Comment Sintra veut rendre la mobilité plus durable dans la municipalité

O segundo concelho mais populoso do país já tem um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS). Documento tem estado em consulta pública.

Linha de Sintra em Queluz-Belas (fotografia LPP)

Sintra também já tem um Plan de mobilité urbaine durable (PMUD). O segundo concelho mais populoso da área metropolitana de Lisboa e do país, a seguir à capital, apresentou o documento que orientará as políticas de mobilidade a nível municipal na próxima década, pelo menos. Além de uma visão estratégica para a mobilidade, assente numa perspectiva de harmonização entre diferentes modos, o PMUS sintetiza um plano de acção e as fontes de financiamento.

Capa do PMUS de Sintra (DR)

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) de Sintra resulta de um trabalho realizado entre 2018 e 2021. A primeira fase de desenvolvimento do plano envolveu uma análise aprofundada das condições de mobilidade e acessibilidade no território, que envolveu olhar para dados demográficos, padrões de deslocamento, o estado da infraestrutura de transporte público e individual, a situação do estacionamento, o panorama dos modos activos (andar a pé e bicicleta), a segurança rodoviária e o impacto ambiental, entre outros aspecto. Esse diagnóstico revela um sistema de mobilidade insustentável, com forte dependência do transporte individual motorizado, infraestrutura inadequada para modos activos e transporte público ineficiente. Revela também uma diferença substancial entre o eixo urbano de Sintra e a área rural do concelho. É nas zonas urbanas que o transporte colectivo tem mais utilização por comparação às zonas rurais onde o carro assume percentagens mais elevadas, por exemplo.

Este diagnóstico serviu para conhecer e compreender os padrões e dinâmicas de mobilidade e acessibilidade dos residentes do concelho de Sintra, para, através do plano, abordar esses problemas por meio de um conjunto de medidas e acções estratégicas. A segunda fase de elaboração do PMUS prendeu-se exactamente com esta parte: com a definição de metas e criação de cenários futuros para o sistema de transporte do concelho. A estratégia abrange vários modos de transporte, incluindo transporte público, modos ativos, veículos individuais e transporte de mercadorias.

De um modo geral, os objectivos do PMUS são sobre melhorar a integração do planeamento de transportes com outros instrumentos de planeamento; melhorar o desempenho ambiental do sistema de transportes; estimular os transportes públicos, através da melhoria da qualidade do serviço; reduzir volumes de tráfego motorizado, em particular do transporte individual; reduzir a poluição atmosférica, o ruído, as emissões de gases e contribuir para o reforço da atratividade e qualidade do ambiente urbano, entre outros. O relatório final do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Sintra, que podes consultar neste artigo, propõe uma visão integrada e sustentável para a mobilidade no concelho, com foco na redução do uso do transporte individual motorizado, promoção de transportes públicos e modos activos, e melhorias na qualidade ambiental e na segurança rodoviária.

Nesse sentido, o PMUS inclui várias medidas concretas, organizadas em 10 eixos de intervenção. Algumas das principais medidas incluem a criação de novas linhas de autocarro, incluindo linhas expresso e outras circulares, corredores BUS e prioridade em intersecções para o transporte público, um corredor reservado a carros com alta ocupação no IC19 para incentivar a viagens partilhadas e potencialmente abrindo caminho para um futuro sistema de transporte público em canal dedicado, a construção de uma rede de ciclovias contínuas e seguras no eixo urbano ou medidas de acalmia de tráfego no Centro Histórico de Sintra com a implementação de zonas de coexistência, zonas 30 e até mesmo novas zonas pedonais.

Ciclovia no Cacém, Sintra (fotografia LPP)

O PMUS fala ainda na criação de zonas de estacionamento com diferentes regras e tarifas para optimizar o uso do espaço, a melhoria da logística urbana para reduzir o impacto do transporte de mercadorias, o incentivo à adopção de veículos eléctricos através da criação de uma rede de pontos de carregamento e da renovação da frota de veículos municipais, a criação de sistemas de transporte flexíveis para áreas rurais e a promoção de plataformas de carpooling. O plano fala ainda em novas ligações rodoviárias para solucionar os problemas de trânsito e numa ligação por via dedicada, ainda sem definição do tipo de meio de transporte, entre as linhas de comboio de Sintra e de Cascais.

A fase final de elaboração do PMUS de Sintra passou pela delineação de um plano de acção, de um cronograma de implementação e de possíveis instrumentos de financiamento, nacionais e europeus. Por último, o plano destaca a necessidade de parcerias entre o município, entidades privadas e outros níveis de governo para garantir o sucesso do plano.

O PMUS de Sintra tem estado em consulta pública. Os interessados podem participar, enviando as suas ideias e contributos através do e-mail [email protected]. O prazo termina agora no final de Julho.

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