกmos na Rua do Forno do Tijolo, em Arroios. E se fosse sempre assim nesta ou noutra rua? E se fosse assim, pelo menos, ao fim-de-semana?

“Eles nรฃo sabem que o sonho / ร tela, รฉ cor, รฉ pincel”, cantava Manuel Freire em 1993. No รบltimo fim-de-semana, a tela foi a Rua do Forno do Tijolo, que devido ร obras de repavimentaรงรฃo esteve fechada aos carros, tendo sido apropriada espontaneamente por vizinhos. Crianรงas e adultos usaram-na como tela, pintando-a com giz de diferentes cores; mas tambรฉm como espaรงo de brincadeira, de encontro e de refeiรงรฃo.
Depois desses dias, todos ficรกmos a querer mais. E todos ficรกmos a sonhar.ย E se fosse sempre assim? E se fosse assim, pelo menos, ao fim-de-semana? Serรก este um sonho possรญvel?
A vida naquela rua em Arroios, Lisboa, estava ร vista de todos โ famรญlias passeavam, pais ficavam nos cafรฉs e esplanadas enquanto observavam os filhos, que brincavam na rua temporariamente sem carros. Comentavam que, naqueles dias, as crianรงas passaram mais tempo na rua do que ao telemรณvel.
E o trรขnsito? โNรฃo notei muita diferenรงa.โ Atรฉ os trabalhadores das cargas e descargas do supermercado gostaram da ideia da rua fechada โ “Assim ninguรฉm refila connosco e temos todo o espaรงo. Ainda terminamos o serviรงo mais cedo.”
Num fim-de-semana solarengo de Inverno, a rua foi sendo apropriada por adultos, jovens, crianรงas, cรฃes. Por gentes de lรก e de fora. Por jogos da macaca coloridos e palavras que pediam esta rua para sempre. Houve um grupo de amigos montou uma mesa em pleno asfalto, com toda a cerimรณnia que uma boa toalha de mesa confere, e partilhou uma refeiรงรฃo.ย



Na segunda-feira seguinte, tudo acabou: as marcas para o estacionamento de carros comeรงaram a ser colocadas. E nรฃo tardarรฃo a voltar os carros, o trรขnsito, as buzinas.
Mas a prova jรก foi dada: quando as ruas pertencem ร s pessoas, a cidade ganha vida. Mas como transformar esta experiรชncia efรฉmera numa realidade permanente? O que รฉ preciso para mudar? Naturalmente nรฃo รฉ trivial e requer planeamento. Mas, impossรญvel nรฃo รฉ.
A soluรงรฃo rรกpida รฉ simples: fechar a rua ao fim-de-semana. Ainda assim, os carros estacionados continuariam a fazer parte da paisagem da rua, limitando o espaรงo de lazer e impondo barreiras fรญsicas ao direito a brincar. Por outro lado, nรฃo sendo uma soluรงรฃo permanente, acarretaria certamente questรตes logรญsticas como a colocaรงรฃo e retirada de infraestruturas, e exigiria outras dinamizaรงรตes do espaรงo pรบblico. No entanto, mesmo sem ser definitiva, jรก seria um passo em frente.
Mas… e se pudรฉssemos ir alรฉm? E se uma eventual mudanรงa nรฃo fosse apenas temporรกria e passasse pelo redesenho urbano eficiente? Muda-se o desenho, mudam-se as vivรชncias.
Mesmo com a requalificaรงรฃo da Praรงa das Novas Naรงรตes prevista para o primeiro semestre de 2025, onde aย Rua de Angolaย se tornarรก apenas descendente, hรก soluรงรตes possรญveis. Essa mudanรงa, se se concretizar, irรก trazer mais trรกfego rodoviรกrio ร Rua do Forno do Tijolo, o que poderรก ser um desafio ร pedonalizaรงรฃo da mesma (a rua รฉ tambรฉm uma artรฉria importante para os transportes pรบblicos do bairro).
Mas olhemos mais de perto: a Rua Forno do Tijolo tem 400 metros e com quatro intersecรงรตes. Seria mesmo impossรญvel imaginar uma transformaรงรฃo atravรฉs da pedonalizaรงรฃo apenas de uma parte da rua? Porque nรฃo pedonalizar, por exemplo, o primeiro troรงo, em coexistรชncia com o transporte pรบblico, atravรฉs de um canal livre para BUS?ย Que ruas adjacentes existem com menos pressรฃo rodoviรกria e que poderiam ser alternativa para a circulaรงรฃo no bairro?

Esta ideia nรฃo รฉ propriamente nova: no Orรงamento Participativo de Lisboa de 2021, surgiu a proposta de pedonalizar a Rua Maria (segmento entre a Rua do Forno do Tijolo e a Rua Antonia Andrade) โ um projeto pensado para criar uma รกrea pedonal de 380 metros quadrados com canteiros, รกrvores e mobiliรกrio urbano, oferecendo uma รกrea de lazer acessรญvel a crianรงas e adultos.
Curiosamente, esta proposta surgiu apรณs um fenรณmeno semelhante ao que aconteceu na Rua Forno do Tijolo โ em Junho de 2020,ย quando umas obras de requalificaรงรฃo trouxeram uma interdiรงรฃo temporรกria ao trรขnsito na Rua Maria, tambรฉm nasceu uma zona espontรขnea de lazer em pleno espaรงo rodoviรกrio. Crianรงas a brincar livremente, desenhos no chรฃo, cadeiras carregadas ร s costas, vizinhos e amigos reunidos, e o espaรงo deixava de ser apenas uma via de circulaรงรฃo para se tornar um ponto de encontro e partilha.

E a melhor parte desta ideia de pedonalizar a Rua Maria? O impacto da pedonalizaรงรฃo seria mรญnimo e as vantagens, imensas. Apenas 14 lugares de estacionamento e duas garagens estariam em causa, com acessos que podem ser facilmente assegurados. Ao contrรกrio do Forno do Tijolo, a circulaรงรฃo de transportes pรบblicos nรฃo seria afetada.
Em 2021, este projeto foi considerado viรกvel. Entรฃo, por que nรฃo agora? Se esta transformaรงรฃo jรก provou ser possรญvel e benรฉfica numa rua ao lado, porque nรฃo concretizรก-la de uma vez? O sonho jรก foi vivido na Rua Forno do Tijolo โ sรณ falta tornรก-lo permanente, nessa ou na Rua Maria.
Que a ideia nรฃo se perca โ novos espaรงos podem renascer. O bairro das Novas Naรงรตes, tantas vezes esquecido pelo atual executivo, anseia por mais do que ruas e edifรญcios: precisa de vida, de espaรงo, de reencontrar a comunidade que um dia o fez pulsar.
Durante aqueles dias, esta rua em Arroios foi uma realidade โ um lugar de todos. Seja esta ou outra, ficou claro: o bairro fica mais feliz com uma rua pedonal. Quando o desenho da cidade proporcionar humanidade, teremos todos vivรชncias mais felizes. A comunidade jรก nos mostrou o caminho.
Agora, cabe-nos garantir que este sonho nรฃo se apaga no asfalto. Cabe a nรณs exigir mais para termos um verdadeiro Arroios, lugar de todos.