O metro de superfรญcie que vai ligar Odivelas e Loures (e que serรก a futura Linha Violeta do Metro de Lisboa) terรก menos um quilรณmetro e menos duas estaรงรตes em relaรงรฃo ao que estava previsto. Transporte pรบblico ficarรก ร porta da Urbanizaรงรฃo do Infantado; moradores recearam perda de estacionamento e de espaรงo de circulaรงรฃo automรณvel.

A futura Linha Violeta do Metro de Lisboa, uma linha de superfรญcie que servirรก os concelhos de Odivelas e Loures, nรฃo vai entrar no nรบcleo urbano do Infantado, depois de alguns moradores terem mostrado, atravรฉs de uma petiรงรฃo online, preocupaรงรฃo com a reduรงรฃo dos lugares de estacionamento e das vias de circulaรงรฃo automรณvel que o traรงado do metro provocaria. O trajecto que tinha sido apresentado estรก, assim, a ser encurtado em cerca de um quilรณmetro et nรบmero de estaรงรตes previstas tambรฉm vai ser reduzido de 19 para 17.
A alteraรงรฃo do projecto significa, em poucas palavras, que a Linha Violeta โ que formaria um “U” no concelho de Loures, ligando o Hospital Beatriz รngelo ao Infantado, passando pela estaรงรฃo de metro de Odivelas โ vai no lado do Infantado ficar ร porta de uma zona densamente povoada, conhecida como Urbanizaรงรฃo do Infantado. Neste local, a รบltima estaรงรฃo serรก a da Vรกrzea de Loures, localizada perto do centro comercial LoureShopping, numa das pontas da urbanizaรงรฃo; isso significa que o metro nรฃo vai entrar no nรบcleo urbano propriamente dito, onde seguiria pela Avenida das Descobertas e teria duas estaรงรตes: a do Infantado et Quinta de Sรฃo Roque, jรก periferia norte da urbanizaรงรฃo.

Alteraรงรตes nas duas extremidades
Foi o jornal Pรบblico que noticiou estas alteraรงรตes, citando a Cรขmara de Loures. A autarquia liderada por Ricardo Leรฃo deu ainda nota de que o Parque de Material e Oficinas (PMO), infraestrutura essencial a qualquer linha de metro, terรก de ter uma nova localizaรงรฃo, nรฃo sรณ devido ao encurtamento da linha mas tambรฉm por outras questรตes. O PMO estava previsto para o Infantado, depois da estaรงรฃo da Quinta de Sรฃo Roque. Mas, de acordo com o estudo de impacto ambiental, esta localizaรงรฃo obrigaria ao corte de vรกrias รกrvores e inviabilizaria um negรณcio de enoturismo de uma quinta situada nas imediaรงรตes.

O PMO vai passar, entรฃo, para a outra extremidade da linha, junto ร s estaรงรตes Planalto da Caldeira e Hospital Beatriz รngelo. Segundo a Cรขmara de Loures, citada pelo jornal Pรบblico, “o Metro de Lisboa esteve a avaliar, durante os รบltimos meses, as questรตes tรฉcnicas e o impacto nos recursos naturais para a nova localizaรงรฃo do PMO, tendo chegado ร conclusรฃo pela localizaรงรฃo do Planalto da Caldeira”. Esta localizaรงรฃo tinha levantado preocupaรงรตes ambientais, como referiu, Nuno Dias (PS), Vereador do Urbanismo de Loures, na reuniรฃo de Cรขmara de 19 de Julho.
Em resposta a Tiago Matias, vereador comunista, sobre se o PMO no Planalto da Caldeira nรฃo iria “comprometer o รบnico espaรงo verde que aquele territรณrio tem” e para o qual estรก previsto um parque urbano, Nuno Dias admitiu dificuldades em encontrar um local para a infraestrutura que ocuparรก quatro hectares. “ร um equipamento grande, pesado, e a sua localizaรงรฃo precisa de ser afinada, atรฉ para nรฃo pรดr em causa o parque verde”, reconheceu. O autarca socialista disse, nessa reuniรฃo, estar a trabalhar com o Metro para encontrar “o local mais adequado, para que nรฃo contribua para o desaparecimento daquela mancha verde”; agora, segundo o Pรบblico, a soluรงรฃo jรก terรก sido encontrada e comunicada aos proprietรกrios do terreno em causa e ร s juntas de freguesia.


Tambรฉm nesta extremidade haverรก alteraรงรตes de traรงado. A รบltima estaรงรฃo, Hospital Beatriz รngelo, vai ficar mais prรณxima do edifรญcio do Hospital “de modo a facilitar o acesso e prestar um melhor acesso aos utentes que se deslocam a esta unidade hospitalar”, informa o municรญpio de Loures, que disse que o traรงado apresentado “previa que a estaรงรฃo ficasse a uma distรขncia considerรกvel dos acessos ao edifรญcio hospitalar”. Por outro lado, a penรบltima estaรงรฃo, Planalto da Caldeira, deverรก ser relocalizada para uma zona anexa ao parque de estacionamento do Centro Comercial Continente de Loures, uma vez que a localizaรงรฃo que estava em cima da mesa fica inviabilizada devido ร construรงรฃo de um grande centro logรญstico, o VGP Park Loures. “Estando a localizaรงรฃo da estaรงรฃo do Planalto da Caldeira prejudicada pela intervenรงรฃo em fase de conclusรฃo do VGP Park Loures, foi apresentado ao Metro de Lisboa uma proposta de deslocalizaรงรฃo da estaรงรฃo para o piso de estacionamento do Centro Comercial Continente, adjacente ao mesmo”, disse a Cรขmara de Loures ao Pรบblico.

Preferem carros ao Metro
Mas regressemos ao Infantado, onde estรก a avanรงar a maior alteraรงรฃo ao projecto original, com a eliminaรงรฃo de duas estaรงรตes e de um quilรณmetro de rede devido ร contestaรงรฃo popular. Alguns moradores da Urbanizaรงรฃo do Infantado lanรงaram uma petiรงรฃo online para mostrar oposiรงรฃo ao traรงado proposto, reunindo mais de 790 assinaturas. Escreveram que “esta Urbanizaรงรฃo caracteriza-se por uma forte densidade populacional, estando ainda em expansรฃo, verificando-se actualmente uma clara falta de lugares de estacionamento e forte congestionamento automรณvel nas horas de ponta“. “O actual projecto implica uma significativa reduรงรฃo de lugares de estacionamento (a sua passagem pelo separador de vias implica a eliminaรงรฃo dos estacionamentos adjacentes) e reduรงรฃo de vias de circulaรงรฃo com estrangulamento do trรขnsito apenas numa via โ onde agora hรก duas”, pode ler-se no texto.

Os peticionรกrios estavam tambรฉm preocupados com a interrupรงรฃo do trรขnsito rodoviรกrio nas rotundas para a passagem do metro e com um “previsรญvel aumento de circulaรงรฃo local” devido ร procura que a linha metro traria para a zona. “Importante ainda mencionar a excessiva proximidade do traรงado do metro aos prรฉdios habitacionais, bem como a uma escola, com os conhecidos inconvenientes em matรฉria de seguranรงa, poluiรงรฃo sonora e vibraรงรฃo. Nรฃo menos importante, este projecto implica ainda a destruiรงรฃo das palmeiras de vassoura, icรณnicas desta Urbanizaรงรฃo, bem como de vรกrias zonas verdes, jรก de si escassas.”
Em Abril, ao jornal Expresso, a autarquia de Loures tinha mostrado solidariedade com a petiรงรฃo e com a contestaรงรฃo que foi ouvindo em sessรตes de apresentaรงรฃo do projecto por si promovidas. No caso do Infantado, “fizemos uma reuniรฃo pรบblica e detetรกmos que a populaรงรฃo nรฃo queria que o metro passasse dentro da urbanizaรงรฃo do Infantado. Fizemos depois um inquรฉrito com cerca de trรชs mil respostas e 70% daquela populaรงรฃo nรฃo queria”, justificou Ricardo Leรฃo, Presidente da Cรขmara de Loures. “Ficรกmos surpreendidos que o executivo anterior nรฃo tenha ouvido a populaรงรฃo previamente. Compete-nos ir ao encontro daquilo que รฉ a vontade da grande maioria da populaรงรฃo”, adicionou ainda ao Expresso. Ricardo Leรฃo, do PS, sรณ tomou a presidรชncia do municรญpio de Loures no final de Setembro/inรญcio de Outubro de 2021, tendo o protocolo para o desenvolvimento da Linha Violeta sido assinado dois meses antes pela autarquia liderada por Bernardino Soares, da CDU.
O traรงado da Linha Violeta no Infantado jรก tinha sido contestado pela Junta de Freguesia de Loures, liderada por Antรณnio Pombinho (CDU), que sugeria um traรงado alternativo por entender que o proposto “atravessa o interior da urbanizaรงรฃo, no meio de edifรญcios habitacionais, com reduรงรฃo das vias de circulaรงรฃo rodoviรกria e dos lugares de estacionamento, jรก actualmente escassos para a procura existente”, reduzindo a qualidade de vida dos habitantes.

Uma petiรงรฃo contrรกria ร supra referida comeรงou a circular em Abril mas nรฃo conseguiu uma adesรฃo relevante. Nela รฉ defendido que “as linhas de metro devem chegar a zonas residenciais como a nossa, e nรฃo servir apenas como transporte para o centro comercial”, acrescentando-se que “a Urbanizaรงรฃo do Infantado esteve sempre no plano, a pedido dos seus prรณprios moradores que queriam melhores alternativas de transporte para o seu dia-a-dia”. Os apenas 23 peticionรกrios acreditam que a Linha Violeta “รฉ a รบnica forma de combater os problemas de congestionamento, estacionamento e seguranรงa rodoviรกria na Urbanizaรงรฃo do Infantado”.

O projecto, segundo apresentado em Janeiro deste ano, previa junto ร estaรงรฃo Quinta de Sรฃo Roque a criaรงรฃo de um novo parque de estacionamento automรณvel com 82 lugares, bem como a eliminaรงรฃo de um troรงo de ciclovia na Avenida das Descobertas, actualmente desenvolvimento numa zona de estacionamento, para permitir a inserรงรฃo de mais lugares (os lugares que hoje existem em paralelo passariam a ser em espinha, e a circulaรงรฃo de bicicletas passaria a ser feita junto com a de peรตes no passeio jรก estreito).
Alรฉm disso, ao longo de toda a Avenida das Descobertas, a Linha Violeta passaria pelo separador central da avenida, onde existe um alinhamento de palmeiras, que teriam de ser removidas; no entanto, esta arborizaรงรฃo nรฃo oferece qualquer sombra ร s รกreas pedonais, onde existem outras รกrvores que seria mantidas (e que poderiam ser reforรงadas). Alรฉm do mais, a avenida passaria a ter uma via por sentido em quase toda a sua extensรฃo (tem duas actualmente e seriam mantidas as duas apenas em casos pontuais) e manteria a actual expressiva oferta de estacionamento. Apenas seria eliminado o estacionamento informal que รฉ feito no meio da avenida e que seria compensado com o novo parque jรก referido, por exemplo. Tambรฉm no LoureShopping poderia ser encontrada uma soluรงรฃo para o estacionamento nocturno de residentes, ร semelhanรงa do que se pretende fazer em Lisboa.



Esperanรงa para o futuro?
No inรญcio deste ano, o plano da Linha Violeta foi colocado em consulta pรบblica atravรฉs da plataforma governamental Participa.pt, e qualquer pessoa pรดde enviar contributos. Ao mesmo tempo, a Cรขmara de Loures promoveu sessรตes locais de apresentaรงรฃo do projecto e lanรงou um formulรกrio prรณprio para a populaรงรฃo participar directamente junto da autarquia.
O inรญcio da construรงรฃo da Linha Violeta estรก previsto para o primeiro trimestre de 2024, terminando no segundo semestre de 2026, de modo a poder usufruir do Plano de Recuperaรงรฃo e Resiliรชncia (PRR). O investimento previsto era de 250 milhรตes de euros, mas jรก subiu para 390 milhรตes. O procedimento para a contrataรงรฃo, por concurso pรบblico, da empreitada e do material circulante, que deverรก ser dividido em trรชs lotes, era para ter sido lanรงado ainda no primeiro semestre deste ano (que terminou em Junho); ao jornal Pรบblico, o Ministรฉrio do Ambiente e Acรงรฃo Climรกtica, de Duarte Cordeiro, disse que o projecto estรก “em fase de conclusรฃo” e que “estรฃo a ser trabalhados os รบltimos detalhes relacionados com soluรงรตes de projecto, as estimativas orรงamentais e o seu financiamento”, devendo o tal concurso pรบblico โ que serรก de concepรงรฃo e construรงรฃo โ ser lanรงado agora em Setembro.
Com a alteraรงรตes em marcha, a Linha Violeta terรก 12 km (em vez de 13 km), com troรงos subterrรขneos, outros em trincheira e a maioria ร superfรญcie, e ainda 17 estaรงรตes (em vez de 19); o projecto irรก impulsionar, alรฉm de uma nova mobilidade no concelho de Odivelas e sobretudo no de Loures, vรกrios projectos de reordenamento urbano e viรกrio, com melhorias do espaรงo pedonal e a criaรงรฃo de ciclovias, como demos a conhecer aqui.

O Governo e o Metro de Lisboa tรชm prazos cada vez mais apertados para a concretizaรงรฃo da Linha Violeta. ร certo que uma linha de metro ligeiro, maioritariamente ร superfรญcie, รฉ de mais rรกpida execuรงรฃo que uma linha subterrรขnea de metro pesado, mas a criaรงรฃo da Linha Circular tem conhecido atrasos significativos. A Linha Violeta terรก de ficar mesmo pronta atรฉ Dezembro de 2026, sob risco de perder o financiamento do PRR. Neste correr atrรกs do relรณgio e com os ajustes feitos ao traรงado original, o Metro poderรก, no entanto, poupar algum dinheiro, seja perante um cenรกrio de aumento de custo da obra, seja num cenรกrio de atraso e perda de financiamento. Isto รฉ: sendo o projecto tal como foi apresentado de 390 milhรตes, este custo poderรก manter-se com a concretizaรงรฃo de menos um quilรณmetro e de menos duas estaรงรตes.

Por outro lado, o prolongamento da Linha Violeta para o Infantado poderรก acontecer numa segunda fase, com outro instrumento de financiamento. Ou seja, o plano agora previsto fica na gaveta para um eventual futuro. Esse futuro poderรก passar por um prolongamento da Linha Violeta atรฉ Vialonga, jรก no concelho de Vila Franca de Xira. Esta proposta foi apresentada atravรฉs de uma moรงรฃo pela coligaรงรฃo Nova Geraรงรฃo, liderada pelo PSD, na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, a 27 de Abril. Os sociais democratas entendem que a Linha Violeta deve contemplar “uma ligaรงรฃo ao concelho de Vila Franca de Xira, atravรฉs da Freguesia de Vialonga, melhorando por essa via as condiรงรตes de mobilidade do nosso concelho”, atรฉ porque “a estaรงรฃo terminal que รฉ projectada para a Linha Violeta dista, em linha recta, aproximadamente seis quilรณmetros do lugar do Quintanilho, jรก na Freguesia de Vialonga, e junto ร qual se situa o MARL, um importantรญssimo pรณlo econรณmico para os dois concelhos”.
“Note-se tambรฉm que essa mesma extensรฃo, caso se efetuasse atรฉ ao Cabo de Vialonga, de forma paralela ร Variante, implicaria apenas a extensรฃo do projecto original da Linha Violeta em nove quilรณmetros, permitindo servir a totalidade deste aglomerado urbano, naquela que, recorde-se, รฉ a รบnica freguesia do nosso concelho que nรฃo tem acesso direto ao transporte ferroviรกrio”, referia a coligaรงรฃo Nova Geraรงรฃo, propondo que a Cรขmara Municipal de Vila Franca de Xira fizesse “os esforรงos necessรกrios junto das entidades competentes” para a integraรงรฃo de Vialonga no traรงado do projecto.
A moรงรฃo do PSD acabou aprovada por maioria, com uma abstenรงรฃo da deputada independente Diana Neves. Teve 19 votos a favor do PS, oito da CDU, quatro da Nova Geraรงรฃo/PSD, dois do Chega, dois do BE, um do PAN e um do CDS.
