A Comissão Europeia vai apoiar 10 projectos-piloto de ligação transfronteiriça por comboio. Entre eles, estão dois serviços que ligarão Portugal e Espanha: um entre Lisboa e Madrid, e outro entre a capital portuguesa e A Coruña.

A Comissão Europeia (CE) annoncée esta terça-feira, 31 de Janeiro, que vai apoiar 10 projectos-piloto de ligação transfronteiriça por comboio. Entre eles, estão dois serviços que ligarão Portugal e Espanha: um entre Lisbonne e Madrid, e outro entre a capital portuguesa e cidade galega A Coruña. Ambas as ligações serão asseguradas pela operadora Isla, que se estreou em 2022 no país vizinho através da marca Iryo.
Entre os 10 projectos-piloto que a União Europeia vai apoiar estão serviços já existentes e novas ligações ferroviárias, como é o caso das que a Isla/Iryo quer lançar entre os dois países ibéricos. O objectivo é “melhorar as conexões ferroviárias transfronteiriças em toda a UE, tornando-as mais rápidas, mais frequentes e mais acessíveis”, refere a CE.
#ConnectingEurope by train:
— EU Transport (@Transport_EU) January 31, 2023
📢These new 🇪🇺pilot services will improve cross-border rail across the EU!
👉10 projects for new & better 🚄connections
👉By day & by night 🌜
Find the full list here: https://t.co/ON1hgCtxkz pic.twitter.com/2fPiYXC2u9
Os 10 projectos-piloto foram seleccionados depois de analisadas as candidaturas recebidas no âmbito de um Plano de Acção que a CE no final de 2021, com o intuito de fortalecer e de incentivar as viagens de comboio de longa distância entre diferentes países europeus. Bruxelas acredita que o comboio é um dos modos de transporte mais sustentáveis e uma peça importante para a UE se tornar neutra em carbono até 2050.
Estas são as 10 propostas selecionadas por ordem de arranque planeado:
Candidato | Serviços |
---|---|
Ministério dos Transportes Húngaro | → Ligações entre a Hungria, a Áustria e o oeste da Roménia |
Connection Germany – Denmark – Sweden (com a participação da SJ, Snälltaget, České dráhy, Flixtrain e Midnight Trains | → Novo comboio nocturno da SJ entre Estocolmo, Copenhaga e Berlim; → Um novo comboio diurno também da SJ entre Hamburg e Gothenburg (e potencialmente Oslo, em co-operação com DSB e DB); → Melhor comboio nocturno da Snälltaget entre Stockholm, Estocolmo, Copenhaga e Berlim; → Novo serviço da České Dráhy entre Praga, Berlim e Copenhaga, em co-operação com DSB e DB; → Novo serviço da Flixtrain entre Leipzig, Berlim, Copenhaga e Estocolmo. |
Midnight Trains | → Novo serviço nocturno entre Paris, Milão e Veneza |
Flixtrain | → Novo serviço entre Munique e Zurique |
WESTbahn | → Novo serviço entre Munique, Viena e Budapeste e extensão do serviço existente |
Nederlandse Spoorwegen | → Melhoria do serviço já existente entre Amesterdão e Londres, em cooperação com a Eurostar. |
European Sleeper | → Novo comboio nocturno entre Amesterdão e Barcelona |
Ferrovie dello Stato Italiane/DB | → Novos serviços entre Rome e Munique, e entre Milão e Munique |
ILSA | → Novos serviços entre Lisboa e A Coruña, e entre Lisboa e Madrid |
Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya | → Novos serviços a ligar a Catalunha e o sul de França |
De acordo com a ordem da tabela divulgada, as ligações transfronteiriças entre Portugal e Espanha serão das últimas a serem lançadas. Na verdade, a infraestrutura actual ainda não permite essas circulações. Portugal está, neste momento, a terminar uma nova linha de alta velocidade (250 km/h) entre Évora, Elvas e Badajoz, que, a ficar pronta, poderá permitir uma ligação rápida entre as duas capitais ibéricas em cinco horas. As primeiras previsões apontaram 2023 como o ano da conclusão da obra, mas para essa conexão rápida entre Lisboa e Madrid ainda Espanha terá de electrificar a totalidade da linha entre Badajoz e a sua capital. Actualmente, viajar de comboio entre Lisboa e Madrid dura nove horas nos dias úteis e 11 aos fins-de-semanas. De resto, a única ligação ferroviária actualmente activa entre os dois países é entre o Porto e Vigo, na Galiza.
Entretanto, o Plano Ferroviário Nacional, que estará em discussão pública até final de Fevereiro, prevê um reforço significativo dos comboios nocturnos e internacionais a Portugal. No documento, que serve apenas para orientar futuros investimentos, pode ler-se que “a primeira medida a tomar, neste contexto, é a retoma do serviço Sud Express”, entre Lisboa e Paris, permitindo uma viagem numa noite e uma manhã. Estão ainda pensadas ligações nocturnas entre Lisboa e Madrid, entre Lisboa e Barcelona, entre A Coruña e Faro, e entre Lisboa, Barcelona e Valência (“um eixo que valerá a pena estudar para a criação de serviços deste tipo”).
Note-se que o apoio agora anunciado pela Comissão Europeia é destinado apenas a operadores ferroviários e autoridades de transporte para reforço ou lançamento de serviços diurnos e nocturnos de longo curso – e não para a construção de infraestrutura. No entanto, o Plano de Acção da UE para a ferrovia é mais amplo e pretende remover o maior número de obstáculos possível no que à utilização deste modo transporte em longas distâncias, tornando-o a escolha sustentável das novas gerações, melhorando a bilhética e oferecendo preços competitivos, garantindo a oferta necessária de material circulante, modernizando a infraestrutura e promovendo um uso eficiente da mesma, acelerando a digitalização do sector, e capacitando a força operária para os futuros desafios.
“Embora a procura por mobilidade verde esteja a crescer, precisamos que o mercado ferroviário responda muito melhor e muito mais rapidamente, especialmente para viagens longas e transfronteiriças. É por isso que a Comissão Europeia quer agora ajudar as empresas ferroviárias a criar novas ligações ferroviárias internacionais – de dia e de noite –, derrubando as muitas barreiras aos caminhos-de-ferro transfronteiriços. Estou ansiosa por trabalhar com o sector ferroviário para fazer destes 10 pilotos um sucesso e para inspirar muitos mais a aderir”, disse Adina Vălean, Comissária Europeu para os Transportes, em comunicado. A CE vai agora convidar os responsáveis pelas 10 propostas seleccionadas a lançar os seus projectos.
A Isla, que irá entrar em Portugal com serviços entre Lisboa, Madrid e A Coruña, é um operador ferroviário recente, que começou a operar em Espanha no ano passado de 2022 com a marca Iryo e com uma oferta de alta velocidade. A Isla é detida em 45% pela companhia aérea espanhola Air Nostrum e em 55% pela companhia ferroviária italiana Trenitalia.