Ciclistas queixam-se da fraca seguranรงa desta ciclovia desde que deixou de ter pilaretes, principalmente de noite, uma vez que fica numa rua pouco iluminada.

A ciclovia na Rua Professor Pinto Peixoto, em Telheiras, รฉ uma das mais antigas de Lisboa. Fazia parte do anel que Sรก Fernandes, em 2009, imaginava na cidade: um corredor contรญnuo que permitisse dar uma volta de bicicleta por Lisboa e que unisse os seus diferentes espaรงos verdes. Entretanto, a estratรฉgia polรญtica mudou, com uma rede de mais de 150 km e a bicicleta a ser vista sobretudo como um meio de transporte urbano e utilitรกrio. Mas as primeiras ciclovias de Lisboa, como esta, permanecem disponรญveis e contam a histรณria de uma cidade que hรก nรฃo muito tempo atrรกs comeรงava a dar as primeiras pedaladas.
Em 2020, enquanto expandia a rede ciclรกvel com vรกrias intervenรงรตes pop-up, a Cรขmara de Lisboa melhorava algumas das ligaรงรตes mais antigas, como a ciclovia da Rua Professor Pinto Peixoto. Este troรงo foi construรญdo hรก mais de uma dรฉcada com uma tipologia bidireccional, mas sem pilaretes ou outro tipo de segregaรงรฃo fรญsica โ a separaรงรฃo entre a ciclovia e a estrada ao lado acontecia somente com um traรงo contรญnuo e uma diferenรงa de cor no piso.
Anos mais tarde, a ciclovia recebeu alguns pilaretes de borracha nas zonas de menor visibilidade, ou seja, nas curvas, conforme as imagens do Google Street View de 2014 comprovam. No ano passado, muitos desses pilaretes jรก estavam danificados e a autarquia decidiu, entรฃo, colocar pilaretes novos, desta vez em toda a extensรฃo da ciclovia, aumentando a seguranรงa dos utilizadores, principalmente daqueles que circulavam em contra-sentido ao trรกfego automรณvel (a rua tem apenas uma via de circulaรงรฃo).
Estranhamente, quase todos os pilaretes colocados hรก pouco mais que um ano foram removidos e encontram-se amontoados no final da rua. Sรณ alguns sobreviveram. Sofia usa esta ciclovia desde 2013. Mora em Benfica e o troรงo faz parte do seu commute semanal atรฉ ร Biblioteca Nacional, em Entrecampos; esteve sem poder pedalar devido a uma operaรงรฃo ao joelho e quando regressou deparou-se com a ciclovia sem os pilaretes de segregaรงรฃo. “Estive cerca de um mรชs e meio sem andar, portanto nรฃo sei o timing da retirada”, mas “a ausรชncia de pilaretes torna a ciclovia muito insegura ร noite. Venho no sentido Entrecampos-Benfica e os carros cruzam-se comigo no sentido contrรกrio nesta ciclovia, que fica numa rua muito pouco iluminada”, disse por mensagem ao Lisboa Para Pessoas.
Cristina tambรฉm usa este troรงo no seu percurso para o trabalho, entre Telheiras e a Baixa. “Jรก รฉ a segunda vez que colocam pinos aqui sรฃo sempre destruรญdos”, lamenta, sugerindo uma outra soluรงรฃo para o local por uma “questรฃo de bom senso e de nรฃo desbaratar recursos do erรกrio pรบblico” โ em vez de segregadores de borracha, um lancil de pedra a separar a ciclovia da estrada ร semelhanรงa do que existe noutras partes da cidade e mesmo em Telheiras. Cristina refere ao Lisboa Para Pessoas que jรก, “por duas vezes”, viu o carro-varredor de ruas a derrubar pilaretes nesta ciclovia. Mas, “esta razia nรฃo sei se foi feita toda ao mesmo tempo”. “Naquele troรงo, passam imensas crianรงas de bicicleta, skates, etc. Hรก uma curva que รฉ particularmente perigosa pela falta de visibilidade dos carros para a pista, devido ao muro alto” e, alรฉm disso, ali “os carros fazem marcha a trรกs para sair do estacionamento”.

Clarrisse mora naquela rua e รฉ utilizadora da ciclovia, que vรช como “um enorme privilรฉgio independentemente de todos os defeitos”. Conta ao Lisboa Para Pessoas que jรก tinha visto o carro-varredor a derrubar os pilaretes que a ciclovia tinha anteriormente. “Creio que uma soluรงรฃo como a da Almirante Reis seria mais apropriada. E nรฃo consigo entender porque se substituiu os pilaretes anteriores por algo semelhante.” Na ciclovia unidireccional da Almirante Reis, a segregaรงรฃo da ciclovia รฉ feita atravรฉs de um pequeno “alto” de borracha da Zicla, que permite que, em caso de necessidade, um carro possa entrar na ciclovia e permite tambรฉm que veรญculos de emergรชncia possam utilizar o corredor ciclรกvel.

Bartolomeu faz a ciclovia todos os dias para deixar o filho na creche, mas nรฃo de bicicleta. “Faรงo-a a pรฉ, ร falta de passeios decentes para andar com o carrinho de bebรฉ no trajecto que tenho de fazer”, conta num e-mail enviado ao Lisboa Para Pessoas, depois da primeira publicaรงรฃo deste artigo. Em Abril, deixou uma ocorrรชncia na aplicaรงรฃo Na Minha Rua. “Na altura estavam poucos pilaretes removidos, e achava que eram os carros que os derrubavam. Eu diligentemente, assim que via um derrubado, recolocava, mas nรฃo dava para muito sem a fixaรงรฃo certa.” Agora, Bartolomeu nรฃo tem dรบvidas de que รฉ o carro de limpeza da Junta de Freguesia que, pela largura, derruba os pilaretes. “Os prรณprios pilaretes na parte de baixo tรชm marcas dos pneus/escovas. Diga-se que antes das eleiรงรตes era raro ver qualquer limpeza a ser feita na rua.” Partilhou duas fotografias connosco.
Jรก Francisco, por seu lado, entende que “tudo correu bem” quando a ciclovia em causa nรฃo tinha pilaretes e que, “quando os colocaram, os mesmos condicionaram em muito a manobra das viaturas aquando do estacionamento e outras manobras” por passar a “existir apenas uma efectiva e permanente via de rodagem”. Francisco aponta as “manobras de estacionamento” e os “habituais actos de vandalismo” como as causas do derrube dos pilaretes, mas tambรฉm a limpeza da ciclovia pela Junta de Freguesia. “Reconhecendo que a limitaรงรฃo da ciclovia terรก de ser uma realidade, sugiro que a dita seja concretizada de igual modo da existente na Av.ย Almirante Reis – marcaรงรตes fรญsicas baixas e resistentes. Esse exemplo salvaguarda todos os interesses: seguranรงa, circulaรงรฃo, estacionamento e limpeza pรบblica.”
O Lisboa Para Pessoas contactou a Cรขmara Municipal de Lisboa, a EMEL e ainda a Junta de Freguesia do Lumiar, mas atรฉ ao momento nรฃo recebeu qualquer resposta, excepto da EMEL que remeteu as questรตes relacionadas com este troรงo ciclรกvel para a autarquia. A limpeza desta ciclovia รฉ da responsabilidade da Junta de Freguesia.
Artigo actualizado a 24/11/2021 com novos testemunhos recebidos por e-mail.