Como podes fazer parte da Velo-city sem bilhete

Uma conferência com Carlos Moreno e um passeio de bicicleta até Monsanto. Há algumas formas de fazer parte da Velo-city sem despender os 850 euros que custava uma entrada nesta conferência.

Fotografia de Mário Rui André/Lisboa Para Pessoas

Está a decorrer em Lisboa a Velo-city, a maior conferência mundial de mobilidade em bicicleta, mas o preço elevado dos bilhetes – acima do salário mínimo nacional – pode afastar do evento membros de associações e da comunidade activista, cujo papel na mudança do paradigma modal das cidades tem sido, ao mesmo tempo, destacado como central ao longo de várias sessões de conferência. No entanto, há algumas formas de fazer parte da Velo-city sem despender os 850 euros que custava uma entrada.

Uma conferência na Ler Devagar

Carlos Moreno – colombiano a viver há mais de 20 anos em Paris, urbanista, professor da Universidade de Sorbonne, “pai” do conceito da cidade dos 15 minutos – vai encerrar a edição 2021 da Velo-city, na manhã do dia 9 de Setembro. Neste mesmo dia, mas ao final do dia (18 horas, irá estar na livraria Ler Devagar, no LX Factory, e também online numa pequena conversa paralela e moderada pelo jornalista do Público Abel Coentrão.

O encontro está a ser organizada pelo colectivo Compromisso Cidades, descrito como “um esforço de reflexão sobre uma agenda para as cidades”. Designada “Proximidade, Diversidade e Acção Colectiva pelas Cidades”, a conversa contará com a presença do professor João Ferrão, da Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), além de Carlos Moreno. As inscrições para a versão presencial são limitadas à capacidade autorizada mas o evento será transmitido online.

Mais informações podem ser encontradas aqui.

Um passeio de bicicleta até Monsanto

O Cycle Competence Austria, que representa o sector da bicicleta na Áustria, e duas organizações locais ligadas à bicicleta, a MUBi e a Bicicultura, estão a organizar um passeio de bicicleta no dia 9 de Setembro. O ponto de partida é às 14 horas na FIL e o término será cerca de duas horas e meia, 15 km e algumas colinas depois no Miradouro Panorâmico de Monsanto, com uma bonita vista para a a cidade e para o rio.

Ao contrário do desfile de bicicletas, que decorrerá com o mesmo ponto de partida às 18h30 no dia anterior, este passeio é aberto a todos os que dele queiram fazer parte. Basta aparecer!


Tens conhecimento de outras iniciativas paralelas à Velo-city? Manda-nos um e-mail para mail@lisboaparapessoas.pt. Teremos todo o gosto em actualizar esta lista!