Divulgado o projecto mais cobiçado da cidade: já é conhecida a nova configuração da ciclovia da Almirante Reis na totalidade.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) acabou de divulgar, no seu site, o projecto completo da nova ciclovia da Avenida Almirante Reis, uma semana depois da notícia do Lisboa Para Pessoas que dava conta do início de algumas obras naquela artéria. Ciclovia passa para o sentido descendente em formato bidireccional, como já tinha sido anunciado.
“Em Junho de 2020, em período pandémico, foi instalada na Avenida Almirante Reis uma pista ciclável pop-up, segregada. Com o retorno gradual do tráfego, aquela solução revelou-se inviável obrigando à implementação de uma alternativa em Junho de 2021”, escreve a autarquia. “É intenção da CML promover alterações neste eixo viário, no sentido de o qualificar a longo e a curto prazo melhorando os níveis de circulação e a qualidade geral da vivência na Avenida.”
De acordo com a CML, “estão em desenvolvimento estudos de uma proposta de qualificação global, estruturante, promovendo um novo desenho, digno desta artéria tão importante na nossa cidade”. Por agora, a autarquia pretende avançar com esta “proposta provisória” no sentido de “melhorar a fluidez do tráfego rodoviário e transporte público, bem como em todos os bairros adjacentes”.
Conforme previsto, o projecto mantém a ciclovia bidireccional já existente na zona do Martim Moniz e a ligação na Alameda Dom Afonso Henriques. Existirão mexidas nos sentidos de trânsito na zona do Mercado de Arroios para retirar a actual viragem à esquerda existente na Avenida nessa zona. Haverá também algumas mexidas no separador central, nomeadamente na zona da Alameda e do Martim Moniz.
Premissas da nova solução, segunda a CML
- Permite repor duas vias de circulação no sentido da saída, Martim Moniz/ Areeiro, promovendo maior escoamento do tráfego e diminuição dos níveis de poluição;
- Permite assegurar o canal de socorro, de acesso ao Hospital de S. José, à custa da utilização excecional e integral do canal ciclável;
- Mantém apenas uma faixa no sentido sul, da entrada da cidade para o centro, condicionando assim o acesso à baixa de tráfego excessivo. Esta solução não promove o aumento da procura rodoviária ao centro da cidade. Apenas procura aumentar a fluidez e o escoamento;
- No sentido descendente e na direita ascendente as faixas serão todas zonas 30, aumentando a segurança e a fluidez através da velocidade constante;
- Implementação de gestão semafórica inteligente, permitindo conduzir o tráfego, em bloco, em contínuo ao longo da Avenida criando o efeito de pelotão, promovendo o conceito de “onda verde”.
- Manutenção de todo o estacionamento atual e de todos os lugares de cargas e descargas. Do ponto de vista global, esta operação expedita implica o ganho de cerca de 60 lugares na zona do mercado de Arroios.
- Está intrínseca nesta proposta a preocupação de promover uma mudança rápida com um impacte urbano reduzido, sem alteração de geometria, quer da placa central quer dos recortes de estacionamento.
- Esta intervenção envolve apenas raspagem de pintura e repintura, remoção e localização de balizadores e alteração da localização de “ilhas” em lancil realizadas recentemente, aquando da instalação da pop-up, para localização dos semáforos. Terá custos reduzidos e obedece a critérios de racionalidade do investimento público.