
Sempre que se justificar, faremos aqui uma revista de imprensa โ um apanhado do que de melhor se publicou na comunicaรงรฃo social em Portugal e lรก fora sobre mobilidade e sustentabilidade em Lisboa. Nesta primeira ediรงรฃo, falamos do futuro do Martim Moniz e tambรฉm de Carlos Moedas e da sua posiรงรฃo em relaรงรฃo ร s ciclovias.
Tens sugestรตes? Envia para nรณs atravรฉs de mail@lisboaparapessoas.pt.
O Martim Moniz estรก outra vez em debate. E sim, รฉ possรญvel fazer ali um jardim | Mensagem
No final do ano passado, a Cรขmara de Lisboa colocou o futuro do Martim Moniz nas mรฃos dos cidadรฃos: que futuro querem para aquela praรงa?, foi a pergunta lanรงada atravรฉs de um processo de discussรฃo pรบblica, aberto a todos os que quisessem partilhar ideias. Uma das propostas mais interessantes envolve a criaรงรฃo de um jardim. O jornalista Frederico Raposo, do jornal Mensagem de Lisboa, foi perceber se รฉ possรญvel o jardim no Martim Moniz.
As primeiras entrevistas de Carlos Moedas | RTP3 e Expresso
Carlos Moedas vai ser, pelo PSD e CDS, o principal adversรกrio de Fernando Medina ร Cรขmara de Lisboa. Na sua primeira grande entrevista, ร RTP3, hรก uma semana, Moedas falou no conceito da “cidade dos 15 minutos“, uma ideia do urbanista franco-colombiano Carlos Moreno de encurtar as distรขncias nas cidades, permitindo que as pessoas tenham tudo aquilo de que precisam a 15 minutos a pรฉ ou de bicicleta, sem precisarem do carro.
O ex-comissรกrio europeu admitiu a necessidade de reduzir a entrada de automรณveis em Lisboa porque “o futuro das cidade vai ter menos carros” e falou em parques dissuasores nos limites urbanos; disse que a transformaรงรฃo da cidade nรฃo pode se imposta โ “nรฃo รฉ tirando aqui o estacionamento para pรดr mais uma ciclovia”, “temos de pensar isso com as pessoas”.
Jรก esta semana, ao Expresso, Carlos Moedas esclareceu a sua posiรงรฃo em relaรงรฃo ร infra-estrutura ciclรกvel, que tem sido uma das apostas de Medina para a mobilidade de Lisboa: “Ciclovias: muitas. Defensor das ciclovias e das ‘cidades dos 15 minutos’, quer parques de estacionamento verticais para compensar reduรงรฃo do espaรงo”, lรช-se numa caixa que acompanha a entrevista no jornal e na qual sรฃo resumidas algumas posiรงรตes do candidato.
Segundo a mesma entrevista, Moedas opรตe-se ร futura linha circular do Metro, pois preferia uma expansรฃo para a zona ocidental da cidade; diz que Lisboa tem das “piores linhas da Europa” e que “devรญamos conseguir ir de metro para todo o lado”. Afasta “posiรงรตes ideolรณgicas cegas” e “estabilidade de polรญticas” em relaรงรฃo a se a Carris deve ser privatizada โ como o Governo de Passos Coelho (que integrou) pretendia โ ou municipalizada โ como o รฉ hoje.
Lisboa: Medina versus Moedas | Sandra Marques Pereira, Pรบblico
A sociรณloga Sandra Marques Pereira faz uma anรกlise dos dois candidatos mais fortes ร Cรขmara de Lisboa e da entrevista de Moedas ร RTP3. A investigadora escreve que “eleger como prioridade no seu programa para Lisboa a preparaรงรฃo da cidade para a prรณxima pandemia, como Moedas propรตe, รฉ um pouco deprimente e bastante redutor” e questiona o conceito de cidade dos 15 minutos que o adversรกrio do PSD/CDS trouxe de Paris: “um conceito discutรญvel que recentemente se tornou no novo mantra do urbanismo para consumo imediato e que, entendido como soluรงรฃo urbanรญstica รบnica para a cidade, pode promover o paroquialismo e a segregaรงรฃo das vivรชncias urbanas”.
Jรก do lado de Medina, Sandra Marques Pereira aponta que “nรฃo hรก uma Lisboa de Medina, mas sim uma Lisboa de Salgado para a qual o contributo de Antรณnio Costa, enquanto presidente de cรขmara, terรก sido mais importante que o do prรณprio Medina”. E conclui “a candidatura de Medina รฉ, acima de tudo, a candidatura da heranรงa de Salgado, mas sem o prรณprio, e com um conjunto de problemas para resolver, agora com menos dinheiro”.
Nรณs, a cidade e a mobilidade | Patrรญcia Melo, Pรบblico
Patrรญcia Melo, investigadora na รกrea da economia urbana, escreve num artigo de opiniรฃo no Pรบblico que “uma reduรงรฃo de apenas 10%” no estacionamento legal ร superfรญcie em Lisboa “permitiria recuperar o equivalente a dez Praรงas do Comรฉrcio em Lisboa”. “Se a nossa ambiรงรฃo permitisse ainda reduzir em 10% a รกrea da rede rodoviรกria, terรญamos, no mรญnimo, mais 21 Praรงas do Comรฉrcio em Lisboa”, escreve.
“O espaรงo recuperado permitiria alargar passeios, melhorar a velocidade e competitividade do transporte coletivo e ciclรกvel, e reduzir a sinistralidade rodoviรกria. Para alรฉm de melhorarem a nossa saรบde e a qualidade de vida, estas medidas trariam benefรญcios econรณmicos ao aumentar a atractividade do comรฉrcio local.”
Europe doubles down on cycling in post-Covid recovery plans | The Guardian
Laura Laker, jornalista freelancer, escreve no jornal britรขnco The Guardian sobre como vรกrias cidades europeias estรฃo a apostar na bicicleta na sua recuperaรงรฃo pรณs-Covid, e dรก o exemplo de Lisboa. O jornal cita o relatรณrio do Instituto Superior Tรฉcnico que dรก conta de um aumento de 25% dos ciclistas na cidade e fala dos planos da autarquia para chegar a 200 km ciclรกveis este ano, alargar o espaรงo pedonal e expandir as zonas 30 km/h, por exemplo.