De Telheiras à Almirante Reis: como estão as novas ciclovias da cidade

Ajuda-nos a chegar às 500 assinaturas, assina aqui.

Têm estado em execução várias novas ciclovias pela cidade de Lisboa, com prazos de conclusão pela altura do Verão. Os projectos podem ser acompanhados no site do município, mas aqui no Lisboa Para Pessoas vamos fazendo um apanhado de tempos em tempos do que há de novo na cidade. Publicamos agora um novo ponto de situação sobre a Lisboa ciclável, actualizando aquele que fizemos no final de Março.

Telheiras

Em Telheiras, o pequeno troço de 300 metros na Avenida Cidade de Praga, à saída da rotunda da Praça Francisco Assis, que não tinha ciclovia conta já com um piso de alcatrão novo e plataformas na zonas de paragem de autocarros. Já o seu prolongamento até Benfica (e à Avenida Lusíada) pela Avenida Marechal Teixeira Rebelo está ainda numa fase embrionária.

Ainda em Telheiras, está a nascer uma ciclovia na Rua Vieira de Almeida. Esta ligação, com a tipologia bidireccional, está pintada (vai ter balizadores) até ao cruzamento com a Rua Prof. Hernâni Cidade, mas o plano é continuá-la até ao Lumiar (Alto da Faia) pela Rua Abel Salazar. No entanto, segundo a Câmara de Lisboa, o cruzamento da Rua Vieira de Almeida com a Rua Abel Salazar é complexo e vai precisar de uma intervenção mais de fundo. Esta nova ciclovia na Rua Vieira de Almeida começa onde termina a da Rua Prof. Fernando da Fonseca.

Alameda das Linhas de Torres

De Telheiras seguimos pela Alameda das Linhas de Torres até ao Lumiar. A ciclovia está concluída e já permite uma viagem sem complicações. As paragens de autocarro contam com as já habituais plataformas onde o peão tem prioridade e desta vez essa prioridade é reforçada com sinalização de texto no chão. Há semáforos nas intersecções principais e a ligação à Rua Prof. Fernando da Fonseca também já está feita. A faltar está só a faltar o último troço desta ciclovia a partir da Alameda e pela Rua Cipriano Dourado até ao Campo Grande.

Estrada do Desvio

Ainda no Lumiar, a Estrada do Desvio já tem a sua ciclovia pronta. Liga neste momento o Parque Urbano do Vale da Ameixoeira à ponte ciclopedonal da Calçada de Carriche. O percurso é composto por uma via partilhada 30+bici a descer e por um contra-fluxo segregado com flores a subir. A ligação à ponte é feita por uma zona de coexistência – um pequeno jardim criado numa área entre prédios onde também foi reordenado o estacionamento automóvel. Estão em desenvolvimento os projectos para criação de percursos cicláveis entre a ponte e Odivelas ao longo da Calçada de Carriche e entre a Estrada do Desvio (este troço) e o Lumiar (Rua Alexandre Ferreira, onde termina uma ciclovia).

Olaias

Movendo-nos para outra zona da cidade, chegamos às Olaias, bairro que passará a contar com uma ciclovia entre o Parque Urbano do Casal Vistoso e a Avenida de Paris, passando pela rotunda do Areeiro e pela Avenida Afonso Costa. Esta nova ligação conecta uma zona densamente habitacional e também uma área verde, tendo essa dupla função. A ciclovia já está pintada em alguns troços e conta já com semaforização em estado avançado.

Das Avenidas Novas à Avenida Almirante Reis

Nas Avenidas Novas, encontramos alguns novidades. A ciclovia que desce ao longo da Gulbenkian até à Praça de Espanha está a ser pintada de verde, ficando agora uniforme em termos de cor com as ciclovias vizinhas. Infelizmente, não foram corrigidas as imperfeições deste troço, como a sua largura (a parte refeita no âmbito das obras da Praça de Espanha ficou mais larga) ou o intervalo de calçada na zona de acesso à Gulbenkian. Na Avenida de Berna, a ciclovia vai avançado devagarinho com o rebaixamento de passeios, a deslocalização das paragens de autocarro e algumas pinturas.

Na Avenida Almirante Reis, as pinturas já estão feitas e os novos segregadores já estão no sítio. Por agora, a nova configuração ainda só está feita entre a Alameda e a Rua dos Anjos; falta alterar o resto da avenida e fazer a ligação pela Praça Martim Moniz. No entanto, e apesar de ainda estar em obras, a ciclovia já pode ser transitável desde que se tenha em mente que podem existir perturbações no troço.

Por último, seguimos por Sete Rios até Benfica. Na Rua Prof. Lima Basto, já há um troço pintado de verde e já é possível ver a sua continuação “escavada”. Em Sete Rios, a ligação com a ciclovia da Rua Condes de Almoster está a ser semaforizada e semáforos é também tudo o que falta na ciclovia da Rua Condes de Almoster, pois as pinturas estão feitas e já é possível circular lá em segurança (desde que com atenção redobrada em algumas intersecções).

Algumas notas finais e breves:

  • a ciclovia da Avenida Lusíada já está concluída e está agora a ser prolongada pela Avenida Marechal Teixeira Rebelo, para Benfica e Carnide, conforme demos conta aqui;
  • o pequeno troço em Santa Apolónia está feito, tendo ficado resolvida aquela descontinuidade;
  • a ciclovia na zona sul da Alameda dos Oceanos também já está pronta, conforme o dissemos aqui;
  • as ciclovias entre a Radial de Benfica e o Parque de Campismo de Lisboa e entre a Quinta das Flores e o Braço de Prata estão em estado avançado;
  • na Azinhaga da Cidade, no Lumiar, ainda não se vê ciclovia mas há muita obra de fundo a acontecer no local;
  • em Campo de Ourique, estão a ser criadas várias ruas 30+bici;
  • em Marvila/Bela Vista, as ruas Pardal Monteiro e Eng. Ferreira Dias e a Avenida Dr. Augusto de Castro estão a ser intervencionadas com rede ciclável – a obra arrancou no início do mês de Maio.
Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo:

  • IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3
  • MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)
  • Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.