O segundo concelho mais populoso do país já tem um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS). Documento tem estado em consulta pública.
Sintra também já tem um Plan de mobilité urbaine durable (PMUD). O segundo concelho mais populoso da área metropolitana de Lisboa e do país, a seguir à capital, apresentou o documento que orientará as políticas de mobilidade a nível municipal na próxima década, pelo menos. Além de uma visão estratégica para a mobilidade, assente numa perspectiva de harmonização entre diferentes modos, o PMUS sintetiza um plano de acção e as fontes de financiamento.
O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) de Sintra resulta de um trabalho realizado entre 2018 e 2021. A primeira fase de desenvolvimento do plano envolveu uma análise aprofundada das condições de mobilidade e acessibilidade no território, que envolveu olhar para dados demográficos, padrões de deslocamento, o estado da infraestrutura de transporte público e individual, a situação do estacionamento, o panorama dos modos activos (andar a pé e bicicleta), a segurança rodoviária e o impacto ambiental, entre outros aspecto. Esse diagnóstico revela um sistema de mobilidade insustentável, com forte dependência do transporte individual motorizado, infraestrutura inadequada para modos activos e transporte público ineficiente. Revela também uma diferença substancial entre o eixo urbano de Sintra e a área rural do concelho. É nas zonas urbanas que o transporte colectivo tem mais utilização por comparação às zonas rurais onde o carro assume percentagens mais elevadas, por exemplo.
Este diagnóstico serviu para conhecer e compreender os padrões e dinâmicas de mobilidade e acessibilidade dos residentes do concelho de Sintra, para, através do plano, abordar esses problemas por meio de um conjunto de medidas e acções estratégicas. A segunda fase de elaboração do PMUS prendeu-se exactamente com esta parte: com a definição de metas e criação de cenários futuros para o sistema de transporte do concelho. A estratégia abrange vários modos de transporte, incluindo transporte público, modos ativos, veículos individuais e transporte de mercadorias.
De um modo geral, os objectivos do PMUS são sobre melhorar a integração do planeamento de transportes com outros instrumentos de planeamento; melhorar o desempenho ambiental do sistema de transportes; estimular os transportes públicos, através da melhoria da qualidade do serviço; reduzir volumes de tráfego motorizado, em particular do transporte individual; reduzir a poluição atmosférica, o ruído, as emissões de gases e contribuir para o reforço da atratividade e qualidade do ambiente urbano, entre outros. O relatório final do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Sintra, que podes consultar neste artigo, propõe uma visão integrada e sustentável para a mobilidade no concelho, com foco na redução do uso do transporte individual motorizado, promoção de transportes públicos e modos activos, e melhorias na qualidade ambiental e na segurança rodoviária.
Nesse sentido, o PMUS inclui várias medidas concretas, organizadas em 10 eixos de intervenção. Algumas das principais medidas incluem a criação de novas linhas de autocarro, incluindo linhas expresso e outras circulares, corredores BUS e prioridade em intersecções para o transporte público, um corredor reservado a carros com alta ocupação no IC19 para incentivar a viagens partilhadas e potencialmente abrindo caminho para um futuro sistema de transporte público em canal dedicado, a construção de uma rede de ciclovias contínuas e seguras no eixo urbano ou medidas de acalmia de tráfego no Centro Histórico de Sintra com a implementação de zonas de coexistência, zonas 30 e até mesmo novas zonas pedonais.
O PMUS fala ainda na criação de zonas de estacionamento com diferentes regras e tarifas para optimizar o uso do espaço, a melhoria da logística urbana para reduzir o impacto do transporte de mercadorias, o incentivo à adopção de veículos eléctricos através da criação de uma rede de pontos de carregamento e da renovação da frota de veículos municipais, a criação de sistemas de transporte flexíveis para áreas rurais e a promoção de plataformas de carpooling. O plano fala ainda em novas ligações rodoviárias para solucionar os problemas de trânsito e numa ligação por via dedicada, ainda sem definição do tipo de meio de transporte, entre as linhas de comboio de Sintra e de Cascais.
A fase final de elaboração do PMUS de Sintra passou pela delineação de um plano de acção, de um cronograma de implementação e de possíveis instrumentos de financiamento, nacionais e europeus. Por último, o plano destaca a necessidade de parcerias entre o município, entidades privadas e outros níveis de governo para garantir o sucesso do plano.
O PMUS de Sintra tem estado em consulta pública. Os interessados podem participar, enviando as suas ideias e contributos através do e-mail [email protected]. O prazo termina agora no final de Julho.