Fomos a Campo de Ourique, bairro que passará parcialmente a Zona 30. Entre ruas de tráfego intenso, viaturas paradas nas curvas e em cima de passadeiras e estacionamento em cima do passeio, chegámos à Rua Saraiva de Carvalho. Foi aqui, no troço entre os números 64A e 104, que um utilizador numa rede social tirou e partilhou uma fotografia de um passeio estreito e difícil de caminhar, preenchido com pilaretes, tornando a área útil ainda mais pequena.
Se é verdade que existe esse passeio junto a um muro (o do Cemitério Inglês), a fotografia não mostrava o outro lado da rua, onde o passeio foi duplicado para permitir até o cruzamento de duas cadeiras de criança, como exemplifica a Junta de Freguesia de Campo de Ourique. O jornal Polígrafo considerou, por isso, a denúncia do internauta como falsa.
O aspecto anterior da rua era composto por dois passeios de dimensões inferiores a 50 centímetros, o que não só leva o peão a optar pelo asfalto para caminhar (colocando-o em risco), como contraria o Manual de Espaço Público da cidade, que estabelece 1,20 metros de “largura útil mínima (…) entre o eixo do pilarete e o plano marginal do percurso pedonal”.
A Junta de Freguesia de Campo de Ourique explicou-nos que o passeio junto ao muro teve de ser colocado para corrigir as imperfeições do mesmo – é ligeiramente inclinado e não tem uma curvatura linear –, ajudando os veículos a guiar a sua manobra e a evitar eventuais colisões. Já os pilaretes impedem qualquer tentação de estacionamento ou paragem rápida na zona, algo que, por exemplo, encontrámos numa rua mesmo ali perto.
A Rua Saraiva de Carvalho não vai receber nenhum dos corredor 30+bici que estão planeados para Campo de Ourique e que já começaram a ser implementados. No entanto, a rua recebeu alguns detalhes de acalmia de tráfego e melhoria de segurança de todos. O passeio junto às passadeiras foi avançado de forma a dar mais visibilidade ao peão e impedir estacionamento ilegal, as curvaturas das ruas foram apertadas para forçar a diminuição da velocidade e também impossibilitar paragens abusivas de veículos, a área pedonal alargada permite caminhar confortavelmente e foram instaladas bolsas de motas junto às passadeiras para aproveitar os cinco metros antecedentes onde um carro estacionado retiraria visibilidade.
A gramática que Campo de Ourique seguiu naquela rua é a mesma que está a ser aplicada noutras zonas da cidade como Alvalade e que a Junta de Freguesia pretende alargar a mais ruas. Um processo que não será rápido nem imediato mas que, aos poucos e poucos, será feito para que o bairro se torne mais seguro, calmo e também respirável.