Abriram seis novas estações GIRA (com integração com o Navegante)

Estão disponíveis, a partir desta sexta-feira, a estação do Metro de Carnide, as estações da Ribeira das Naus e da Doca da Marina, mais uma perto de Sete Rios, outra em Benfica e uma no Lumiar. De fora, continuam a ficar as estações já instaladas em Belém.

A nova estação GIRA na estação de Metro de Carnide (fotografia LPP)

A EMEL abriu, esta sexta-feira, seis novas estações GIRA em vários pontos da cidade, incluindo a estação 513 que serve o Metro de Carnide e uma zona parca em serviços de autocarros. Com esta estação, passa a ser possível chegar rapidamente da zona norte de Telheiras ao sistema de metropolitano, mas esta estação servirá também o terminal rodoviário da Pontinha e todos aqueles que usam o autocarro para circular na área metropolitana.

Nesta sexta-feira, abriram também a estação na Ribeira das Naus e a da Doca da Marina, mais uma perto da interface de transportes de Sete Rios, uma em Benfica junto à ponte ciclopedonal que liga a Monsanto e a estação que faltava na zona residencial do Parque dos Príncipes, no Lumiar. A lista completa de novas estações é a seguinte:

  • 209 – Ribeira das Naus (com 40 docas)
  • 211 – Doca da Marinha (com 27 docas)
  • 437 – Av. Columbano Bordalo Pinheiro/Rua de Campolide (com 17 docas)
  • 506 – Rua Tenente-Coronel Ribeiro dos Reis/Rua Conde de Almoster (com 17 docas)
  • 513 – Rua Guiomar Torresão/Metro de Carnide (com 20 docas)
  • 516 – Rua Prof. Carlos Teixeira/Rua Prof. Simões Raposo (com 16 docas)
A nova estação GIRA na estação de Metro de Carnide (fotografia LPP)

De fora, continuam a ficar as quatro estações instaladas em Belém e que iriam servir não só os residentes desta freguesia, principalmente os que vivem no Restelo e que estão afastados do eixo ferroviário da Linha de Cascais, mas também todos os que chegam a Lisboa através de Algés e que teriam aí uma estação de bicicletas partilhadas. A Junta de Freguesia de Belém contestou a localização dessas estações, por ocuparem lugares de estacionamento, e conseguiu negociar com a Câmara e a EMEL novas localizações em zonas pedonais.

Existem agora 146 estações GIRA activas na cidade, num total de 2873 docas de estacionamento. Atualmente “GIRAm” na cidade de Lisboa cerca de 1600 bicicletas da rede pública de bicicletas partilhadas, a grande maioria eléctricas. A empresa municipal e a Câmara de Lisboa prevêem expandir o sistema de bicicletas partilhadas a um ritmo de 20 novas estações por ano. No entanto, até ao final deste 2023, estão previstas mais 23 estações.

A abertura das seis estações foi assinalada na manhã desta sexta-feira, no Lumiar, na estação 516. Marcaram presença o Presidente da Câmara, Carlos Moedas, o Vice-Presidente e Vereador da Mobilidade, Filipe Anacoreta Correia, o Vereador do Ambiente, Ângelo Pereira, a Directora Municipal de Mobilidade, Ana Raimundo, e também o Presidente da EMEL, Carlos Silva. A pequena cerimónia serviu também para assinalar a integração do Navegante na GIRA, que também ficou disponível neste final de semana.

Integração com o Navegante já disponível

A aguardada integração com o passe Navegante já está disponível na app GIRA para todas as pessoas que residam em Lisboa e que sejam ou estudantes até aos 23/24 anos, ou maiores de 65 anos – isto é, que já beneficiem do passe Navegante Municipal gratuito.

Para activar o passe Navegante na GIRA e beneficiar do serviço de bicicletas partilhadas de forma gratuita, basta ir à secção “Passes” na app da GIRA e subscrever o passe “GIRA Navegante”. Actuais detentores de um passe anual não podem pedir a devolução do mesmo para trocar pela modalidade gratuita, pelo que terá de aguardar que a validade do passe actual termine. Mais detalhes podem ser consultados aqui.

Por sua vez, os residentes fiscais em Lisboa que não tenham um passe gratuito de transportes públicos também vão poder beneficiar da GIRA a custo zero – ou seja, a GIRA vai ser gratuita mesmo para todas as pessoas que tenham domicílio fiscal no município de Lisboa. A partir de 5 de Junho, esses grupos poderão pedir um passe gratuito de GIRA num dos pontos de atendimento EMEL (Laranjeiras, Saldanha ou Campo Grande). Receberão um voucher com um código que terão de inserir depois na aplicação. Esta solução é temporária, até que seja possível a qualquer utilizador da GIRA, de qualquer idade, residente em Lisboa, aderir à gratuitidade através da app. Mais detalhes aqui.

CondiçãoAcesso à GIRA gratuita
Residentes fiscais em Lisboa com passe Municipal gratuito (estudantes até 23/24 anos e maiores de 65 anos)Activação na app da GIRA (secção “Passes”) a partir desta sexta-feira, 26 de Maio.
Residentes fiscais em Lisboa, com passe Navegante Municipal ou Metropolitano não gratuito, incluindo:
– jovens não estudantes
– pessoas que poderiam ter o passe Municipal gratuito mas que preferem subscrever o passe Metropolitano
– todos os que tenham entre os 24 e 64 anos
A partir de 5 de Junho: pedido presencial num dos pontos de atendimento EMEL (Laranjeiras, Saldanha ou Campo Grande). Futuramente: activação na app da GIRA.
Residentes menores de 16 anosNão podem aceder à GIRA, à luz dos actuais termos e condições.
Não residentes fiscais em LisboaNão é possível ter acesso à GIRA gratuita, mas estão disponíveis todos os passes habituais (anual, mensal e diário).

A gratuitidade da GIRA para portadores do passe Navegante foi uma ideia que fez um longo caminho até ser implementada agora. A discussão começou em Março de 2019, pelo então Vereador da Mobilidade, Miguel Gaspar (PS), e a medida chegou a estar prevista várias vezes para 2021, não tendo sido concretizada. O PCP chegou a propor, em 2020, que a GIRA fosse acessível a todos os residentes com um plafond mensal de minutos de utilização. Já o BE aprovou, em Fevereiro de 2022, em reunião de Câmara, uma proposta para a implementação da gratuitidade para todos os portadores de um passe Navegante, independentemente da idade e da modalidade do passe (Municipal ou Metropolitano).

Desde o lançamento da rede de bicicletas públicas partilhadas de Lisboa, em 2017, as GIRA já realizaram quase 9 milhões de viagens. Em 2022 registou-se um recorde 2,6 milhões de viagens realizadas, mais do dobro do ano anterior. Este ano, a GIRA prepara-se para exceder todas a marcas registadas até aqui: nos primeiros cinco meses de 2023 foram já realizadas perto de 1,5 milhões de viagens e no passado dia 3 de Maio foi ultrapassado pela primeira vez o número de 12 500 viagens num só dia.


Actualização às 23h10 de 26/05/2023: adicionados mais detalhes sobre o passe gratuito.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.