Moedas presents his reading of the results of the cycle network audit and an "action plan"

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Para o Presidente da Cรขmara de Lisboa, a conclusรฃo da auditoria ร  rede ciclรกvel รฉ o cumprimento de uma promessa eleitoral. “Esta auditoria vem dizer aquilo que dissemos tantas vezes”, comentou Carlos Moedas, destacando que “hรก falhas e lacunas graves” na infraestrutura dedicada ร s bicicletas e apresentando um plano de acรงรฃo.

Ciclovia no topo da Avenida Almirante Reis, no Areeiro (fotografia LPP)

Foi perante os jornalistas que o Presidente e o Vice-Presidente da Cรขmara de Lisboa apareceram, nesta manhรฃ de quinta-feira, 23 de Maio, para apresentar a sua leitura da auditoria ร  rede ciclรกvel. Um trabalho realizado no ano passado pela consultora internacional Copenhagenize e que foi agora tornando pรบblico. Carlos Moedas falou no cumprimento de uma promessa eleitoral. “Decidimos ter a maior neutralidade nesta auditoria e tentar ter uma empresa que olha para este problema do lado de quem anda de bicicleta”, disse o Presidente da autarquia. “O nosso propรณsito eleitoral desde o inรญcio foi redesenhar a rede ciclรกvel em Lisboa com enfoque na seguranรงa no conforto e na funcionalidade”, acrescentou o Vice-Presidente, Filipe Anacoreta Correia.

“O que รฉ extraordinรกrio รฉ que esta auditoria diz muito daquilo que nรณs tรญnhamos dito, com base na vivรชncia da cidade porque nรฃo tรญnhamos os dados”, acrescentou Moedas. “A primeira grande conclusรฃo รฉ que hรก falhas e lacunas graves na nossa rede ciclรกvel. Segundo, que hรก muitas descontinuidades na nossa rede. Terceiro, que os prรณprios utilizadores nรฃo se sentem seguros. E tambรฉm a falta de ligaรงรตes a locais essenciais, escolas e universidades”, explicou o autarca, reforรงando esta mensagem: “esta auditoria vem dizer aquilo que dissemos tantas vezes”.

Um foco na seguranรงa

Na apresentaรงรฃo mais detalhada dos resultados, Anacoreta Correia explicou foi selectivo nas conclusรตes destacadas. Falou da existรชncia de descontinuidades e de ligaรงรตes em falta, e da recomendaรงรฃo da Copenhagenize para construir 14 grandes eixos ciclรกvel, bem como para completar 59 pequenas ligaรงรตes em falta. Apresentou o caso particular dos estabelecimentos de ensino, apontando existirem 121 escolas e cinco instituiรงรตes do ensino superior desconectadas da rede ciclรกvel โ€“ seis se contarmos com a Faculdade de Ciรชncias Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova, que perdeu a ciclovia da Avenida de Berna depois da realizaรงรฃo da auditoria. E falou da intermodalidade, de, apesar de existirem boas ligaรงรตes de estaรงรตes de comboio e metro ร  infraestrutura ciclรกvel, haver oportunidades para melhorar neste aspecto.

De seguida, a apresentaรงรฃo dos resultados centrou-se na questรฃo da security. Foi apresentada a anรกlise de rua realizada pela Copenhagenize, atravรฉs de quatro dias a pedalar pela cidade e a filmar a rede. De quatro critรฉrios de anรกlise โ€“ seguranรงa/protecรงรฃo, largura/conforto, continuidade/legibilidade, e atractividade โ€“, foi o primeiro critรฉrio aquele que suscitou “maior nรบmero de recomendaรงรตes, 87” dos auditores, tendo sido identificadas fragilidades infraestruturas com protecรงรฃo insuficiente e problemas nos cruzamentos com viragens ร  direita e ร  esquerda.

Apresentaรงรฃo dos resultados (fotografia LPP)

O Vice-Presidente da Cรขmara apresentou a Avenida Almirante Reis, a Avenida 24 de Julho e a Rua Prof. Pinto Peixoto, em Telheiras, como o top of trรชs arruamentos com mais problemas de seguranรงa, nรฃo referindo, no entanto, que, segundo o relatรณrio da Copenhagenize, a sinistralidade identificada na Almirante Reis aponta a um perรญodo anterior ร  ciclovia, o que, segundo os auditores, “mostra a importรขncia da ligaรงรฃo actualmente construรญda”. Anacoreta Correia tambรฉm nรฃo mencionou outros tops dos auditores, como as cinco ligaรงรตes inexistentes mais prioritรกrias (a Avenida Mouzinho de Albuquerque, a Rua da Junqueira ou a Estrada de Benfica sรฃo algumas delas), os trรชs arruamentos com mais problemas de conforto para ciclistas (como a Avenida da Liberdade, onde deveria haver ciclovias protegidas) ou os trรชs corredores 30+bici que mais precisam de reformulaรงรฃo (como a Avenida Elias Garcia, que, apesar de ter “volumes elevados de trรกfego automรณvel”, passou a ser a alternativa dada pela Cรขmara de Lisboa aos ciclistas depois da remoรงรฃo da ciclovia da Avenida de Berna).

A anรกlise de rua dos auditores internacionais permitiu ainda verificar troรงos onde os mรญnimos recomendados nรฃo sรฃo atingidos, peรตes a utilizar ciclovias como percursos pedonais, uma rede com quebras e interrupรงรตes, por exemplo, junto a paragens de autocarro, transiรงรตes difรญceis de compreender devido ร  falta de sinalizaรงรฃo, e ainda uma experiรชncia desagradรกvel em ruรญdo e qualidade do ar em algumas ciclovias que passam junto ao trรกfego motorizado. “Quanto a cruzamentos, identificam-se 30 com problemas”, detalhou Filipe Anacoreta Correia.

Auditoria vai ser usada com “sentido crรญtico”

O Vice-Presidente realรงou que a auditoria รฉ “um instrumento de trabalho” que vai ser usado “com sentido crรญtico” pelo Municรญpio, “uma vez acolhendo totalmente [as recomendaรงรตes], outras vezes acolhendo apenas em parte, e outras vezes ate recusando e encontrando soluรงรตes que nรณs entendemos que sรฃo mais adequadas”.

A partir dos resultados da auditoria, a Cรขmara de Lisboa partiu para a elaboraรงรฃo de um plano de acรงรฃo para 2024-25, com o objectivo de aumentar em 50% a rede ciclรกvel atรฉ ao final do mandato. O plano รฉ semelhante ao que fora apresentado em Outubro, com alguns ajustes, como admitiu Anacoreta Correia aos jornalistas. “Em Outubro jรก tรญnhamos tido acesso a um relatรณrio intercalar da empresa. ร€ medida que fomos encetando diรกlogo da empresa, fomos procurando trabalhar jรก em soluรงรตes para a nossa visรฃo de expansรฃo da rede. Mas aquilo que estamos aqui a apresentar nรฃo รฉ exactamente o que apresentรกmos na altura”he said.

O plano de Outubro tinha sido apresentado como algo "dynamic", que poderia vir a ser alterado e que agora foi “estabilizado” com o resultado final da auditoria. O Executivo liderado por Carlos Moedas compromete-se agora com 56 novas ciclovias ou troรงos de ciclovias, dos quais 20 serรฃo infraestruturas segregadas โ€“ mais uma ciclovia segregada que em Outubro. Estamos a falar de um acrรฉscimo de 90 km ร  rede, que ajudarรก a aumentรก-la de 173 km, este ano, para 263 km, em 2025. O investimento em nova infraestrutura serรก de 13 milhรตes de euros, sendo que cerca de dois milhรตes serรฃo para ligar 20 escolas ร  rede no รขmbito do programa BICI. O Vice-Presidente detalhou que o investimento em rede ciclรกvel no anterior mandato (22,2 milhรตes de euros) รฉ 41% superior ao do mandato anterior (15,8 milhรตes). Falou tambรฉm em mais 28% de investimento na rede GIRA na governaรงรฃo de Moedas (3,7 milhรตes face aos 2,9 milhรตes do mandato de Medina). No campo das bicicletas partilhadas, a meta em 2025 serรฃo 193 estaรงรตes e 1900 bicicletas activas, das quais apenas 100 serรฃo nรฃo elรฉctricas.

Anacoreta Correia mencionou ainda 1,7 milhรตes de euros para manutenรงรฃo da rede ciclรกvel existente. O Vice-Presidente disse, sobre este ponto, que a inclusรฃo de “uma dotaรงรฃo orรงamental para a manutenรงรฃo” รฉ “um facto novo, que nรฃo existia no passado”, e que comeรงarรก “jรก este mรชs” a ser executado pela EMEL; o autarca nรฃo adiantou detalhes das intervenรงรตes de manutenรงรฃo a serem realizadas, mas que consistirรฃo em “reparaรงรตes, sinalรฉtica, pinturas e reforรงo de segregaรงรฃo”. “A manutenรงรฃo รฉ qualquer coisa que passarรก a acompanhar a vida das ciclovias e no contrato-mandato que temos com a EMEL, passaremos a incluir isso. A EMEL passarรก nรฃo sรณ a construir mas tambรฉm a cuidar das ciclovias.”

Avenida de Berna foi “polรญtica”

“O ponto de chegada que esperamos no final de 2025 รฉ ter uma rede muito mais equilibrada e assegura nas suas intersecรงรตes e ligaรงรตes, com os principais eixos de falha de rede corrigidos. Mais do que o nรบmero de quilรณmetros estamos a falar de uma rede que cresce substancialmente no seu equilรญbrio”, realรงou o Vice-Presidente. O plano de acรงรฃo que o Municรญpio estabeleceu para este e o prรณximo ano nรฃo responde directamente ร s fragilidades assinaladas pela auditoria, algumas apresentadas aos jornalistas e outras detalhadas no relatรณrio. “Agora estamos a trabalhar muito sob a base da rede existente procurando melhorรก-la e completรก-la onde estar em falta. Assim que esteja esgotado esta fase, o nosso objectivo รฉ a expansรฃo propriamente dita da rede”where “primeiro semestre de 2025” o timing avanรงado para o inรญcio desta fase.

Ciclovia provisรณria na Avenida de Berna (fotografia LPP)

O Vice-Presidente da autarquia explicou que o trabalho de repensar a rede ciclรกvel e de realizar uma auditoria permitiu baixar uma polarizaรงรฃo que disse existir na cidade em torno das ciclovias. Ideia que Carlos Moedas tambรฉm defendeu perante os jornalistas, explicando que “para termos polรญticas de mobilidade, nรฃo podemos ter polรญticas de fricรงรฃo, que pรตem uns contra os outros”. O Presidente da Cรขmara de Lisboa falou na necessidade de “reduzir a polarizaรงรฃo, de reduzir a fricรงรฃo” like “uma grande mudanรงa em termos polรญticos e de visรฃo sobre as polรญticas nรฃo sรณ de mobilidade, mas tambรฉm nas ambientais” and that “era importante fazรช-lo desde o dia um”.

Durante o final do mandato de Medina e o inรญcio do de Moedas, duas ciclovias da cidade de Lisboa dividiram o debate em torno da mobilidade. Sobre a da Almirante Reis, o relatรณrio com as conclusรตes do processo participativo realizado em 2023 deverรก ser divulgado em Junho, juntamente com um novo perfil para a avenida, no รขmbito de uma requalificaรงรฃo de fundo que nรฃo deverรก ficar pronta em 2027. Haverรก uma “alteraรงรฃo do desenho da ciclovia”, mas estรก prometida a manutenรงรฃo da pista. “O nosso objectivo รฉ manter nas vias estruturantes a compatibilizaรงรฃo entre a rede rodoviรกria e a rede ciclรกvel, mas introduzindo medidas muito significativas e que em grande medida respondem a vรกrios dos aspectos que sรฃo revelados na auditoria em termos de seguranรงa”mentioned.

Quanto ร  Avenida de Berna, Anacoreta Correia admitiu ter sido “uma questรฃo polรญtica” and not a technical decision, indicando que o relatรณrio da auditoria รฉ omisso em relaรงรฃo a essa ciclovia [aquando da visita dos auditores, ainda havia ciclovia em toda a extensรฃo da Avenida de Berna]. O Vice-Presidente frisou que havia “uma promessa eleitoral da Junta de Freguesia das Avenidas Novas” e “um consenso de que a ciclovia estava mal desenhada”However, he said that the council's decision to remove part of the cycle path in order to put in car parking had been made apart from the audit. “Estamos neste momento com uma soluรงรฃo provisรณria e estamos a concluir o projecto para a a soluรงรฃo definitiva”, um projecto que estรก incluรญdo no plano de acรงรฃo apresentado na quinta-feira e que pressupรตe, segundo o mapa divulgado, o prolongamento da pista para bicicletas, hoje existente apenas no quarteirรฃo da Gulbenkian, junto ร  Praรงa de Espanha, por mais dois quarteirรตes, atรฉ ร  FCSH.

Apresentaรงรฃo do Plano de Aรงรฃo da rede Ciclรกvel ๐Ÿšฒ
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