Estação ferroviária de Sacavém vai ser requalificada para servir Lisboa e Loures

Estação serve a zona de Sacavém mas também a zona norte do Parque das Nações. Há grandes planos para este local – a sua transformação num importante nó intermodal de âmbito local e suburbano –, mas por agora será feita apenas uma requalificação e dignificação do espaço ferroviário.

Estação ferroviária de Sacavém (fotografia de Lisboa Para Pessoas)

É a estação mais oriental de Lisboa e fica já no concelho de Loures, apesar de servir também a zona norte do Parque das Nações. Os planos para a estação ferroviária de Sacavém são grandes, mas vão arrancar devagarinho. Pretende-se criar ali um verdadeiro “nó intermodal de âmbito local e suburbano”, com a estação a ganhar protagonismo numa nova envolvente com melhor espaço público, uma reorganização da rede viária, uma acessibilidade pedonal “mais eficiente, segura e confortável”, uma interligação com a rede ciclável local e um cruzamento com o LIOS Oriental, o metro ligeiro de superfície que deverá ligar Sacavém a Santa Apolónia ao longo de toda a frente de rio, com um desvio pelo bairro da Portela.

Por agora, a estação ferroviária de Sacavém vai ser requalificada pela Infraestruturas de Portugal (IP), que gere o equipamento. A intervenção, com um investimento de 540 mil euros, tem como principais objectivos a “reorganização e ampliação do parque de estacionamento, bem como a beneficiação geral da estação e zona envolvente, através do desenvolvimento de um conjunto alargado de melhorias”, nomeadamente:

  • a substituição da iluminação da zona do edifício de passageiros;
  • a colocação de protecções nos abrigos das plataformas de passageiros;
  • a instalação de mobiliário urbano nas plataformas e no parque de estacionamento;
  • a substituição da sinalética existente;
  • o aumento da capacidade do parque de estacionamento para 76 veículos ligeiros;
  • a construção de um acesso pedonal, em escada, entre a plataforma da linha 4 e o parque de estacionamento público da CML, localizado a nascente da estação.
Planta do estacionamento previsto para a frente da Estação de Sacavém (via IP)
Os novos abrigos envidraçados e outro mobiliário previstos para a estação (via IP)
Localização do novo acesso pedonal (via IP)
O novo acesso pedonal (via IP)

A empreitada tem início esta semana, foi adjudicada à empresa “XIX – Construção, Projetos e Gestão, Lda.”, e terá a duração de 210 dias – isto é, de sete meses, pelo que deverá estar concluída em Abril/Maio de 2023. A obra, que é da responsabilidade da IP, tem projecto da empresa “Prospectiva – Projectos, Serviços e Estudos, S.A.”, sendo a fiscalização assegurada pela “Consulgal – Consultores de Engenharia e Gestão, S.A.”.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

A estação ferroviária de Sacavém conta com uma média anual de cerca de 280 mil passageiros, e insere-se numa área urbana, servindo os concelhos de Loures e Lisboa. Segundo a IP, a “intervenção vem responder a novos critérios de acessibilidade, funcionalidade, conforto e segurança, cada vez mais valorizados nos espaços ferroviários, tendo ainda como referência a próxima Jornada Mundial da Juventude 2023, que terá lugar nas imediações, prevendo-se que a estação de Sacavém venha a constituir-se como uma importante interface na mobilidade das pessoas que se desloquem ao evento”.

Quem actualmente visitar a estação de Sacavém facilmente percebe a oportunidade perdida. Encontra um estacionamento abandonado, um descampado desaproveitado, fracas ligações pedonais a partir de Lisboa, bilheteiras fechadas e, no geral, uma estação que poderia melhor servir a população de Sacavém e do norte do Parque das Nações mas que se encontra abandonada por IP, CP e autarquias.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas
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