Contactless chega à Carris

Já é possível viajar na Carris com contactless, usando o cartão bancário, o telemóvel ou até mesmo o relógio para pagar um bilhete de autocarro ou eléctrico. É possível comprar viagens até 10 pessoas, sendo aplicada a tarifa de bordo.

O pagamento com contactless chegou à Carris (fotografia LPP)

A partir de hoje, é ainda mais fácil viajar na Carris, com a possibilidade de pagar a tarifa de bordo com bank card contactless, físico ou virtual, directamente nos validadores de todos os veículos da transportadora. Os passageiros da Carris, o operador municipal de transporte público da cidade de Lisboa, passam assim a usufruir de um sistema de pagamento mais cómodo.

Com a chegada do contactless à Carris, deixa de ser necessário comprar viagens previamente. No entanto, a tarifa aplicada com este tipo de pagamentos é a de bordo, o que significa que uma viagem num autocarro fica a 2,10 € e num eléctrico custa 3,10 €. Nos elevadores da Bica, Glória e Lavra, o contactless permite comprar duas viagens por 4,10 €; e no elevador de Santa Justa, por 6 €.

Como a opção de pagamento com cartão bancário se aplica a compra da tarifa de bordo, cada aquisição é válida apenas na viagem que o utilizador vai fazer, excepto nos elevadores, em que são permitidas duas viagens (uma subida e uma descida). Esta opção de pagamento permite, ainda, a compra de títulos de viagem para famílias ou pequenos grupos, até um máximo de 10 pessoas, seleccionando diretamente no validador o número de títulos pretendido.

Campanha de comunicação da Carris sobre o contacless (DR)

Esta nova solução tecnológica resulta de um projecto desenvolvido em articulação com a SIBS e a Axians, e permite utilizar cartões bancários contactless da rede Visa ou Mastercard, seja o cartão físico, seja um cartão virtual em telemóveis ou relógios com tecnologia NFC (Apple Pay, Google Pay ou outro). Os requisitos de segurança e privacidade são garantidos pela solução Mass Transit, que se encontra certificada para leitura de cartões e processamento de pagamentos associados às viagens.

“Com a introdução do pagamento com cartão bancário, reforçamos o nosso compromisso com a melhoria da experiência de viagem dos nossos clientes, garantindo, assim, uma maior comodidade e uma melhor acessibilidade na utilização do nosso serviço”, refere Pedro de Brito Bogas, presidente da Carris, em comunicado. “Todos os passos que damos para melhorar a experiência de viagem, visam converter mais utilizadores do transporte individual para o transporte público.”

A Carris é o terceiro operador da área metropolitana de Lisboa a permitir pagamentos com contactless, depois do Lisbon Metro and the Fertagus. A Carris Metropolitana conta fazê-lo em 2025, ano em que está prevista também a possibilidade de ter o cartão Navegante no telemóvel. Na Carris está também disponível o pagamento por MB Way, sistema que também pode ser usado a bordo do MTS nos concelhos de Almada e Seixal.

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