No dia 1 de cada mês, é dia de ir para a escola de bicicleta

Ajuda-nos a chegar às 500 assinaturas, assina aqui.

Fotografia cortesia de Nuno Alexandre Correia/CML

A Câmara de Lisboa está a lançar o desafio para que no primeiro dia de cada mês os alunos da cidade escolham deslocar-se para a escola de bicicleta. O objectivo é mudar hábitos – 51,4% das crianças diz ir para a escola de automóvel, apenas 1,5% de bicicleta.

“Consiste num apelo para que, todos os dias 1, em tempo de aulas (será dia 1 de Julho, depois só em Setembro ou Outubro por causa das férias), os alunos escolham deslocar-se para a escola de bicicleta”, explica Inês Henriques, chefe da divisão de Estudos e Planeamento de Mobilidade da Câmara de Lisboa. “Para tal, estamos a investir na infraestrutura ciclável da cidade e temos um programa de instalação de estacionamentos dentro dos recintos escolares, que arrancará no terreno em Julho, pois foi adjudicado há pouco tempo.”

O desafio agora lançado pelo município arrancou neste 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, com uma actividade especial: todos os Trains-bicyclettes da cidade foram “activados”, isto é, saíram à rua. Desde que este programa municipal arrancou no ano lectivo 2019/20 com um piloto em três escolas, que o número de alunos, pais, mães e escolas interessadas não tem parado de crescer: existem agora 11 escolas aderentes, entre públicas e privadas; 16 percursos diferentes; e cerca de 200 crianças a participar.

Imagem cortesia de CML

Neste Dia Mundial da Criança, excepcionalmente todos os Comboios levaram crianças para a escola. O Expresso acompanhou um deles e destaca a experiência de Salvador, com seis anos: “Venho quase todos os dias. Só não venho quando tenho de ir ao dentista ou a minha irmã tem de ir fazer alguma coisa”dit-il. “Prefiro vir de bicicleta do que de carro. Assim falo com os meus amigos, apanho ar e é muito rápido.”

“Não estamos a prever que o que aconteceu hoje se repita nos próximos tempos. Os comboios manterão o seu calendário normal e no dia 1 apelaremos novamente à utilização da bicicleta nas idas para a escola”, esclarece Inês Henriques.

O desafio de convidar os alunos a ir para a escola de bicicleta no dia 1 de cada mês é semelhante ao Sexta de Bicicleta, uma iniciativa da MUBi – Associação Pela Mobilidade Urbana Em Bicicleta que de forma orgânica incentiva todas as pessoas a se deslocarem de bicicleta para o trabalho pelo menos à sexta-feira.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo:

  • IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3
  • MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)
  • Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

Para ler também