Subscreve e ganha conteúdos exclusivos. Sabe mais aqui.
Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Como fazer o passe Navegante em 5 minutos?

Sem filas e sem chatices. Sabias que podes fazer o cartão do passe em poucos minutos? Basta ires a um dos vários Pontos Navegante que existem espalhados pela Área Metropolitana de Lisboa (AML). Nestas máquinas automáticas, podes imprimir um cartão Navegante em 5 minutos, que fica logo pronto a utilizar.

O que são os Ponto Navegante?

  • Os Pontos Navegante são máquinas automáticas onde podes fazer um Cartão Navegante em 5 minutos. Só precisas de ter contigo o teu Cartão de Cidadão (CC) e um cartão bancário.
  • Existem 21 Pontos Navegante espalhados pela AML – pelo menos um em cada município. Em Lisboa, existem 3 máquinas destas: 1 no edifício da Câmara de Lisboa no Campo Grande, e as outras 2 no átrio da estação de Metro da Alameda.

Do que preciso?

  • Só precisas do teu CC e de um cartão bancário. O primeiro passo é inserir o CC na máquina, ela vai extrair alguns dados pessoais teus e pedir-te os restantes. Não precisas de ter contigo qualquer fotografia porque ela é retirada do CC.
  • No final, só tens de indicar se pretendes receber a factura por e-mail e fazer o pagamento. Em alguns Pontos Navegante, está disponível a opção contactless, pelo que, além de um cartão bancário, também podes usar um telemóvel com NFC e uma opção estilo Apple Pay.
  • O processo demorará uns 5 minutos e custa 12 €, o equivalente a pedires o cartão Navegante em modo urgente numa bilheteira assistida. Depois de feito o pagamento, o cartão Navegante vai ser impresso no momento e poderás usá-lo de imediato.

A utilização do Ponto Navegante será fácil, rápida e acessível, sem preenchimento de longos formulários em papel, sem necessidade de fazer uma fotografia e sem espera. O software foi pensado para encurtar o tempo a usar o teclado – por exemplo, alguns dados são preenchidos de forma automática a partir da informação do Cartão de Cidadão, para que o utilizador não tenha de digitar tudo.

A altura da máquina foi pensada para esta ser o mais acessível possível, incluindo a pessoas de cadeira de rodas. Mas os esforço de inclusão existiram também ao nível das cores utilizadas nos menus e botões dentro do software – procurou-se salvaguardar as necessidades das pessoas que tenham qualquer grau de daltonismo.

E depois?

  • No mesmo Ponto Navegante, podes carregar o cartão Navegante com o passe que pretendes, incluindo o Navegante 12 (para crianças até aos 12 anos, inclusive) e o Navegante 65+ (para maiores de 65 anos).
  • Se precisares de aderir a uma das modalidades 4_18 ou sub_23, podes fazê-lo depois num posto de atendimento presencial de qualquer operador.
PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.