🎲 Dados
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O Plano de Ação Climática 2030 define como prioridade a implementação de instrumentos que garantam a “gestão inteligente da informação”, promovendo a gestão integrada da informação, incluindo a recolha, tratamento e comunicação de dados sobre a cidade. Neste contexto, os Observatórios de Lisboa disponibilizam dados quantificados sobre o consumo de energia, emissões de gases com efeito de estufa (GEE), resíduos, água e águas residuais. A Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa E-Nova consideram os Observatórios Lisboa um elemento central das políticas de sustentabilidade da cidade enquanto ferramenta de monitorização e comunicação de desempenho.
Visualizações e dados sobre o crescimento da rede ciclável em Lisboa.
Podes encontrar dados sobre a GIRA, estacionamento, carregamento de carros eléctricos, trânsito e outros.
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Podes encontrar dados sobre a GIRA, estacionamento, carregamento de carros eléctricos, trânsito e outros.
Podes encontrar dados sobre a GIRA, estacionamento, carregamento de carros eléctricos, trânsito e outros.
GTFS é um formato comum de horários e de outras informações de transportes públicos. Com estes dados, podes desenvolver análises, visualizações ou aplicações. Nem todos os operadores disponibilizam os seus GTFS de forma pública.
GTFS é um formato comum de horários e de outras informações de transportes públicos. Com estes dados, podes desenvolver análises, visualizações ou aplicações. Nem todos os operadores disponibilizam os seus GTFS de forma pública.
GTFS é um formato comum de horários e de outras informações de transportes públicos. Com estes dados, podes desenvolver análises, visualizações ou aplicações. Nem todos os operadores disponibilizam os seus GTFS de forma pública.
O STEPP é uma plataforma do IMT – Instituto de Mobilidade e Transportes que pretende agregar dados de todos os operadores de transportes públicos a nível nacional na norma STEPP (alternativa ao GTFS).
O IMT – Instituto de Mobilidade e Transportes criou um mapa em Arcgis que agrega todas as interfaces de transporte, nomeadamente as rodoviárias, a nível nacional.
Cada Estado-membro europeu deve estabelecer um Ponto de Acesso Nacional (NAP – National Acess Point) para os dados e/ou metadados relevantes da área dos transportes e mobilidade, de acordo com os padrões definidos pela Comissão Europeia.
Dados que podes usar à vontade em qualquer projecto, pessoal ou profissional.
Rede ciclável de Lisboa – serviço de mapa com indicação da rede de ciclovia existente em Lisboa
GIRA – localização das estações, número de bicicletas disponíveis e docas vazias
Histórico da GIRA – arquivo da evolução da rede, desde 2020
Estacionamento de bicicletas – localização das zonas de estacionamento dedicadas a bicicletas (de curto, médio e longo prazo).
Sítios onde podes ir buscar dados.
A Câmara de Lisboa tem uma política de dados aberta singular, isto é, disponibiliza de forma aberta e gratuita uma variedade de dados sobre a cidade que podem ser usados por qualquer pessoa para o que bem entenderem. Esses dados estão reunidos na plataforma Lisboa Aberta.
O Lisboa Inteligente é a plataforma que centraliza as questões de dados e gestão inteligente da cidade de Lisboa. Com o lema “digitaliza a cidade”, o Lisboa Inteligente integra diferentes domínios e ganha corpo na forma de apps, sites, eventos, etc. A plataforma inclui o Lisboa Aberta.
A U-Shift é um grupo de investigação do Instituto Superior Técnico que tem como objectivo trabalhar problemas de mobilidade e transporte urbano. A U-Shift tem uma série de artigos científicos publicados e disponibiliza alguns conjuntos de dados publicamente.
O LPP / Lisboa Para Pessoas é um jornal local dedicado à cidade e à área metropolitana de Lisboa, editado de forma totalmente independente e sem fins lucrativos. Com uma edição em papel e outra online.