Divulgado o projecto mais cobiรงado da cidade: jรก รฉ conhecida a nova configuraรงรฃo da ciclovia da Almirante Reis na totalidade.

A Cรขmara Municipal de Lisboa (CML) acabou de divulgar, sur votre site web, o projecto completo da nova ciclovia da Avenida Almirante Reis, uma semana depois da notรญcia do Lisboa Para Pessoas que dava conta do inรญcio de algumas obras naquela artรฉria. Ciclovia passa para o sentido descendente em formato bidireccional, como jรก tinha sido anunciado.
“Em Junho de 2020, em perรญodo pandรฉmico, foi instalada na Avenida Almirante Reis uma pista ciclรกvel pop-up, segregada. Com o retorno gradual do trรกfego, aquela soluรงรฃo revelou-se inviรกvel obrigando ร implementaรงรฃo de uma alternativa em Junho de 2021”, escreve a autarquia. “ร intenรงรฃo da CML promover alteraรงรตes neste eixo viรกrio, no sentido de o qualificar a longo e a curto prazo melhorando os nรญveis de circulaรงรฃo e a qualidade geral da vivรชncia na Avenida.”
De acordo com a CML, “estรฃo em desenvolvimento estudos de uma proposta de qualificaรงรฃo global, estruturante, promovendo um novo desenho, digno desta artรฉria tรฃo importante na nossa cidade”. Por agora, a autarquia pretende avanรงar com esta “proposta provisรณria” no sentido de “melhorar a fluidez do trรกfego rodoviรกrio e transporte pรบblico, bem como em todos os bairros adjacentes”.
Conforme previsto, o projecto mantรฉm a ciclovia bidireccional jรก existente na zona do Martim Moniz e a ligaรงรฃo na Alameda Dom Afonso Henriques. Existirรฃo mexidas nos sentidos de trรขnsito na zona do Mercado de Arroios para retirar a actual viragem ร esquerda existente na Avenida nessa zona. Haverรก tambรฉm algumas mexidas no separador central, nomeadamente na zona da Alameda e do Martim Moniz.
Premissas da nova soluรงรฃo, segunda a CML
- Permite repor duas vias de circulaรงรฃo no sentido da saรญda, Martim Moniz/ Areeiro, promovendo maior escoamento do trรกfego e diminuiรงรฃo dos nรญveis de poluiรงรฃo;
- Permite assegurar o canal de socorro, de acesso ao Hospital de S. Josรฉ, ร custa da utilizaรงรฃo excecional e integral do canal ciclรกvel;
- Mantรฉm apenas uma faixa no sentido sul, da entrada da cidade para o centro, condicionando assim o acesso ร baixa de trรกfego excessivo. Esta soluรงรฃo nรฃo promove o aumento da procura rodoviรกria ao centro da cidade. Apenas procura aumentar a fluidez e o escoamento;
- No sentido descendente e na direita ascendente as faixas serรฃo todas zonas 30, aumentando a seguranรงa e a fluidez atravรฉs da velocidade constante;
- Implementaรงรฃo de gestรฃo semafรณrica inteligente, permitindo conduzir o trรกfego, em bloco, em contรญnuo ao longo da Avenida criando o efeito de pelotรฃo, promovendo o conceito de โonda verdeโ.
- Manutenรงรฃo de todo o estacionamento atual e de todos os lugares de cargas e descargas. Do ponto de vista global, esta operaรงรฃo expedita implica o ganho de cerca de 60 lugares na zona do mercado de Arroios.
- Estรก intrรญnseca nesta proposta a preocupaรงรฃo de promover uma mudanรงa rรกpida com um impacte urbano reduzido, sem alteraรงรฃo de geometria, quer da placa central quer dos recortes de estacionamento.
- Esta intervenรงรฃo envolve apenas raspagem de pintura e repintura, remoรงรฃo e localizaรงรฃo de balizadores e alteraรงรฃo da localizaรงรฃo de โilhasโ em lancil realizadas recentemente, aquando da instalaรงรฃo da pop-up, para localizaรงรฃo dos semรกforos. Terรก custos reduzidos e obedece a critรฉrios de racionalidade do investimento pรบblico.