
Sentados na esplanada de um cafรฉ no Mercado de Arroios, nรฃo conseguimos contemplar a nova arte urbana que assinala o espaรงo pedonal conquistado em redor daquele edifรญcio dodecagonal. A nossa vista estรก bloqueada por uma sรฉrie de carrinhas que ocupam os lugares de cargas e descargas โ ainda que, aparentemente, nรฃo estejam a realizar qualquer descarga. Reparamos que um desses veรญculos se encontra parado quase em cima de uma banco que ocupa o que outrora fora um lugar de estacionamento โ por pouco nรฃo o danificou.
Em torno do Mercado de Arroios sente-se a pressรฃo das carrinhas, dos carros…, dos veรญculos em geral. Todo o estacionamento da rua que circunda o edifรญcio foi reorganizado para equilibrar lugares tarifados de longa duraรงรฃo com bolsas para cargas e descargas, zonas de paragem rรกpida e estacionamento para motociclos. Existem vรกrios suportes para bicicletas e estรก a ser instalada uma estaรงรฃo GIRA com capacidade para 10 bicicletas partilhadas. Dois antigos lugares de estacionamento foram reconvertidos em รกreas das quais as pessoas podem usufruir, com mesas, cadeiras, bancos, floreiras e vista para a arte urbana โ sรฃo os chamados parklets. As passadeiras ficaram mais curtas e os cinco metros que as antecedem foram bloqueados com pilaretes de forma a aumentar a visibilidade do peรฃo na rua.
Na rua que circunda o Mercado de Arroios, desembocam uma sรฉrie de ruas locais. As suas intersecรงรตes foram redesenhadas atravรฉs de pilaretes, floreiras e algum mobiliรกrio que tacticamente reduz os รขngulos de curvatura dos veรญculos e elimina รกreas mortas que serviam para estacionamento desordenado. O peรฃo conquistou, desta forma, 1174 metros quadrados ao carro e o colectivo artรญstico Boa Hora Estรบdio foi convidado a decorar o novo espaรงo pedonal. O seu trabalho, carregado de cores e de personagens, jรก pode ser apreciado no plano tรฉrreo, mas quem ali viva ou tenha a sorte de ter um drone consegue ter outra perspectiva. As fotos que mostramos foram-nos gentilmente cedidas pelo fotรณgrafo Francisco Calado:
As novidades no espaรงo pรบblico nรฃo caรญram bem aos comerciantes, que cedo decidiram contestar as alteraรงรตes e atรฉ chegaram a arrancar alguns pilaretes. Fazer mudanรงas numa cidade implica, por vezes, cortar com paradigmas aos quais estรกvamos habituados. No cafรฉ onde nos sentรกmos o dono falava da obra como “uma javardice”, queixando-se do estacionamento ร porta que ele e os seus clientes perderam. Lamentos verbalizados apesar de, numa das ruas adjacentes, a autarquia ter alterado a configuraรงรฃo dos lugares para aumentar a oferta e de, a poucos metros, na Praรงa do Chile, existir um parque com mais de uma centena de lugares. E em boa verdade, as intersecรงรตes das ruas que desembocam no Mercado nunca foram lugares de estacionamento.
Nรณs chegรกmos ao Mercado a pรฉ e de metro โ atravรฉs da estaรงรฃo da Alameda porque a de Arroios ainda nรฃo voltou a abrir. Vemos vรกrias pessoas a caminhar por ali. O Mercado estรก, sem dรบvida, mais bonito por fora e hรก mais espaรงo para andar. Agora farรก sentido resolver o seu interior, onde, segundo vendedores e clientes, pinga nos dias de chuva.